quarta-feira, maio 03, 2006

Evangelho segundo Judas


Há bem mais de 20 anos, certo "maluco beleza", roqueiro de nome Raul Seixas, compôs e cantou feliz:

"Parte de um plano secreto
amigo fiel de Jesus
Eu fui escolhido por Ele
Para pregá-Lo na cruz
Cristo morreu como um homem
um mártir da salvação
deixando p'ra mim, seu amigo
o sinal da traição
...Se eu não tivesse traído
morreria cercado de luz
e o mundo hoje então não teria
a marca sagrada da cruz
e para provar que me amava
pediu outro gesto de amor
pediu que o traísse com um beijo
que minha boca então marcou..."

E não é que parece que o maluco beleza estava a adivinhar?

Um manuscrito de 1700 anos, intitulado Evangelho de Judas, foi traduzido recentemente por pesquisadores de vários países, com o apoio da National Geographic Society. Segundo este manuscrito, Judas, ao entregar Jesus aos romanos não O estava a trair, apenas cumpria ordens Suas.

A cruxificação é o episódio que marca a salvação da Humanidade na tradição cristã e, ainda segundo o tal manuscrito, Judas não se enforcou, retirou-se para meditar no deserto.

Faz bem mais de uma década que o Raul foi prestar contas ao Criador. Será que afinal o LSD traz clarividência?

Na dúvida, ele já deve ter esclarecido tudo com o Próprio...

16 Comments:

At 3/5/06 11:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como sabe, tenhas as minhas dúvidas que tais personagens tenham existido.

Acredito sim que sempre houve quem sonhasse acabar com a diferença entre escravos e senhores, entre ricos e pobres.

E todos eles, tenham os nomes que tiverem, merecem a minha mais profunda admiração.

Beijinhos.

 
At 3/5/06 11:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Queria dizer "tenho as minhas dúvidas".

 
At 3/5/06 4:42 da tarde, Blogger C_mim said...

Eu diria que ele era ligeiramente drogado...

E parece que sim, Judas compria uma vontade. Pelos menos é o que diz a National Geographic deste mês

 
At 3/5/06 5:00 da tarde, Blogger sa.ra said...

Amiga, a mim parece-me lucidez...

uma vez escrevi um texto (para a Máxima, quando era freelancer) sobre o beijo e referi o de Judas, como não podeia deixar de ser...
o beijo de Judas foi providencial... tinha de ser... o Mundo católico deve-lhe muito! Sem o beijo de Judas, não teria havido um mártir/vítima da malvadez humana, a mesma mavadez que Cristo propôs purificar!

tisteza das tristezas, a teologia sublimou a "culpa" dos culpados e em vez do Perdão que Cristo ensinou - o Perdão que nos liberta!

Cristo foi cruxificado ao lado de Barrabás, cujo significado do nome, se não me engano, é "filho de Deus"... fosse Cristo ou não, seria sempre o filho de Deus a ser sacrificado... e foi essa maravilha da mensagem de cristo: somos irmãos! somos todos irmãos e Deus não rei-senhor... é Pai!

bendito seja Judas!
bendito seja Cristo!

beijinhos!
um dia muito feliz!

 
At 3/5/06 5:38 da tarde, Blogger Spitfire said...

Ora nem mais! Essa é uma verdade que ele já tem esclarecida e "nós" ainda vamos ter que esperar.

Essa do LSD... é profunda ;)

 
At 3/5/06 6:51 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Muita coisa na história "biblica" foi criado de forma a "ajudar" a igreja nas suas pretensões!
Judas foi mais um peão!

Bjs

 
At 3/5/06 8:03 da tarde, Blogger Sinapse said...

eheheheh, adorei essa imagem do rockeiro em amena cavaqueira com Deus (ou com Judas, ou com os dois!)...





'jinhos,
Sinapse

 
At 4/5/06 1:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ó meus amores desta noite longa: Política, futebol e religião... basta uma opinião.

Gostei e cá voltarei.

Se o Raul tambem...

 
At 4/5/06 4:18 da manhã, Blogger Angela said...

Querida amiga, sobre esta história falei na sexta feira da semana santa e como a relacionei à astrologia pareceu-me que não levaram muito a sério,assim como a Igreja, que serviu-se e serve-se até hoje de sua sabedoria mas a renega. Acho estranho que este evangelho só esteja indo à publico aí em Lisboa por agora.
Raul Seixas compôs esta musica em 1978 com Paulo Coelho e me parece, inclusive pela referência na letra à piscina que, mais que qualquer droga, foi o filme Jesus Cristo Superstar,de 1973, a maior inspiração para esta letra. Neste filme incrível, além de Pilatos na piscina há o discurso de Judas com este teor, embora o enfoque seja mais político. Mas Borges, inspirado em mais antigos, já defende esta tese precursora (?) dos evangelhos apócrifos em 1941 quando escreve Ficciones
(publicado em 1944)que tem um capítulo chamado "Tres versões do Judas". Onde teria a dupla roqueira se inspirado? Não faltaram precursores...

 
At 4/5/06 7:49 da manhã, Blogger 125_azul said...

É certo que a teoria não é nova... e eu já nem me lembro daletra completa da música do Raul; apenas, ao ler o artigo da National Geo., recordei a teoria do maluco beleza, em forma de música e resolvi brincar.
Obrigado, dinda, pelo seu comentário que traz a informação de Borges, que não sabia e vou procurar.

 
At 4/5/06 8:15 da manhã, Blogger Pitucha said...

Gostei de tudo: do teu post, dos versos e dos comentários. Nestes temas, certas pessoas tendem para a baixeza!
Parabéns a todos.
Beijos a ti!

 
At 4/5/06 1:35 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

Parabéns pela forma como debates e falas de tudo sem preconceitos!:)

 
At 4/5/06 6:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vocês são uma delícia e nada tenho para vos dizer, apenas que continuem a provocar sentimentos, paixões e outras alterações profundas, por vezes adormecidas.

Parabéns aqui e além fronteiras (mar).

 
At 5/5/06 11:44 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

Este Evangelho parece que já tinha sido descoberto há dez anos, ou algo assim. Mas felizmente que estamos na época em que tudo se descobre, para podermos enriquecermo-nos com estas novas versões e novas leituras. Não sou nada avessa a evoluções. :)

 
At 8/2/07 12:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. paxil withdrawl side effects Neurontin for miagrains order paxil cr Inositol vs paxil Tsl adware removal reverse phone book 10 ounce cup coffee maker Always hardcore mp3 Asshole toys Mitsubishi montero sport engine problems big black dicks paxil baikal guide george forman appliances Suzuki samurai seat covers paxil not available Health and beauty paxil Voip new york ny paxil skutki uboczne

 
At 21/2/07 10:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read wild mustangs running people running in the iditarod race Freezeproof faucet Origami iris bouquet pontoon boat running light Golf club at timber pointe the running it Hacienda leather sofa company 120 ct butalbital chicago public mixed saunas shoes for sand running Jogging time Posologie neurontin Laser tattoo removal hobart Short term financial planning Women shoulder bags Didrex payable by check White woman and black man dating http://www.finasteride-and-mesotherapy.info/Incorporate-llc-gambling-online.html

 

Enviar um comentário

<< Home