sexta-feira, junho 16, 2006

Japão


O Parlamento japonês aprovou ontem uma lei para tentar diminuir a onda de suicídios que faz do Japão o país com maior índice deste tipo de morte no mundo.

Segundo a OMS, 24,1 casos por ano para cada 100.000 pessoas, equivalente a cerca de 30.000/ano, muitos deles organizados através da Internet, com os chamados "pactos de morte", nos quais várias pessoas combinam e executam mortes conjuntas.

Em 2005 os "pactos de morte" fizeram 91 vítimas em 34 suicídios colectivos. No total, só em 2005, 32.552 indivíduos suicidaram-se (crescimento de 0,7% em relação a 2004)

Entre as causas, assédio, baixa espectativa de empregabilidade e extrema rigidez no código social japonês.

70% dos suicídios de 2005 vitimaram indivíduos do sexo masculino e destes, mais de metade tinha mais de 50 anos.

Entre estudantes, este tipo de morte aumentou 9,8% em 2005, totalizando 861 casos (433 universitários, 7 estudantes do ensino básico e 281 do ensino médio).

A nova lei visa essencialmente a prevenção nas Escolas e locais de trabalho, assistência aos sobreviventes das tentativas de suicídio e aos parentes e aumento imediato do número de Gabinetes de atendimento Médico e Psicológico.

Fonte: Revista Veja, versão on-line

No Japão os estudos são sérios e as leis são para se cumprir. Recomendo vivamente às centenas de psicólogos desempregados e aos estudantes de Psicologia, face ao diminuto mercado de trabalho português, país onde não há baixa expectativa de empregabilidade, ninguém se deprime ou suicida, que comecem desde já a aprender japonês. Emigrar pode ser uma grande alternativa.

22 Comments:

At 16/6/06 9:53 da manhã, Blogger Gorduchita said...

Concordo com o que dizes mas em todo o caso, e como diria Obelix "Esses japoneses são doidos!"

 
At 16/6/06 10:44 da manhã, Blogger greentea said...

não sei se ainda vou a tempo de aprender japonês mas ontem ouvi numa rádio qualq que abriu por cá mais um restaurante ...japonês.

Talves o sushi ou as geixas estejam em alta...talvez tenhamos de passar a envergar Kimono em vez duns jeans desbotados e falsamente remendados
talvez tenhamos de emigrar para parte incerta
talvez tenhamos sorte de cão daqueles que não têm sorte
ou daqueles que vão para à panela tal como é usual na China - por cá fazem o mesmo à garoupa ou à lagosta : escolhe-se o que quer e manda-se cozinhar...

Ele há dias ...de Cão!

 
At 16/6/06 11:06 da manhã, Blogger The City Lights said...

Bom dia 125,
sinceramente acho que os psicólogos não iriam lá fazer nada!
O povo japonês, além de ser extremamente organizado, tem um senso e cultura que muitas das vezes nos ultrapassa como ocidentais!Só o simples ritual de se beber um chá....ultrapassa-nos em muito os nossos hábitos!
A pergunta é: Deveriamos nós,como ocidentais,começar a ganhar algum respeito por tudo o que nos rodeia, como os japoneses o fazem,tendo uma conduta de honra,que para nós não tem qualquer significado?Ou deverão eles ocidentalizar-se e perder todos os habitos/cultura/rituais/competição/rivalidade ancestrais?
;)
UUUiiiiiii....ficavamos aqui o fim de semana todo!!!

Jinho enorme!

 
At 16/6/06 12:04 da tarde, Blogger Aragana said...

Eu já acho que emigrar é uma excelente alternativa para tudo e para todos... deixavamos cá o governo sozinho a produzir... ehehehe
Bjos e bom fds!

 
At 16/6/06 12:08 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

Para o Japão, até eu emigro já. :) Fascinante, esse povo tão simples e tão rígido. Tão asséptico e ao mesmo tempo tão espiritual. O Japaão deve ser um país fantástico.

 
At 16/6/06 12:39 da tarde, Blogger Hindy said...

Talvez...

Bela música! Beijinhos grandes :o)

 
At 16/6/06 12:40 da tarde, Blogger SIPO said...

Há uns tempos vi uma reportagem interessante que tem a ver com este tema. Existem jovens japoneses que vivem, literalmente, fechados nos seus quartos durante um ou dois anos. Não me recordo do nome da doença, mas foi algo que não mais me saiu da memória. Como um adolescente consegue viver anos em total isolamento social, rodeado apenas pela Playstation, cds e pela televisão? Dá que pensar!

 
At 16/6/06 1:32 da tarde, Blogger Carlota said...

Podem emigrar para mais perto.
Que venham aqui para Bruxelas!
Só precisam de aprender francês ou flamengo, que é bem mais fácil do que aprender japonês.
E há por aqui gentinha a cair que nem tordos...
Beijola e bom fim-de-semana!

 
At 16/6/06 1:37 da tarde, Blogger Lídia Amorim said...

uuuiiii tantos suicidios. hoje aumentei o meu nivel de conhecimento, porque nao conhecia isto.. que coisa! suicidios em colectivo..ai que arrepio...enfim.. que nunca chegue cá! bjokas

 
At 16/6/06 3:08 da tarde, Anonymous Meiguinha said...

O tema é muito sério e tem muito que se lhe diga.

Será uma pena se os psicólogos tiverem de emigrar mas(desculpem-me o egoísmo)podem ir todos desde que não vá a melhor de todos que é a minha.

Beijinhos.

 
At 16/6/06 4:27 da tarde, Blogger boleia said...

bolas, olha que sao numeros mesmo assustadores!!

 
At 16/6/06 4:53 da tarde, Blogger Pitucha said...

Eu tenho cá vindo regularmente mas sempre com pressa e tu escreves cada coisa que não dá para comentar assim a correr!
Agora isto!
Também no Luxemburgo (o país mais rico da Europa) eles têm este problema.
O que será preciso para ser feliz (já que o dinheiro, aparentemente, não faz a felicidade)?
Beijos

 
At 16/6/06 6:58 da tarde, Blogger planaltobie said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 16/6/06 7:12 da tarde, Blogger planaltobie said...

Nos paises como o Japão, a Suécia e... o Luxemburgo, não se morre por doenças infecto-contagiosas, ou acidentes de viação, ou por falta de assistência médica, características de países sub-desenvolvidos. Estas causas já foram debeladas, são estados organizados. Como todos morremos não é?! ...o suicidio aparece acima dessas causas. Dizermos que são países infelizes é errado na minha opinião, prefiro viver neles com elevada longevidade, escolas, assistência, etc., do que em Angola, com cólera e sida atrás da esquina. Os suicidios não são a primeira causa
de morte em Angola, claro.
Mas a consciência social dos países evoluídos leva-os, ainda assim, a prepararem-se para este patamar novo a que já chegaram.

 
At 16/6/06 7:15 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

É sem dúvida assustador!!!
São números impressionantes. Temos que ver que a filosofia oriental encara a morte de forma muito diferente da ocidental, mas mesmo assim o aumento da taxa de suuicídio é assustador!!!
Beijões

 
At 16/6/06 7:23 da tarde, Blogger Su said...

:)

Sou de tudo um pouco!
O ser constante n é comigo...

N é estranho?

Japão, tenho q lá ir!

Bj e bom fim de semana!

 
At 16/6/06 9:19 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

olha eu como Psicologo acho uma ideia brilhante espero que se coma mais qualquer coisa para além de Shushi que detesto.

Bora lá fechar o gabinete e aprender caracteres japoneses e rumar ao país do sol nascente

Arigato!

 
At 16/6/06 10:48 da tarde, Blogger DiVa said...

Bem... que optimo destino de trabalho...
Os numeros sao é alarmantes......:|

Bom fim de semana

 
At 17/6/06 10:55 da manhã, Blogger Tia Cremilde said...

bolas... é muito suicídio!... eles também são muitos, mas essa percentagem é um exagero!

 
At 18/6/06 3:03 da manhã, Blogger UrsaM said...

Tive bastante contato com japoneses que vivem aqui por contatos com o consulado. Não basta saber seu idioma. A cultura japonesa é muito diferente da nossa e seriam necessário muito tempo e uma imersão na forma de viver deles para começar a compreendê-los. Não seriam os médicos ou psicólogos que precisariam de ajuda para cuidar da onipotência caso pensassem ir "resolver" as questões japonesas com suas "verdades" como fizeram os jesuitas com os índios?
Pessoalmente acho que o suicídio é um direito individual e o único crime (pelo código penal do Brasil)que não pode ser punido! :))) Agora, o suicídio em grupos, como questão social, seria uma questão para estudo bem mais amplo não seria?

 
At 3/2/07 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very nice site! Long inkjet Top colleges for merit scholarships Adipex 90 T willey boston university http://www.culinary-schools-7.info/antidepressantlowdosenursing.html Hot tub water testing software Need information on penis enlargements used audi clubs

 
At 18/3/07 2:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! »

 

Enviar um comentário

<< Home