quinta-feira, junho 08, 2006

Pecados originais


Não acreditas em pecados, muito menos em pecados capitais.

Mas se eles são sete (está na Bíblia), se fosses um deles, qual serias?

Relembrando: Orgulho, inveja, gula, luxúria, ira, ganância e preguiça.

E se tivesses que fazer uma nova listagem de pecados capitais, adaptada aos tempos modernos, que pecados acrescentarias à lista original?

Eu confesso, tenho os meus dias de pecadora preguiçosa, desde que o meu irmão me ofereceu uma t-shirt que diz :"Pessoas inteligentes são preguiçosas"..., então, legitimei o direito a este pecado.

Ah, e a gula, bem, acompanhada de alguma luxúria (até a palavra é gira, sonora) ; a ira (preencher o IRS, aumento das portagens, o salário dos jogadores de futebol - esta inscreve-se também na inveja, será?, as asneiras dos ministros, da saúde e da educação, principalmente) e uma invejazinha ocasional (sim, a CK vai para as Bermudas, roam-se, não sou a única de certeza!).

Pois, no meu caso só escapa a ganância. Acabo de dar conta de que sou uma pecadora compulsiva!

Bom, na lista de pecados novos, intolerância, apatia, homofobia... Venha o diabo, ele que nos tenta e leva a pecar, e escolha!

E, apesar da pontinha de inveja, CK, minha linda, DIVERTE-TE à grande.

25 Comments:

At 8/6/06 9:52 da manhã, Blogger Tia Cremilde said...

sem tempo. muita catequese. mas vim picar o ponto e mandar beijocas.

não me esqueço dos sobrinhos!!!

 
At 8/6/06 10:09 da manhã, Blogger SIPO said...

Definitivamente a Preguiça, é um luxuriante pecado ...

 
At 8/6/06 10:13 da manhã, Blogger FFreitas said...

O meu é também a Preguiça... e Gula de vez em quando! Aliás, se virmos as coisas na perspectiva de quem os definiu em tempos, estaremos SEMPRE em pecado!
Agora, até navegar na internet, ver televisão e ler jornais é pecado!! (foi o que ELES disseram...)

 
At 8/6/06 11:35 da manhã, Blogger C_mim said...

Dos 7 pecados tenho a ira (acabei de experimentar irs com 50€ de multa, ss, parquimetros e todos os extras que pagamos a um estado que não funciona)

Preguiça, tenho assim a assim.

Dos novos elejo apatia, servilismo, homofobia, intolerância, inresponsabilidade, ineficiência...

 
At 8/6/06 11:36 da manhã, Blogger C_mim said...

Ah... e também começa a ser pecado ter esta música tanto tempo a tocar neste blog. Ninguém quer mudar???

 
At 8/6/06 12:38 da tarde, Blogger Lídia Amorim said...

acho que pelo momento que vivemos neste país sem rumo aparente... todos nós cometemos os 7 pecados. Confesso que não sou uma pessoa que costume cometer pecados por orgulho, ou ganância. ás vezes posso comete-los mas n reparo..eheh Quanto aos outros...enfim! e a preguiça, ai ai a preguiça de vez em qd..uiui nem falo! falta os pecados que cometemos por amor...mas inda n pensei numa listagem*jokas

 
At 8/6/06 12:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Òlá 125,
dos pecados sigo definitivamente o orgulho!Bem....tem dias!heheeh

Dos novos acrescento:preconceito e vingança!

Beijocas e estou com a C_mim.....mudem a musiquita please!!!

;)

 
At 8/6/06 12:55 da tarde, Blogger Aragana said...

Bem.. só podemos escolher um?
é que eu seria a gula + luxuria + preguiça... era.. pois...

Novos pecados??? segundo ouvi dizer navegar na net é pecado - LOL

... num sei...

 
At 8/6/06 1:04 da tarde, Blogger Kafé Roceiro said...

Querida amiga,
Não acredito em pecados. Esses na verdade são sentimentos inerentes a todo ser humano normal. Quem não tem uma pontinha de inveja, quem não come às vezes mais do que deve, quem não gosta de se tornar bonito para o par amado, quem não é um pouquinho preguiçoso? Realmente acredito que o ser humano é assim mesmo! E acho bom que seja! Se existissem pessoas muito perfeitinhas ia ser muito chato!
abraço,
Kafé.
PS. Só não acho legal atos de violência, o resto tudo bem!

 
At 8/6/06 1:23 da tarde, Blogger Madalena said...

Eu, se não te importas, levo daqui a preguiça só para mim. Pode ser?
É o melhor pecado do mundo. Beijos!!!

 
At 8/6/06 1:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora, vem mesmo a calhar!

Mudem então esta música e toca a banda, um corridinho ou até um "faduncho", que é motivo de VINGANÇA/ORGULHO NACIONAL.

Não, meus lindinhos, ainda não é o Futebol, mas sim já ali ao lado.
Os nossos camaradas porugueses da AFINSA, sairam ontem em liberdade e sem caução.

Então não é que há anos e anos andamos a ser invadidos e "comidos" por nuestros hermanos, que compram tudo (porque nós queremos vender), substituindo as nossas empresas por Zaras, Rocas, Corte Inglês e outras (pois são melhores), não deixando os rios correr até cá (esta já não tá bem) e inté levam os que jogam melhor á da bola lá pó campeonato deles (pagam melhor)!!!

Basta!
Tóma lá, que agora o novo Afonso Henriques (e seu filho), entrou em sena e aí vai disto Yvaristo: papou-lhes mais de 1.005 milhões de euros e está em Liberdade!

VIVA PORTUGAL!

PS:
Como bom Português, tambem colaborei e dei algum pá festa (outra q tmb ñ tá nada bem), mas enfim... viva o orgulho nacional!

 
At 8/6/06 2:02 da tarde, Blogger Susana Anastácio said...

O meu (principal) é o da gula!
A vingança tb devia ser pecado, mesmo achando mto dificil resistir-lhe.

 
At 8/6/06 2:03 da tarde, Blogger 125_azul said...

Ainda por cima estou a ter inveja da coisa errada: Acho que não é Bermudas, é Barbados. Mas tanto faz...

 
At 8/6/06 2:40 da tarde, Blogger Nelson Reprezas said...

Vamos por partes: - Não houve uma revisão de conceitos? Ora xacáver. Preguiça é pecado? Eu acho que é um dever cívico! Luxúria, passo por cima (ou por baixo...) porque as coisas mudaram, coisital, e uma luxuriazinha aqui e ali só faz bem à pele. A gula... é um bocado como o álcool. Em vez de beber com moderação, poderíamos dizer "seja guloso moderadamente". Ou desbragadamente, carago. Quem reiste a um suculento fife com batatas fritas com ovo a cavalo? Inveja, que me seja lícito ter uma inveja nova que adquiri há sete meses e que consiste em invejar de morte uma pessoa a fumar um daqueles cigarrinhos que provocam o cancro, eu sei, mas que tenho inveja tenho. Ira, irra, então uma pessoa não se pode irar um bocadinho às segundas feiras? Deixo o orgulho e ganância que, sinceramente, são pecados que não me seduzem por aí além. Já quanto aos outros... eu sabia que era uma pecador sem remissão. Precisava era de o dizer e ainda ninguém me tinha perguntado
:)
Beijos (gulosos, cheios de lust, preguiçosos, invejosos e com uma pontinha, só uma pontinha, de ira)
:))

 
At 8/6/06 3:12 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

Preguiça. Preguiça. Mais preguiça. :)
E gula (ai... chocolate!!!)
:)
Novos pecdos? Hummm,.... There's nothing new under the sun. Ou mais ou menos.

 
At 8/6/06 3:20 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Concordo contigo - um pecado novo é definitivamente a intolerância.
Nos mais pequenos gestos!!!
Um circulo vicioso!
Um abraço
Marta

 
At 8/6/06 3:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dos pecados originais, se pudesse e soubesse, usufruiria todos os dias um pouquinho do prazer de que cada um deles seja para retirar. Deixo a ganância para os “grandes”, os demagógicos., os “sem-alma”.
Até para ajudar a escamotear os maiores pecados capitais de hoje: intolerância, insensibilidade, passar sem ver, falta de solidariedade e carinho, mentira.

Sentei-me de seguida num banco da av. da Liberdade.
Na dúvida, se o mais importante era a serenidade do jardim e o envolvimento dos odores ou o facto de ser o ponto mais poluído da cidade de Lisboa.

saudade

 
At 8/6/06 7:51 da tarde, Blogger Hindy said...

A preguiça é um dos que às vezes me afecta... :)

Beijinhos

 
At 8/6/06 8:23 da tarde, Blogger greentea said...

fiquei logo invejosa com a t-shirt...mas ccomo não tenho irmão o assunto fica arrumado;
quanto às Bermudas, arregalo o olhito mas desejo uma boa estadia à CK porque ela merece; as m/ férias tb hão-de chegar;
Uma certa ira dá-me ao saber dos ordenados dos futebois só por andarem prá li a dar uns pontapés e na maioria das vezes ficarem logo eliminados;
tb fico irada ao saber que foram gastos mais uns milhoezitos ao pessoal da força aérea, emm subsidios de risco, qd até foram transferidos de função e não vooaram uma única hora;
será luxuria os olhos que deito para os porsches que passam por mim na estrada?...
olha fico-me por aqui que a conta já vai longa e acho que já é tempo de actualizarem o site dos pecados...
tem uma boa noite, sem pecado.

 
At 8/6/06 8:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quais pecados, qual carapuça?

Temos uns defeitos(alguns até parecem de fabrico)que por vezes não conseguimos controlar.

E para quem inventou os pecados, que tal uma penitência bem grande para o padre da Casa do Gaiato que deu uma estalada na cara duma criança de 6 anos, na altura em que dava uma entrevista a desmentir que lá houvesse castigos corporais hoje denunciados?

Um beijinho.

 
At 8/6/06 11:08 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

"Quem não tiver pecados que atire a primeira pedra..."

 
At 9/6/06 9:17 da manhã, Blogger Su. said...

:)
pronto, sou uma pecadora assumida!

"Bom, na lista de pecados novos, intolerância, apatia, homofobia...

Mais de k isto, só um beijo!

 
At 9/6/06 11:34 da tarde, Blogger Fábia said...

luxúria. Beijocas mil.

 
At 11/6/06 7:03 da manhã, Blogger Angela said...

Ira, e muita! por conta da impotência para com o poder vigente e a ignorância humana que torna a vida muito injusta!

Estive fora do ar desde quinta ultima quando um mal súbito me pegou de jeito. Diagnóstico- infecção urinária. Já está tudo voltando ao normal e creio que aquele velho cansaço agora faz sentido e vai-se embora

 
At 21/6/06 11:43 da tarde, Blogger Mãe do Outro Mundo said...

Sou uma pecadora compulsiva e adoro. Pecados novos? (sim, que dos velhos sofro de todos e cá para mim há pecados mais graves por catalogar.)

Porque é que a mentira não é pecado? Parece-me mais grave que a gula. Odeio mentiras... Tirando aquelas branquinhas e puras...

 

Enviar um comentário

<< Home