quarta-feira, maio 31, 2006

Dia da Criança

Aconteceu há uns dias. Achei delicioso e corri a escrever porque não queria esquecer nenhum detalhe, imaginando oferecer-vos hoje, Dia da Criança.

Com o desejo de que a criança que há em todos sinta muito orgulho do adulto em que nos torná-mos; o desejo de que todas as crianças pudessem, nem que fosse só hoje, gargalhar felizes, depositar os seus sonhos em adultos confiáveis, crescer em paz. Ser aconchegadas quando se vão deitar, com a barriga quentinha dentro do pijaminha fresco e lavado e os cabelos cheirosos espalhados no travesseiro macio...

Tenho então para vos oferecer mais uma "definição definitiva". Este post está a ser feito com o coração inundado de gratidão e ternura por todas as crianças especiais que em mim habitaram, por mim passaram, em mim permanecem. E é para todos os adultos que ao lerem, sorrirem.

Dia Feliz!

METAMORFOSE

Começou a época em que todas as crianças querem ter lagartas de bicho-da-seda. É vê-las à porta da Escola, com caixas com 5 ou 6 lagartinhas gosmentas e um monte de folhinhas de amoreira para alimentar as monstrinhas que não fazem mais nada senão comer, comer, comer.

A Ana, 10 anos, também resolveu ter lagartinhas. Pediu permissão, trouxe a caixinha para casa (valhamedeus, onde vou achar folhas para alimentar estas bichinhas?, serve couve???), ar superior e sobrancelha franzida, "Nãaaao, claro que couve não serve" (ela não diz "dahhhh", senão fica 3 dias sem sobremesa, mas eu vi o "dahhhh" a piscar nos seus olhinhos...).

6 lagartinhas na caixinha e 4 folhinhas, valhamedeus (entro sempre em surto religioso nestas alturas de aflição) isto não chega para nada!, e a promessa, o Vasco amanhã traz mais folhas ele tem, não há problema (dahhhhhh).

Mas a Ana ficou com amigdalite e não pôde ir à Escola 2 dias...

Cama, febrão, ninguém se lembrou mais das lagartinhas, das folhinhas, era só antibiótico e xarope e suminho e sopinha...

No terceiro dia, melhor, volta à Escola. Heroicamente o Vasco leva e traz folhinhas todos estes dias, preocupado com as lagartinhas da Ana.

Vou buscá-la e ela lá vem, saquinho de folhas em punho, depressa, vamos alimentar as bichinhas. Lá vamos nós (pelamordedeus, elas já se devem ter finado, e agora?)...

A Inês, 5 anos, a leste de tudo, pergunta para que quer ela as lagartinhas. Paciente a grande explica à pequenina o que é metamorfose, as lagartinhas comedoras de folhinhas (menos de couve, dahhhh), fazem um casulo, saem do casulo e já não são lagartinhas. Porque a metamorfose é a transformação de lagartas em tchaaaaaran!, borboletas.

Inês quer ver, pede para ela abrir a caixa. Eu, em surto, rezo!

Ana com a mão em cima da tampa, exige solene: abro se repetires comigo, quero ver se aprendeste. Vá, diz lá: Metamorfose é a transformação de lagartas...

(abre a caixa; um mirrado casulo amarelo a um canto, 5 lagartinhas magras, imóveis, de patas para o ar, espalhadas). Pânico!!!

Inês ainda mais solene, triunfante e definitiva: Eu sei! Metamorfose é a transformação de lagartas vivas em lagartas cadáver!

PS: Sou mãe e se me fôr exigido que avalie os professores, até ao momento, só tenho a dizer que estou grata e feliz por nunca, nenhum deles, ter aprisionado o espírito destas meninas. Passam com eles quase mais tempo que comigo e cada uma, à sua maneira, sabe coisas maravilhosas e importantes, que eles ensinaram, como metamorfose. É importante. Há ministros que não sabem...

32 Comments:

At 1/6/06 5:59 da manhã, Blogger Angela said...

Nem poderia imaginar que o dia da criança fosse em junho! O nosso é comemorado em 12 de outubro, mas... vc. deve saber!
Então um beijo especial às crianças portuguesas que não se espantam com a "Matamorfose" das lagartas!
Afinal a vida só é transformadora porque a morte existe! Tanto Ana quanto Inês estão corretíssimas!

 
At 1/6/06 9:00 da manhã, Blogger Pitucha said...

Também passei por isso! E o trabalho que era arranjar as folhas de amoreira...
Para que quereria eu os bichos de seda?!
Beijos

 
At 1/6/06 9:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Delicia, delicia, são estas crinaças... e eu vivo com elas, todos os dias.

DIA FELIZ!

Para todas aquelas, que pelos motivos que conhecemos e muitas vezes ignoramos, estão a correr o risco de não virem a conhecer os "bichinhos-da-seda", um DIA MENOS INFELIZ!

 
At 1/6/06 10:55 da manhã, Blogger SIPO said...

Deliciosas estas tuas princesas aladas :) num dia como o de hoje, mesmo para quem ainda não tem o privilégio de ter filhotes, resta-nos estas histórias para nos recordar que a inocência não está ainda perdida e a racionalidade pode afinal conviver com um punhado de esperança e humor infantil à mistura! Obrigada por este post, 125 Azul

 
At 1/6/06 11:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como sempre....excelente texto!
Só tu mesmo!
;)
beijo linda

 
At 1/6/06 11:16 da manhã, Blogger Aragana said...

A minha pekanita também queria, mas nao havia em lado nenhum la da minha zona.. e folhas de amoreira.. nem ve-las!
mas adorei a história!

 
At 1/6/06 11:27 da manhã, Blogger Marta Vinhais said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1/6/06 11:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este post fez-me retroceder quase 50 anos e
lembrar com saudade o tempo em que, também eu, tinha caixinhas com bichinhos da seda.

As suas princesas, cada uma à sua maneira, são o máximo.
Mas, sem querer fazer distinções, acho que a Inês é uma "espalha-brasas" giríssima.
Tão pés na terra.

Dia feliz, ou menos infeliz, para todas as crianças do mundo.

Como não posso lambuzá-las a todas
com muitos beijos, que quem está perto delas não se esqueça de o fazer.

E como dizia o poeta
- O melhor do mundo são as crianças.

Beijinhos.

 
At 1/6/06 12:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E leia, por favor, o comentário que deixei em C_mim, para não me estar a repetir.

Como está hoje?

 
At 1/6/06 12:21 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

As crianças que cada um de nós tem cá dentro. :) Que lindo, que lindo. É por isso que gosto tanto de te ler.
É por isso e pelos abraços apertados que fazem fugir apertozinhos no coração.
Um dia muito feliz, para ti. E para TODAS as crianças do mundo.

 
At 1/6/06 12:33 da tarde, Blogger Lídia Amorim said...

Sim, os ministros nao sabem imensas coisas! se soubessem, ui ui... e realmente os professores nem sempre sao os maus da fita, só quando estudamos pk depois agradecemos tudo o k nos ensinaram... jitus**e pos filhotes tb** e qt ás caturras, a minha femea ontem pôs 2 ovinhos..eheh agora é k macho faz barulho! ninguem se aproxima senao ele pica!

 
At 1/6/06 1:03 da tarde, Blogger Brisa Intermitente said...

Um mimo essa história, ´há de facto essa necessidade de não só dizer mal dos que há, mas acima de tudo elogiar os bons, tanta falta faz!!!

libertemos a criança que há em nós, não só hoje mas sempre, para que nunca se corrompa e acabe por morrer (que detestáveis seres seriamos se morrece)

beijos

 
At 1/6/06 1:34 da tarde, Blogger Su. said...

Só hoje liguei as colunas e ouvi a tua musica por aqui, lindaaa..

:) e é tão bom poder ser criança assim.

Feliz dia da criança!

Ps: ensinas-me a por musica no meu blog? tentei, mas´até agora só consegui por o leitor q aparece no blog, de som nada dele!

 
At 1/6/06 1:40 da tarde, Blogger teresa.com said...

as crianças sao sem duvida das mais belas metamorfoses que conheço! Ja todos fomos lagartas...

 
At 1/6/06 2:00 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Lindissimo o teu post!
Um dia muito feliz para as tuas meninas, eu por cá vou tentar fazer com que o meu pequeno passe um excelente dia depois de ter tentado fazer o mesmo aos meu alunos!

Para TODAS as crianças do mundo Felicidade e brilhozinho nos olhos (para algumas é o que lhes resta!!) Beijos

 
At 1/6/06 2:31 da tarde, Blogger greentea said...

lindo post o teu. em especial o ultimo parágrafo!!! dá que pensar q as meninas saibam o q é metamorfose mas o sr . ministro não...

beijinhos.

 
At 1/6/06 5:15 da tarde, Blogger sa.ra said...

que lindo texto!!!!

por tudo! tudo o que está aqui!

os meus filhos também têm bichinhos-da-seda... um macho e três fémeas....

as folha, um bom saco de folhas de amoreira está religiosamente guardado no frigorífico... assim que se levantam ou chegam a casa, ao fim do dia... o ritual é: limpar a caixa e alimentar a caixinha!

hoje, dizia a minha filha (7 anos):
- O meu animal preferido é o bichinho da seda!!!!

pois é... amamos aquilo que cuidados, cuidamos daquilo que amamos!!!!

dia muito feliz às crianças que há em ti e na tua vida!

 
At 1/6/06 5:36 da tarde, Blogger _+*Ælitis*+_ said...

E porque hj é dia da criança...

Aaaaaaaaatirei o pau ao gato,to,to mas o gato,to,to não morreu,eu,eu...Dona Chica,ca,ca admirou-se,se,se do berro,do berro que o gato deu, MIAUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!

 
At 1/6/06 5:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tenho para te dizer que a minha Joana também costuma ter uns "cadaveres" cá em casa... Não por falta de folhas de amoreira , mas talvez por excesso de festas...
Um beijo grande para ti ,sua criança adorável e para as tuas meninas!
Escreves cada dia melhor...
Beijinhos da Loura e moreninha

 
At 1/6/06 6:01 da tarde, Blogger Tia Cremilde said...

se todas as mães fossem como tu, não eram precisas ministras senis a tentar remediar as estatísticas da educação em portugal!
feliz dia da criança! um beijinho da tia para o sobrinhedo aí de casa... lagartagem incluida!... já agora... os meus sentimentos!

 
At 1/6/06 6:01 da tarde, Blogger DiVa said...

Olha um bom dia da criança para ti também e .. estou como tu.. "há ministros que não sabem..."

 
At 1/6/06 6:05 da tarde, Blogger C_mim said...

Eh, eh, eh... Danadinha de esperteza despenteada da pequena Inês...

Amoreira, cara arara. É folhas de amoreiras que os bichos da seda comem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amoreira

Para se conservarem frescas durante 2 dias têm de ser colhidas pela mãe do alto da árvore que depois de as colher deve pular gritando "jerónimo"...

As coisas que a menina ainda não sabe... dahhhh!

 
At 1/6/06 6:22 da tarde, Blogger dora said...

( muitas saudades. beijinhos especiais, hoje, às meninas !

 
At 1/6/06 7:49 da tarde, Blogger Sinapse said...

... porque será que com os humanos o percurso metamorfósico parece fazer-se ao contrário? ... Tenho a sensação que já fomos todos maravilhosas e belíssimas borboletas e lentamente vamo-nos transformando em lagartas, lagartinhas, ...

Beijinhos para as tuas duas felizes borboletas, e que continues a voar e esvoaçar com elas, resistindo à metamorfose para lagarta (a não ser que seja para lagartinha querida querida ...) ;)

Beijinhos,
Sinapse

 
At 1/6/06 8:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Talvez e em tempo, conte a minha infeliz história de bichos-da-seda cadáver, que resultou do dia em que resolvi matar os mosquitos que muito chateavam os meus bichinhos, com Dum Dum!

Além de criança, só queria mesmo matar os mosquitos, juro, mas foi uma desgraça, ou antes, uma metamorfose completa.

Bjs Inês, Ana e a todas as crianças, de Noite Feliz.

 
At 1/6/06 9:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom....eu venho começar a reclamar, porque fui acusada de andar na ronha, mas afinal eu venho aqui 2,3,4,5,.....n vezes deixo mensagens,coloco post´s lá no meu sitio, e tu nem sequer me vais fazer uma visitinha????
estou a reclamar sim!!!
Aaaaaiiiiiii

;)

jinho com saudadinhas

 
At 1/6/06 9:25 da tarde, Blogger Ck in UK said...

Adorei o texto. Ve la se elas tambem o leem que isso tambem era importante.
Feliz dia da crianca. AH e que a minha mae a avo tb me ligaram a desejar feliz dia hihi!

 
At 1/6/06 11:54 da tarde, Blogger Kafé Roceiro said...

Muito legal o texto. O engraçado é que aqui no Brasil o dia da criança é em outubro. Então a gente acha engraçado!
Beijos,

 
At 2/6/06 7:23 da manhã, Blogger Angela said...

Meiguinha, !!!

"espalha-brasas", cresci ouvindo isso e nunca mais tinha ouvido! Que delícia!
um bj. da ursa.

 
At 2/6/06 4:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

os ministro, prinipalmente a da educação devia ir ver o que se passa nas escolas mesmo, ela que é sociologa que nunca esteve no directo, não imagina o nosso dia a dia.
tivemos que chamar a policia que tinhamos uma criança maltratada...um dó sabem.
Ainda custa mais ver que as nossas leis não protegem estes menores, tanta gente a desejar adoptar e é isto... lindo dia da criança ...

adoro ler os teus textos, ando sem inspirtação para os meus. bjs

 
At 5/2/07 11:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very nice site! rhinoplasty beforeafter pictures Webcam les menuires Free chubby lesbians Compaq contura 4buy meridia cisco ip phone 96 pontiac firebird parts Flcl hentai msn Fantasy anal 1931 cadillac Portable digital projector reviews canon zr85 digital video camera Wellbutrin natural alternative

 
At 5/3/07 1:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! » »

 

Enviar um comentário

<< Home