segunda-feira, outubro 02, 2006

Deus e o Homem


"Às vezes tenho a sensação de que Deus, quando criou o Homem, confiou demasiado na Sua capacidade." Oscar Wilde

Diz-me se concordas. Oscar tinha certamente motivos para duvidar das capacidades criativas de um Deus que, ao fazer o Homem à sua imagem e semelhança, os fez a todos tão diferentes, tão imperfeitos, tão intolerantes...

E tu? Quais são os teus motivos?

Maravilhoso início de semana a quem for passando por aqui. Descanso interrompido (correu tudo bem), volta à activa, em semana mais curta, que um feriado faz sempre bem!


26 Comments:

At 2/10/06 10:15 da manhã, Blogger anamoris said...

Oh minha Linda.
Que pensamentos complicados para 2ª feira de manhã. Ainda estou a funcionar a 50%, prometo não dormir sobre o assunto.
Volto mais tarde.
Beijos

 
At 2/10/06 10:25 da manhã, Blogger Barão da Tróia II said...

O Homem é a prova de que Deus não existe. Deus nunca faria uma porcaria tão mal feita. Boa semana

 
At 2/10/06 10:30 da manhã, Blogger Alda Serras said...

Se fôssemos perfeitos, era uma chatice!

 
At 2/10/06 10:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Soft, muito soft, para regresso e início da semana.

Minha Linda, somos imperfeitos aos olhos de quem? Das nossa Mães... até saírmos de casa! Das nossas namoradas, enquanto apaixonadas, até àquele dia...! Das nossas Mulheres, idem, idem, aspas aspas!

Quem vos manda procurar o que na realidade nunca existiu, nem algum dia poderia existir, criados que fomos por quem fomos e vivendo rodeados de quem vivemos?

Nossas Senhoras!

 
At 2/10/06 10:58 da manhã, Blogger C_mim said...

Quem disse que Deus é perfeito!

Provalmente seremos nós, em busca de uma imagem de perfeição a seguir, que o imaginamos de tal modo.

Perfeito sim enquanto força reguladora da natureza que tudo criou. Terá sido a humanidade a sua melhor criação?

Enquanto Homens somos somente um dos elementos da biodiversidade do planeta. E Deus quando criou as todas coisas, vivas ou mortas, deste planeta tinha razões para confiar na sua capacidade de evolução e regeneração.

Para mim Deus é maior que o Homem! Somos nós que o projectamos à nossa imagem para conseguirmos explicar o que a ciência ainda não consegue explicar, de moralizar e condicionar a nossa natureza de selvagem, desculpabilizar e expiar nossas culpas interiores e a nossa incapacidade de nos autoregularmos apelando à sensibilidade, bom senso e racionalidade que o que de facto nos torna diferentes.

Talvez Deus nos tenha feito para sermos guardiões do seu saber e das coisas que criou mas não temos sido hábeis nessa missão.

 
At 2/10/06 11:25 da manhã, Blogger asdrubal tudo bem said...

1º semana mais curta só para alguns
2º quanto a inperfeições , se tiveres paciência, vê um post que escrevi hoje.

 
At 2/10/06 11:44 da manhã, Blogger melga meiguinha said...

Concordo totalmente com o comentário do Barão da Tróia.

Beijinhos.

 
At 2/10/06 12:19 da tarde, Blogger avelana said...

SE PUDERES DIVULGA O APELO PARA SALVAR UM GOLFINHO-BEBE...


BEIJINHOS PARA TI E PARA O TEU GOLFINHO-MENINO

 
At 2/10/06 1:26 da tarde, Blogger Pitucha said...

Ou, como diz o meu irmão, fazer uma coisa tão grande em seis dias, porque ao sétimo descansou, não poderia sair obra asseada...
Ainda bem que estás bem!
Beijos

 
At 2/10/06 2:22 da tarde, Blogger Nelson Reprezas said...

E não contente com isso, acabou por fazer a mulher...
Beijinho para ti e que estejas bem. Deves estar pela profusão de comentários que me deixaste :))
Um grande beijinho e o tempo vai passar depressa. E bem.

 
At 2/10/06 2:29 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

A perfeição é possivelmente uma utopia...

Ainda bem que estás bem, e que o fim-de-semana também correu bem!

Beijinhos, com votos de uma excelente semana!:)

 
At 2/10/06 6:00 da tarde, Blogger SIPO said...

A nossa imperfeição consegue ser tão perfeita!

 
At 2/10/06 6:06 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

Olha! Voltaste! Linda, loura, alta e japonesa!
Acho que Deus existe, mal de nós se não, e não duvido da sua capacidade mas acho que em alguns momentos ele cochilou e quando acordou já era domingo e não dava mais tempo de consertar nada. hehehe
beijos de nana nênê, que a Cuca vem pegar

 
At 2/10/06 6:08 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

Queres te divertir? Vai ao Pitanga e lê o post Dentro do Metrô. Quem sabe se aquele não era o teu celular?

 
At 2/10/06 9:19 da tarde, Blogger Kafé Roceiro said...

O homem é um ser imperfeito, nem sempre de todo mau, nem de todo bom! Eis o perigo da caixa de Pandora ter sido aberta, cara amiga!

 
At 2/10/06 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ultimamente tenho tido algumas dificuldades em conviver com a definição...

 
At 2/10/06 9:38 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Minha querida, não sei. Não te posso responder, porque realmente há coisas para as quais não há resposta. Estou com um problema muito sério e Deus não me está a dar respostas.
Contente em saber que tudo correu bem: há um presente no meu blog.
Beijos e abraços
Marta

 
At 2/10/06 10:07 da tarde, Blogger Ck in UK said...

Olha que essa citacao e muito inteligente mesmo. AInda a estou a digerir....

 
At 2/10/06 10:21 da tarde, Blogger oh said...

"Acolher o que Deus dá, aceitar o que Deus tira, se houver Deus."

- Ora aqui está uma boa resposta.

 
At 3/10/06 4:03 da manhã, Blogger Leticia Gabian said...

Quando Deus criou o homem, criou junto o voto de confiança... e se deu mal.

 
At 3/10/06 4:12 da manhã, Blogger AEnima said...

Ola :)

Eu subentendo da frase cinismo. No fundo nao estara a dizer que Deus e um snob?

Este tema da azo a mil interpretacoes e teorias, mas ultimamente, uma recem-amiga crista da Igreja de Pentecostes aqui na good ol'South Carolina, meteu na cabeca que tinha que me converter, a mim, ateu convicta... Ja me anda a faltar a paciencia para ouvir a historia de Adao e Eva (literalmente) todos os dias como sendo a verdade absoluta.

De facto e snob... e por isso criou um ser com a mesma ansia de poder...

 
At 3/10/06 8:31 da manhã, Blogger Nana said...

E se Deus, na Sua grandeza, fez o Homem à sua imagem com tanta diversidade, é porque Deus é mesmo Enorme ! E diverso !
A cada um de nòs, de procurar no fundo de si o que quer mostrar ... de melhor ou de pior !...
E viveremos com essa diversidade, dando mais côr à terra do que se fossemos todos identicos ...

 
At 3/10/06 3:05 da tarde, Blogger Madalena said...

O meu pai disse, depois de "acordar" de uns dias em que a vida tentou fugir-lhe: "Eu acredito em Deus e Deus acredita em mim!" Na sala dos Cuidados Intensivos, quem estava "acordado" estranhou esta afirmação tão cheia de certeza e de intimidade. Eu não! Eu sabia que o meu pai era assim, tu cá, tu lá com Deus. Além disso, deve ter-se cruzado com ele!
Mil beijinhos
PS- Um dia destes faço um post com este "momento" que nunca esquecerei!

 
At 3/10/06 4:42 da tarde, Blogger foreveryoung said...

E quem disse que Deus é perfeito? E quem disse que Deus criou regras que se forem cumpridas o ser humano terá lugar no "paraiso" e se não as cumprir irá para o "inferno"? E quem disse que o ser humano foi criado á semelhança de Deus( apenas o ser humano e mais nenhum dos outros seres vivos? Parece-me que todas essas afirmações foram feitas pelo Homem ou por religiões que em nome de Deus já fizeram milhares de massacres ao longo da história e continuam a massacrar as pessoas, que pode já não ser tanto a um nível físico mas que continua a nível psicológico com regras sem sentido.
Realmente acredito que existe algo mais para além desta vida banal que levamos, penso que isto que conhecemos e chamamos de vida é apenas uma fase de uma vida bem maior e cheia de mudanças... Não acredito, de modo algum, na grande maioria das baboseiras que as religiões inventam!!

 
At 4/10/06 11:47 da manhã, Blogger Brottas said...

eu ca nao acredito nesse deus que nos criou a imagem dele.... apesar de ser catolico....

 
At 4/10/06 6:34 da tarde, Blogger Angela said...

Aqui estou meio fugida, passando por casa e pegando o bonde atrazado de alguns blogs.
Penso que: O Homem criou Deus à sua imagem e semelhança! portanto... E, como não sou virginiana, não creio em imperfeições e acho as diferenças, uma alegria!
beijo corridos.

 

Enviar um comentário

<< Home