sábado, outubro 07, 2006

A Sopeira e o Magala


"... estou daqui a olhar para o Sr. Ministro da Ciência e quero que saibam que isto não aconteceu devido aos lindos olhos dele, houve motivos sérios que nos levaram a tomar esta decisão..." , dizia ontem o nosso Primeiro Ministro, a propósito do aumento de 64% no orçamento de Estado para o Ministério da Ciência e Tecnologia, depois de fazer questão de referir que mais nenhum outro Ministério teria aumentos e para alguns a verba tinha até sido cortada (discurso na abertura de um Simpósio sobre Ciência).

Há frases que só funcionam em filmes. Do género diálogo da Sopeira com o Magala, no filme Simplesmente Maria. E mesmo assim, serão de gosto duvidoso.

Mas fiquei feliz por saber que o nosso Ministro da Ciência tem olhos lindos. Não tinha reparado.

20 Comments:

At 7/10/06 11:23 da manhã, Blogger Filipa said...

isso é inacreditavel!!! o socrates disse isso?!? caramba, que vergonha!!!
tambem nao percebi porque é que o ministerio da ct leva com esse aumento orçamental... enfim...

 
At 7/10/06 2:58 da tarde, Blogger Tongzhi said...

é o choke tecnológico que vai salvar
Portugal :)
O resto é paisagem!
Tristes....

 
At 7/10/06 3:55 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

Posso dar um pitaco? É pena que os governos tenham que descobrir uns santos pra cobrir outros, mas fico contente (se realmente for verdade) o insentivo à Ciência. Muitas vêzes faltam reagentes químicos nas universidades para que sejam testadas vacinas, ou até mesmo condições para isolamento de determinados vírus, por falta de verbas e vergonha.
Antes dos médicos passarem as receitas, os cientistas pesquisaram quais os antibióticos combateriam determinadas infermidades.
O que não diminue o "infeliz" discurso do Ministro! Que coisa hein?
beijos doces

 
At 7/10/06 8:26 da tarde, Blogger AEnima said...

Eu tenho ideia que os reagentes que a pitanga fala nao serao cobertos pelo MCT mas sim pelo M Educacao, nao eh?

O que vi de GRANDE alteracao mesmo no MCT foi o aumento do numero de bolsas para doutoramento! Eu, quando fiz o meu, nem sendo a segunda media mais alta da universidade tive, porque "nao fazia parte de uma instituicao portuguesa" - ou seja, como nao era prof numa faculdade (nao tinha salario) e quis tirar o PhD na mesma, nao tive ajuda do estado. Foi lindo... os que sao empregados para alem do salario ainda tem bolsa, eu paguei 5 anos e tal nos US do meu bolso.

Vamos la ver se o pais ganha estruturas para depois absorver esta mao-de-obra sobrequalificada. Eu so vejo perspectivas de emprego no estrangeiro.

 
At 7/10/06 8:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu por acaso estou no estrangeiro com bolsa da FCT e nao sou docente de nenhuma universidade portuguesa. Conheco inumeras outras pessoas na mesma situacao e outras ainda que nao tem bolsa da FCT mas sim bolsa de fundacoes ou instituicoes nao portuguesas. A verdade e que quem tem merito habitualmente consegue, independentemente dos seus conhecimentos.
Por outro lado, quem tem vencimento como docente nao pode acumular qualquer bolsa FCT - estas obrigam a exclusividade.
Finalmente, vamos falar do que realmente interessa e nao dos olhos do ministro ou dos comentarios do primeiro ministro. A verdade e que o orcamento do ministerio da ciencia vai aumentar significativamente e, na minha opiniao, isso e muito bom para o pais. O resto sao tretas.

 
At 7/10/06 10:43 da tarde, Blogger AEnima said...

Obrigado anonimo, mas nao foi falta de merito, foi mau timming. E as bolsas FCT sao exclusivas mais ou menos... se estas empregado tens x extra ate preencher o maximo que o teu tipo de bolsa te da para o pais que escolhes. Alem disso conheco INUMEROS casos que estiveram no estrangeiro acumulando bolsa portuguesa com bolsas americanas. Era ilegal, mas ninguem queria saber. E ja agora estou a falar do tempo em que ainda havia o programa JNICT PRAXIS XXI.

Pronto, ja sabemos que tu anonimo es muito inteligente.

Agora eu tambem acho fabuloso o investimento em educacao superior. Mas tenho reservas em muitas coisas ainda.

 
At 7/10/06 10:46 da tarde, Blogger AEnima said...

Ah... e eu nao disse que nao tinha bolsas... disse que do governo portugues nao tinha bolsa, dai que acho que nao devo nada ao pais que so me cobra impostos, no qual ja so vivo parcialmente ha 8 anos, e nada fez por mim quando precisei dele.

Estou a gostar do Socrates, talvez ate mude de ideias e volte.

 
At 8/10/06 12:04 da manhã, Blogger dora said...

:)
um abraco imenso, imenso
( tambem como as saudades, muitas! )

 
At 8/10/06 12:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cara aenima

As bolsas da FCT sao exclusivas sem mais nem menos. Ou se tem um vencimento ou se tem a bolsa. Como era ha 8 anos nao sei. Agora e assim.
Citando: 'eu paguei 5 anos e tal nos US do meu bolso' - a nao ser que haja uma confusao de genero, isto querera dizer que nao houve bolsA para ninguem. De qq modo, parabens pelo PhD, ainda bem que ainda ha quem os possa pagar.

 
At 8/10/06 6:19 da manhã, Blogger AEnima said...

Caro anonimo,

De facto, ainda bem para mim e para os que me sao queridos que tenho dinheiro. Tem uma capacidade invejavel de distorcer as ideias do outros. Devia considerar carreira em advocacia ou politica.

Agora desculpe-me mas nao estou para aturar mais comentarios maldosos seus, que nem tem coragem de se identificar.

Para terminar, quero pedir sinceras desculpas a 125_azul pelo mau ambiente criado neste espaco. Nao merece tal desrespeito. Por mim apagaria os meus comentarios, mas nao quero ser incorrecta, por isso deixo ao seu criterio faze-lo.

 
At 8/10/06 10:26 da manhã, Blogger Filipa said...

na minha opiniao tudo isso é muito bom para o país, mas é melhor nao esquecer as prioridades verdadeiras de um pais que esta a cair aos bocados, onde a saude nao funciona, onde as finanças sao um desastre e, sobretudo para este caso, onde a educaçao é miseravel.
como podemos apostar na formacao ao mais alto nivel (e ultra especializada, deixando de parte, nao sei com que criterios, tantos outros campos do saber) se a nossa educaçao de base é uma miséria e parece estar cada vez pior?...

enfim, megalomanias para fazer ver la fora, mais do que uma questao verdadeiramente util para o progresso nacional, na minha opiniao

 
At 8/10/06 6:26 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

Também nunca reparei nos olhos do Ministro...:))

Beijinhos e continuação de um bom domingo!:)

 
At 8/10/06 7:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom, também nunca reparei nos olhos do Sr. Ministro e, para dizer a verdade, não estou muito interessada. Prefiro reparar nos investimentos que, a meu ver, continuam a deixar muito a desejar. Venham daí esses incentivos que nós investigadores aplaudimos.

Besito

 
At 8/10/06 8:27 da tarde, Blogger BlueShell said...

LOL....também ainda não lhe olhei para os olhos!!!!

Bjs
BShell

 
At 9/10/06 7:55 da manhã, Blogger Pitucha said...

A minha alma ficou parva!
Beijos

 
At 9/10/06 9:03 da manhã, Blogger Su. said...

ué!!
e não é q tb n tinha reparado!

aaaiiiiiiiiiiiiiiiii

:)

 
At 9/10/06 9:30 da manhã, Blogger asdrubal tudo bem said...

como se costuma dizer não há fumo sem fogo. se é que me faço entender.

 
At 9/10/06 7:51 da tarde, Blogger Carlos Malmoro said...

É sempre estranho um homem que é pago para governar falar em beleza...estamos tão desabituados disso...por vezes, esquecemos que eles são homens e mulheres como nós;) bjokas

 
At 10/10/06 6:37 da manhã, Blogger Fireal said...

Nunca reparei nos olhos do homem...mas nos óculos reparei. Que classe!

:)

 
At 10/10/06 8:09 da tarde, Blogger Luisa Hingá said...

Enquanto ele vai olhando para os olhos dos ministros vai-nos tramando...ai vai vai...

 

Enviar um comentário

<< Home