terça-feira, abril 22, 2008

Parabéns Spirou!


Não são 65, Spirou! Hoje fazes já 70 anos, apesar de continuares com esse teu ar maroto de menino que continua groumet de hotel (nunca te promoveram ao longo destes anos, deve ser porque só te metes em confusão!).
Spirou e Fantásio são personagens de Banda Desenhada franco-belga. Spirou é um jovem aventureiro que se veste de vermelho, e está sempre acompanhado por um esquilo, o Spip.
A personagem do Spirou foi criada por Rob-Vel em 21 de Abril 1938.
Joseph Gillain (Jijé ) é convidado a trabalhar no personagem Spirou (1943 a 1946). Em 1944 Jijé, a pedido de seu redactor chefe, Jean Doisy, cria o personagem Fantásio, um repórter fotógrafo que trabalha no jornal Moustique. Em 1946 Dupuis propõe a Franquin (1946 - 1969), que este trabalhe no Spirou e Fantásio. Esta dupla passa a trabalhar junta em fantásticas aventuras.
Já estão tão crescidos os meus heróis de um tempo em que os belgas dominavam o império da BD! Quantos miúdos conhecem hoje o Spirou?

Etiquetas:

10 Comments:

At 22/4/08 10:19 da manhã, Blogger calamity jane said...

Spirou não é dos que melhor conheço mas sempre fui fã da escola franco-belga: Lucky Luke, Stroumpfs, Adèle Blanc-Sec, e, claro, os incontornáveis Tintin e Astérix...

 
At 22/4/08 12:29 da tarde, Blogger C_mim said...

e o gaston lagaffe?!... Ah quem não conhece o gaston lagaffe não sabe o que perde...

Mim gosta deles todos...

 
At 22/4/08 2:13 da tarde, Blogger Carlota said...

Setenta anos e nem uma ruga! Como é possível?

 
At 22/4/08 3:43 da tarde, Blogger Álex said...

lá em casa o D. conhece-os devido ao Marsupilami
bj

 
At 22/4/08 6:07 da tarde, Blogger Luisa Hingá said...

Vim fazer um cadinho de inveja... O meu marido hoje foi até LM...(de propósito à maneira antiga) e não vai à Beira pq vai poucos dias. Levou ordens de tirar muitas fotos.
Beijos

 
At 22/4/08 10:04 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

Lembro-me tão bem dessa personagem que apesar de não ser a minha favorita, fazia parte do rol da minha leitura

beijocas

 
At 22/4/08 10:14 da tarde, Blogger greentea said...

nunca liguei muito ao Spirou mas adorava Astérix e numa outra fase a Mafalda, a contestatária...

 
At 23/4/08 1:50 da tarde, Blogger Ck in UK said...

eu sou fa da mafalda do quino!

 
At 23/4/08 6:51 da tarde, Blogger Sinapse said...

Eu ADORO o Fantásio!! e o Spip!! e as aventuras do Marsupilami!!

aaaaah (sorrio um suspiro) adorava essa BD!!

 
At 30/4/08 6:04 da tarde, Blogger chiqui said...

EU, EU!!

Mas estou com a c_mim... o gaston e o maior!!

bjos

 

Enviar um comentário

<< Home