segunda-feira, julho 17, 2006

Trem da Morte

Para a Sinapse, porque ela ama os trens e pediu; por algum motivo que ignoro, o blogger não me permite desde ontem colocar fotos ( fecha os olhos, imagina, espero que as minhas plavras te levem feliz neste longo passeio)

Primeiro, é preciso chegar a Corumbá (supondo que seguirás todos os passos da minha aventura e partirás do Brasil, para fazer o trajecto completo), no Mato Grosso do Sul, fronteira com a Bolívia. Venhas de onde vieres, é longe comá gaita! Passa na farmácia e abastece-te de desinfectante para a água, comprimidos de alcatrão para a desinteria e cones descartáveis (permitem às meninas urinar de pé; confia em mim, vais precisar!).

Passas de táxi a fronteira até Porto Suarez, Bolívia (10 minutos), porque a ferrovia caiu em desuso e foi abandonada do lado brasileiro.

A ferrovia foi construida em 1950 e tem 1200km. Passou a chamar-se "trem da morte" porque a Bolívia sempre foi um país pobre e mal policiado e sempre ocorreram brigas e assaltos a bordo. Os traficantes também o usaram para escoar "pó" e há histórias de durante a epidemia de febre amarela (anos 60) ter sido usado para transporte de doentes que não sobreviviam à viagem.

O desconforto é total, só há o equivalente a 3ª classe para baixo... animais (galinhas, ovelhas, cabritos), gente que escarra no chão e urina nos cantos, vendedores que entram em todas as estações, calor.

Mas a paisagem é deslumbrante! Para chegares a La Paz, ainda Bolívia, tens que mudar para um autocarro e encarar 18 horas de viagem, porque os guerrilheiros explodiram túneis e trilhos e agora já não é possível prosseguir de trem.

La Paz possui ruínas que explicam a origem do povo inca e que os arqueólogos sugerem estar ligadas aos mitos da Atlantida.

Dali a umas 6 horas, Copacabana (Bolívia), porque tens absolutamente que conhecer o lago Titicaca, o maior do mundo, deslumbrante. Já estás a uma altura considerável e todos te oferecem mate de coca (sim, é chá do que pensas), para diminuir a pressão e o desconforto da altitude. Também podes mascar umas folhinhas da dita, caso estejas enjoada...é tão cultural como o chá de hortelã em Marrocos!, e igualmente legal.

E lá vais contente de autocarro até Puno (mais umas 5 horinhas, por aí), já no Peru, onde voltas a ter o trem para seguires até à parte mais bonita da viagem (10 horas até Cuzco); agora são picos nevados, rios, llamas, vales verdinhos.

Em Cuzco é imperdível a visita ao Vale Sagrado (para quem gosta das aventuras do Tintim, é lá que está o que resta do Templo do Sol).

A seguir, Machu Pichu (há quem escreva Machupicchu).

A cidade sagrada dos Incas, a única intocada pelos conquistadores espanhóis, descoberta há menos de 400 anos.

Um dia destes tenho que te contar sobre a cidade sagrada dos Filhos do Sol e seus templos de culto... dos rituais dos banhos de lua... do chá da meia noite...

Obs: fiz a minha viagem em 1982; disseram-me que agora já há uns trens melhores, mas até a 1ª classe continua ainda abaixo da crítica. Não sei se faria esta viagem outra vez, mas foi uma
aventura maravilhosa e inesquecível.

23 Comments:

At 18/7/06 1:29 da manhã, Blogger greentea said...

Um dia destes tenho que te contar sobre a cidade sagrada dos Filhos do Sol e seus templos de culto... dos rituais dos banhos de lua... do chá da meia noite...


e fico à espera!
pq esta outra viagem deve ter sido alucinante. Mas maravilhosa, sem dúvida!

 
At 18/7/06 9:44 da manhã, Blogger C_mim said...

Bom dia, muito bom dia, feliz dia...

Ontem não consegui colocar a sua imagem... Acho que este troço tá com um treco.

Beijos

 
At 18/7/06 9:52 da manhã, Blogger Carlota said...

Acho que a Sinapse vai adorar esta viagem! Já estou a vê-la a tirar fotografias imaginárias...
Eu, que por mim falo, adorei o passeio... :)
Beijola.

 
At 18/7/06 12:05 da tarde, Blogger Tia Cremilde said...

isto de relembrar férias fantásticas em sítios fantásticos quando se está enfiada na catequese... é castigo!

 
At 18/7/06 5:14 da tarde, Blogger Caracolinha said...

Arriscar-me-ia a dizer melhor ... não "FIZESTE" esta viagem em 1982 ... mas sim "FIZEMOS" esta viagem em 1982 ... porque da forma que escreves tenho a sensação de que estive sempre ali ao teu lado ... :)

Beijoquinha carinhosa, encaracolada e encalorada da molusca !!!!

E um GRANDE :)

 
At 18/7/06 5:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vejo que vai ser muito fácil ir de Olhão até Milão... de automovel!

Bj

(tens que me contar melhor estas aventuras passadas)

 
At 18/7/06 5:54 da tarde, Blogger anamoris said...

Mas que grande aventura, descreves tão bem. Não sou uma pessoa viajada, apesar de ter dentro de mim um viagante. Se eu fosse rica, não queria joias, peles, casas...
Para mim viajar muito é o meu gande sonho.
Continua a escrever sobre as tuas viagens.
Muitos beijos

 
At 18/7/06 6:53 da tarde, Blogger Tongzhi said...

Eu diria que é uma odisseia!
Excelente descrição, sem dúvida!

 
At 18/7/06 7:09 da tarde, Blogger calamity jane said...

Ooooh! o que eu tenho andado a perder!!! Foste ver o graaaande Ney! qu'imbeja, oh qu'imbeja!!!

 
At 18/7/06 7:50 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Uma boa dica - obrigada!
Quanto ao resto, como dizes, todas nós precisamos desse tipo de magia - então com a voz do Freddie Mercury como fundo....
Espero que para ti esta semana seja realmente mágica!!
Beijos e abraços
Marta

 
At 18/7/06 8:42 da tarde, Blogger melga meiguinha said...

Deve ser mesmo uma viagem maravilhosa mas já estou velhota para estas aventuras.

Já que estamos numa de falar de morte, se pudesse ir à Bolívia gostava de visitar o local onde o Che foi assassinado.

Hoje as coisas correram melhor ou está tudo na mesma?

Beijinhos.

 
At 18/7/06 9:16 da tarde, Blogger Carlos Malmoro said...

Lindo.

 
At 18/7/06 9:55 da tarde, Blogger Sinapse said...

Não sei se faria esta viagem outra vez, mas foi uma
aventura maravilhosa
e inesquecível.



... e foi uma leitura maravilhosa, querida 125_azul!

Fico a sonhar com viagens-aventura!

Beijinhos,
Sinapse

 
At 18/7/06 10:17 da tarde, Blogger Pitucha said...

Vou ficar a sonhar e a planera dentro da minha cabeça!
Oh, tanto mundo...
Beijos

 
At 18/7/06 10:32 da tarde, Blogger Cristina said...

passei para agradecer as tuas palavras e dizer que a porta está sempre aberta para os amigos.:)

ah, e saio daqui com um sentimento de inveja, sei lá porquê...


beijos, muitos.

 
At 18/7/06 11:23 da tarde, Blogger MJ said...

Parece de facto ter sido uma viagem maravilhosa! E como nao ha fotografias fez-me lembrar um filme: Diarios de Moticicleta. Beijinhos e obrigada pela viagem!

 
At 19/7/06 12:55 da manhã, Blogger Mónica Lice said...

Fiquei interessada nesta viagem... Talvez num futuro próximo!:)

Beijinhos com sabor a férias!:)

 
At 19/7/06 2:01 da manhã, Blogger _+*Ælitis*+_ said...

O teu blog torna-se rapidamente num poco de viagens maravilhosas :) viva viva!!

 
At 19/7/06 6:06 da manhã, Blogger Angela said...

Bem, depois de Nice e desta aqui já estás apta a mudar de profissão! Escritora de aventuras, roteirista de viagens, reais ou imaginárias etc. etc...

Fico pensando se esta ferrovia Brasil / Bolívia não foi a construída pelo velho Emílio! Só que deve ter sido muitos anos antes e vai ver já refizeram outra por cima!
E pensar que, com esta extesão de território, desprezamos os trens! Cabe??? bjs e parabéns pelos dons que estão florescendo!
Levas a todos em sua canoa!

 
At 19/7/06 9:22 da manhã, Blogger Nelson Reprezas said...

Então... devo deduzir que foi nesta linha que desengataram a carruagem ao Tim Tim e ele teve de se atirar de uma ponte altíssima com o Milou ao colo para o rio lá em baixo?
Olha, um beijinho pela tua descrição, gostei muito.
:))

 
At 19/7/06 9:42 da manhã, Blogger Barão da Tróia II said...

Impressionante e bonito.

 
At 19/7/06 8:30 da tarde, Blogger Meia Lua said...

Quem me dera uma viagem, ou melhor, uma expedição assim... sem saber o que encontrar e inundar os olhos com a beleza das coisas que via por onde andava...

 
At 21/7/06 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

 

Enviar um comentário

<< Home