quinta-feira, novembro 02, 2006

Amigos cariocas


A amizade é uma teia delicada e os amigos estão simplesmente sempre lá. Seja lá onde for, passe o tempo que passar.

Chico Buarque de Hollanda dispensa apresentações e está no meu imaginário desde sempre. De tal forma conheço todas as suas músicas, que elas parecem fazer parte da banda sonora da minha vida. Pequenina batia palmas e cantava a "Banda", para adolescente achá-la reacionária e supérflua; depois achei horrível que jogassem "pedra na Geni", adorando o cinismo que a música representava na maravilhosa Ópera do Malandro. Ainda hoje "Construção" me emociona e aquele samba que é uma corrente e se pode cantar começando em qualquer estrofe, de trás para a frente, de cima para baixo é um exercício de inteligência de pasmar.

Chico não tem grande voz, Chico bebia demais, Chico só queria saber de rabo de saias e de futebol, mas e daí?

Sempre fui aos concertos dele, tenho todos os discos, de LP a Cd, li todos os livros, sei de cor todas as letras. Como se não bastasse, ainda tem aqueles olhos...

Desta vez, não consegui comprar bilhetes para os concertos do Coliseu e estava tristíssima. Mas, graças a um feliz acaso, uma teia delicada, daquelas que só amigos constroem, começou a movimentar-se.

Dinda querida de http://www.idealiapolaris.blogspot.com mandou presentinho para o rei da minha barriga via actor de novelas, sobrinho dela que está em Lisboa a gravar cenas para uma nova telenovela; nós fomos buscar o presentinho e aproveitámos para lhe mostrar as coisas boas e bonitas da nossa santa terrinha; ele é amigo do Chico e hoje jogaram futebol num time organizado por Mozer (do Benfica, lembram-se?).

Há poucos minutos, ainda com a dúzia de travesseiros da Piriquita a ressoarem na memória, o querido actor, italiano vero com sotaque brasileiro, ligou a perguntar se amanhã queremos ir com ele à estréia de Chico, com direito a passadinha pelos bastidores e tudo.

Em troca, jantarinho caseiro de pastéis de bacalhau e arroz de feijão. Vou já pôr o bacalhau de molho, é só o tempo de agradecer infinitamente à minha Dinda e de vos desejar feliz fim de semana.

26 Comments:

At 3/11/06 2:48 da manhã, Blogger AEnima said...

oh linda!!! A minha mae foi ver ontem no porto. O concerto e para divulgar o ultimo album. Ela disse que continua a escrever poemas lindissimos como sempre mas que as musicas tinham um tonzinho triste... Hum... :( Eu nao estou em portugal, la se foi uma oportunidade de ouro de o ver. Com um bocadinho de sorte vou ve-lo depois qdo for visitar a minha irma. Beijinhos

 
At 3/11/06 7:31 da manhã, Blogger Pitucha said...

Sortuda!
Eu vi-o aqui e Bruxelas, faz anos, tantos anos!
Beijos

 
At 3/11/06 8:59 da manhã, Blogger anamoris said...

Grande troca, faz lá esses pasteis com jeitinho, porque esse amigo merece.
Olha e se não é pedir muito depois podes dar um beijinho ao Chico por
mim.
Beijos também para ti

 
At 3/11/06 9:12 da manhã, Blogger Madalena said...

Ia pedir-te também que desses, por mim, um beijinho ao Chico. Depois disso, já posso morrer descansada. Podes dizer-lhe que ele embalou as minahs ilusões e embrulhou as minhas desilusões. Embrulhou e despachou. Para sempre. Fiquei só com as ilusões. Mil beijinhos para ti e um tal para o Chico.

 
At 3/11/06 9:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Querida,
Só para lembrar que tb sou sua amiga e tenho muitas saudades. Ontem lembrei de vc e tb comprei um presentinho... espero q goste e que eu tenha logo oportunidade de entregar. Bjs. Mtos bjs.

 
At 3/11/06 11:10 da manhã, Blogger calamity jane said...

Eu tb vou vê-lo (no +ultimo dia) mas se inveja matasse eu caía aqui já redondinha!!!
1 beijinho

 
At 3/11/06 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu amo o chico. cresci com a "construçao" e ainda tremo ao ouvir. eu amo os amigos

 
At 3/11/06 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu amo o chico. cresci com a "construçao" e ainda tremo ao ouvir. eu amo os amigos

 
At 3/11/06 12:18 da tarde, Blogger C_mim said...

cunha...cunha...cunha... mim... mim... mim... ;)

 
At 3/11/06 12:27 da tarde, Blogger Periférico said...

lucky you! :-) Acabaste por ser justamente bafejada pela sorte...
Bom concerto :-)

Beijos

 
At 3/11/06 12:51 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

Que bom ter amigos assim!;-)

Já me aconteceu ganhar uns bilhetes para um concerto que queria muito ir, e foi uma emoção inexplicável!

Beijinhos.

 
At 3/11/06 2:11 da tarde, Blogger Mãe do Outro Mundo said...

Sortuda! Mas tu mereces.

Diverte-te e apresenta o teu Reizinho a esse grande senhor, para que possa dormir mais embaladinho nessa noite.

 
At 3/11/06 2:13 da tarde, Blogger Mãe do Outro Mundo said...

Quanto ao "querido actor, italiano vero com sotaque brasileiro", além de charmoso e gostoso ainda é simpático???

E ainda dizem que já não há homens a sério...

 
At 3/11/06 2:29 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

Olha, quase mergulhei blog a dentro para ver o ator (que eu sei quem é )e ouvir o Buarque que também embalou minha adolescência com Atrás da Porta...e provar os pasteizinhos de bacalhau!!!!
A noite promete! E você merece.

beijos e diz a Ideália que há recado para ela na árvore.

 
At 3/11/06 3:01 da tarde, Blogger dakidali said...

Há gente de sorte.
Claro que o convite é para todos . Adorei a ideia de nos encontrarmos todos e nos lambusar-nos todos.
Cá vos espero.
Beijinhos

 
At 3/11/06 3:46 da tarde, Blogger Angela said...

Arara querida,
Quando soube que Nicola iria jogar bola com o Chico aí em Lisboa (o que faz sempre aqui no RJ) te juro que fiquei torcendo para que ele te convidasse para o jogo e vc. conhecesse o Chico pessoalmente. Chegamos a falar sobre isto, Fábia e eu. Agora esta oportunidade é muito melhor! Fico feliz por vocês e espero que seja o início de uma boa amizade! E porque não convidar o Chico para o Jantar íntimo? Ele iria adorar, com certeza! Liga pro Nicola, vai!
boa sorte! beijos da dinda.

 
At 3/11/06 6:27 da tarde, Blogger Tongzhi said...

Mas que sorte :) Mas a menina 125 Azul merece
:)

Bom concerto!!!!

 
At 3/11/06 7:35 da tarde, Blogger malagueta said...

isto de ter oportunidades assim, só acontece porque tem mesmo de acontecer, não existem acasos... é sempre uma emoção poder conhcer os nossos heróis! que excitante!! um grande beijo daqui da malagueta e um muito obrigada pelo teu post! (também eu te tenho visitado com alguma regularidade, embora silenciosa, pois sou timida, e nova nestas andanças! anda bem que há meninas primaveras neste mundo!)

 
At 3/11/06 8:00 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

Linda futura mamãe: poderia enviar-me um email para some.tea.cups@gmail.com ? Obrigada, com muitos beijos!!!

 
At 3/11/06 10:14 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

Voltei só pra dizer: Chico está um charme de sobretudo e luvas!
beijos

 
At 5/11/06 9:20 da manhã, Blogger MJ said...

Espero que tenhas aproveitado muito! Chico é de facto ùnico, tais como os amigos de que falas :)
Beijinhos

 
At 5/11/06 6:35 da tarde, Blogger Ck in UK said...

Amo Chico. Que pena q ele nao venha ca!

 
At 5/11/06 7:57 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

hummmm que bom, com visita vip e tudo, quem merece tem direito e ainda mais

Olha como diz o outro "Há coisas fantásticas não há?"

Beijocas

 
At 5/11/06 8:16 da tarde, Blogger Angela said...

Pelo jeito, a farra De Hollanda deve ter sido ótima. Estou aqui louca de curiosidade pra saber se houve esticada pra um chopinho etc e tal e... nada!!! Será que estão esticando o programa até hoje? Fim de domingo????? Haja coração! Entramos à meia noite de ontem com o nosso horário de verão, ou seja, por enquanto, uma hora a mais nos nosso relógios. bjk. Dinda.

 
At 5/11/06 11:26 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

Aschnoor, penso que a nossa Azulinha deve estar até agora a ouvir Mulheres de Athenas, ou Modinha, ou quem sabe esperando para "Ver a banda passar cantando coisas de amor"...hehehe

beijos de intrometida (eu)

 
At 7/11/06 9:49 da tarde, Blogger Meia Lua said...

Que tenhas aproveitado tudo, tudo e mais tudo!!!!
O Chico é o Chico... rei das letras e músicas que tocam. Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home