sexta-feira, março 17, 2006

Voar

"As lagartas viram borboletas"
"E o que são borboletas?"
"São flores que voam!", Petit Prince

O António tem mais de sessenta anos. Os olhos azuis aguados, a inteligência apurada, o humor trocista, o charme que a maturidade trouxe.

Foi à guerra quando o país exigiu, perdeu a propriedade da família quando o país quis e a nacionalizou.

Com trinta e poucos anos era comandante, posto supremo a que aspiram os pilotos de avião. Namorador, conquistador.

Em criança voava até à lua num avião de papel.

Só voou, toda a vida, desde os tempos dos aviões de papel até hoje.
Foi só o que quis fazer, mas teve que ir à guerra, teve que casar, teve que ter filhos, é o que fazem todas as pessoas, é o que a vida quer que as pessoas façam...

Divorciou-se quando as mulheres (duas) quiseram.

Quando a vida quis, e ele ainda não tinha quarenta anos, um acidente amarrou-o a uma cadeira de rodas.

E ele continuou a voar. O António não foi à lua, mas deu duas vezes a volta ao mundo, a pilotar sozinho o seu próprio avião. Já paralítico.

O António é um herói a sério. Disse-me hoje que está pronto para, finalmente, ir à lua num avião de papel.

Vou rezar para não chover nesse dia. O António merece ter o direito de, uma vez na vida, ser ele a querer.
Tem o direito de querer e de fazer.

E eu, mesmo que tenha esse direito, não vou chorar.

13 Comments:

At 17/3/06 8:15 da tarde, Blogger C_mim said...

Melguinha perguntou o que queria dizer o seu post de hoje...

Eu acho que é DESIDERATA.

O heróis vevem escondidos dentro de nós e quando os descobrimos orientam a nossa vida... Obrigam a lutar, esforçar, a deslumbrar, a sofrer e a repetir...

beijos

 
At 17/3/06 8:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Apagou os meus comentários?

Perguntava se este seu amigo é o comandante de olhos bonitos e se ele não me quer levar a dar uma volta ao mundo.

Não entendi bem o final do texto.

Beijinhos.

 
At 17/3/06 8:56 da tarde, Blogger 125_azul said...

nunca apaguei nenhum comentário seu, melguinha, porque o faria?
Vamos ler o post de hoje outra vez, com calma?
Sim, é isso mesmo que significa.
E o que significa enche-me de tristeza..

 
At 17/3/06 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parece que não me expliquei como devia.
Já tinha feito 2 comentários quando o seu post apareceu mais 2 vezes. Provàvelmente quando apagou
os 2 que estavam repetidos, apagou-se também o que estava escrito. Será assim?

Não a quero ver triste e o que eu percebi deixou-me "abananada".

Beijinhos.

 
At 17/3/06 9:30 da tarde, Blogger 125_azul said...

problemas técnicos. Primeiro, não conseguia colocar o post, depois apareceu o mesmo 3 vezes. Não sei o suficiente disto para explicar o que aconteceu, mas não cheguei a ver os comentários.
Sabia que ia perceber.
Beijinhos

 
At 17/3/06 9:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostava de puder ajudar e, quem sabe, ajudar-me a mim também(não estou a ser egoísta mas sim sincera).

Descobri um segredo.
Quando é que vou vê-la de gorro?

Beijoquinhas.

 
At 17/3/06 9:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um dos meus passatempos preferidos é ler os seus comentários nos outros blogs.

Sempre vou aprendendo alguma coisa.

Ainda não sei todos os blogs que visita. Vou tentar descobrir.

 
At 17/3/06 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vou ver se descubro o mistério da Dra. desaparecida.

Até amanhã e bons sonhos.

Beijinhos e que o dia de amanhã seja melhor do que o de hoje.

 
At 18/3/06 4:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Que o vôo de António seja em looping para o alto!
Que o avião de papel seja branco em céu azul.

Engraçado, hoje faz aniversário- 91 anos- o unico irmão vivo de meu pai. Foi piloto e herói de guerra e depois piloto de provas.

Hoje está aqui ainda cheio de vida e sorrisos.

Que vivam os homens de asas!

 
At 18/3/06 12:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom dia.

Onde anda a nossa "mandriona"?

Afinal a desaparecida não esteve presente por "estar a morar no estrangeiro"

Hoje não vou insistir para não ser muito melga.

Beijinhos doces.

 
At 21/3/06 5:00 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

Está pronto a cumprir o sonho. Acompanha-o o teu sorriso.

 
At 3/6/06 6:39 da tarde, Blogger Su. said...

:) mais uma fã do "principesinho", um beijo a todos os herois desta terra.

 
At 17/10/06 12:47 da manhã, Blogger Luisa Hingá said...

Só hoje li este poste e espero que não tenhas chorado. Que o Cmte descanse em paz.

 

Enviar um comentário

<< Home