segunda-feira, junho 26, 2006

Day after


26 de Junho de 1975, há 31 anos.

Day after da Independência de Moçambique.

Pensei muitas vezes ao longo do dia de ontem sobre a data; hoje pensei em mim, há 31 anos, a mudar de País sem sair de casa, de hino, de bandeira... quando se tem doze anos e a inocência que a distância da informação massificada traz, o mundo fica tão diferente!

A RTP África mostrou ontem imagens das comemorações, mas há 31 anos, as imagens que nos chegavam eram só as que os nossos olhos viam.

Os meus olhos viram lágrimas, de dor e de alegria; música e dança, malas empilhadas e aeroporto cheio. Esperanças a morrer, esperanças a nascer. Uma bandeira com cores e símbolos que era preciso aprender, novo hino e canções revolucionárias que era preciso decorar para cantar; aulas de machamba colectiva na Escola, novos conceitos a integrar. Os meus olhos viram e não compreenderam quase nada.

Depois, mudar de casa, de vida, de País. Os homens mudam o destino dos meninos. Os meninos não têm palavra a dizer.

O meu post de hoje é para http://dakidali.blogspot.com , http://www.chora-que-logo-bebes.blogspot.com , http://chuinga4.blogs.sapo.pt e http://ferraosusana.blogspot.com , que entre muitos outros amigos da blogoesfera, sabem perfeitamente do que escrevo hoje. Para que quem me visita os visite também, gente de África tem sempre histórias bonitas para contar (isto se os links correram bem, quem cá costuma vir sabe que, enfim...).

Meninos crescem, ganham palavras que antes não tinham.

Hambanine, tatá.

18 Comments:

At 26/6/06 11:21 da tarde, Blogger Nelson Reprezas said...

Disseste uma data de coisas em duas linhas :)
Beijinho

 
At 26/6/06 11:58 da tarde, Blogger Madalena said...

Um beijinho emocionado pelo que li aqui. Obrigada, Azulinha!

 
At 26/6/06 11:58 da tarde, Blogger Madalena said...

Um beijinho emocionado pelo que li aqui. Obrigada, Azulinha!

 
At 27/6/06 12:21 da manhã, Blogger greentea said...

épocas estranhas para os de lá e para os de cá

estranhas tb para os tropas que tinham que ir fazer uma guerra e gastar quatro anos da sua vida para nada, ao serviço não se sabe de quê

de manhã não se entrava no teu blog...

beijinhos

 
At 27/6/06 8:05 da manhã, Blogger Pitucha said...

Que post inspirado! Eu vivi tudo à distância de um sonho alimentado por histórias de família que cumpri recentemente.
Fiquei apaixonada por essa terra, outrora minha e hoje minha e as independências só mudam ... tudo e nada. (Voltarei lá este Verão)
Beijos

 
At 27/6/06 10:13 da manhã, Blogger papoilasaltitante said...

Muito bonito! Para os que não vivenciaram esses acontecimentos, dá para reflectir!!! Beijinhos

 
At 27/6/06 12:13 da tarde, Blogger Barão da Tróia II said...

Bom post. Pra malta pensar. Boa semana

 
At 27/6/06 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que devemos todos pensar um bocadinho no que deve ter significado para as crianças, que só conheciam aquela terra, serem, de repente, arrastados para fora das suas casas, da sua escola, para longe dos seus amigos!

Beijinhos

 
At 27/6/06 2:12 da tarde, Blogger Lídia Amorim said...

como ja nao passava aki ha algum tempo, vim deixar beijitos!! espero k esteja td bem...

 
At 27/6/06 3:37 da tarde, Blogger croqui said...

"Os homens mudam o destino dos meninos. Os meninos não têm palavra a dizer"
"Meninos crescem, ganham palavras que antes não tinham"
(isto fica-nos na memória)

por isto e por tudo o resto: exelente post

...e se te visito, concerteza que os visitarei

 
At 27/6/06 5:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Do pouco que conheci...

Talvez seja melhor assim, sendo certo que o que de bom lá viveram no outro tempo, jamais vos será retirado ou esquecido.

Saudades!

Bj

 
At 27/6/06 6:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fotos netinho Dinda no mail.

Bj

 
At 27/6/06 7:02 da tarde, Blogger Su. said...

Claro q sabes pq hoje, em especial, sorri ao ler-te… existem temas mto próprios das pessoas que viveram esta independência… nasci em ´74 em Maputo, e como tenho uma filha com dois anos, imagino como deve ter sido difícil para os meus pais… que persistentemente não saíram daqui… virão a família a agarrar nas malas e partir, virão um povo inteiro em debanda, o caos, e ficaram… nem sei explicar o que sinto, mas de todas as palavras que poderia aqui usar, prefiro ficar pelo orgulho que tenho por eles, por tudo o que eles passaram, por toda a sua luta, a sua força de vontade e coragem, sou-lhes eternamente grata, serão para sempre o meu pais, o que deveria ter sido Portugal inteiro, o meu exemplo de força interior, de pessoa.

As vezes perguntam-me se sou Moçambicana… e eu sorrio, aquele sorriso meio alucinado de quem nasceu livre, e claustrofobica.

Beijo-te daqui, directamente de Maputo. Boa noite Portugal!

 
At 28/6/06 10:26 da tarde, Blogger Mãe do Outro Mundo said...

Faz agora 31 anos que uma avó babada saiu de Luanda com a neta de 3 meses, de férias, para ir a Portugal mostrá-la ao resto da familia.

31 anos depois continuo de férias em Portugal porque "Os homens mudam o destino dos meninos. Os meninos não têm palavra a dizer"

 
At 29/6/06 10:40 da manhã, Blogger Ck in UK said...

Oh! estive em Mocambique o ano passado. Q gente linda! Deste-me uma ideia pra umas fotos no blog.

 
At 25/7/06 12:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa pelo atraso com que chego, mas faço questão de te deixar um abraço, IO, que aos 18 anos viveu a Independência de Moçambique como uma festa!!

 
At 21/2/07 7:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read farm state owner insurance home Clinic in atlanta area to stop smoking Hardcore innocence 3 Wheel of fortune online slot machines Mirtazapine venlafaxine Usage of oxycontin among teens Mortgage calculator left Tax on early withdraw of 401k mature anal California real estate lawyer ratings of cruise lines Los angeles hotel guide Homewood suites by hilton amarillo tx Parental control for internet explorer Allergic reaction to snake bites+dog Ppc movie converter

 
At 1/3/07 2:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... 2003 suzuki gsxr750 88 acura legend body kit icon fax advisor aid financial job Levitra+viagra hot sexy guy guy with big cock Clothes discount maternity baby gift shower fertil web based call centers suzuki off road http://www.perfume-index.info/suzuki-electrical.html 1975 buick regal convertible 2005 suzuki ltz 400 atv Mortgage refinance va176122 eagent log in farmers insurance Ford tractors pictures Well hung shemales Driveway alarm sensor Ultram withdrawl fioricet Vicodin 26 prescription

 

Enviar um comentário

<< Home