sábado, junho 03, 2006

A praia


Creio que todos os que gostam de mar elegem uma praia como a sua favorita.

Escolhem-na porque lá vão desde a infância, porque é a praia a sua juventude, porque é a mais bonita que conhecem, porque lá foram felizes, porque a água é mais quente, porque ela lhes traz à memória fantásticos Verões.

A vida tem sido generosa comigo, de várias formas. Tive a felicidade de ter um pai aviador, que passarinhou o mundo inteiro sempre com a família atrás.

Assim, conheço muitas praias, apaixonada que sou pelo mar. Fui sempre feliz numa praia qualquer, desde os tempos em que mergulhava no Indico, no Macuti e, quando sentia picadinhas nas pernas, corria a buscar uma toalha para apanhar camarão. Apanhávamos quantidades que chegavam para um belo petisco.

Nas rochas, na baía em Luanda, havia búzios e eu passava as manhãs de domingo a pescar. No Farol, em Olhão, era a vez dos mexilhões e das ameijoas...

Ouvindo uma conversa sobre a praia favorita num grupo de amigos, tentei eleger também a minha praia.

Imediatamente me veio à memória a praia que vêem na foto acima, a mais pequenina. A grande chama-se Praia do Lázaro, a pequenina, Domingas Dias. Fica em Ubatuba, litoral norte de S. Paulo, Brasil. A água é quentinha e transparente, a praia minúscula, de acesso limitado e exclusivo através de condomínio fechado. Não há bares, música alta, nem vendedores de gelados e a vista, com a mata Atlântica a entrar pelo mar dentro, maravilhosa.

Adoro-a.

Mas adoro ainda o Mussulo, minha ilha perdida perto de Luanda, o Bilene dos flamingos cor-de-rosa em Moçambique, a baía de Stanley de Hong Kong, a praia da Marinha no Algarve, Matalascanas em Espanha, a Praia do Pescador, na costa da Caparica, a Praia da Torre, na linha, para um mergulho perto e rápido e uma bebida no Praia Café... Posto 9, Ipanema, para a melhor água de coco gelada. Umas pelas qualidades que todos lhes reconhecem, outras pelas lembranças infinitamente felizes que me trazem.

Tenho conchas e búzios do mundo inteiro, recolhidos por mim e que ainda hoje representam, em memória grata, cada um dos mergulhos aventureiros que já dei aqui e ali.

Mar e mar, ir e voltar, dizia o poeta.

Hoje também vou a banhos. Se conseguir entrar na água gelada da Figueirinha. Como a felicidade é feita de pequenos prazeres, posso só molhar os pés. E contar as bençãos.

Tem um fim de semana feliz. Se puderes, mergulha.

Qual é a tua praia?

26 Comments:

At 3/6/06 2:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dei por mim a relembrar os dias em que a minha querida mãe me levava à Praia da Parede porque, como ela dizia, tinha muito iodo e me fazia bem à asma.

Acho que não tenho praias preferidas até porque não gosto muito de praia porque não posso ir ao banho, mas, todas as Porto Corvo
são lindas e algumas pequeninas o que é óptimo porque temos onde estender a toalha sem pisar o vizinho do lado.

Bom dia de praia, mar e sol.

Beijinhos.

 
At 3/6/06 2:22 da tarde, Blogger Caracolinha said...

As minhas prais são as da zona oeste ... adoro a rudeza da paisagem querida ... a brutalidade das escarpas que o tempo esculpiu ... a água fria, a areia limpa, o bronze que perdura, os cheios ...

Começa em Sintra e acaba em Peniche ...

Também gosto da costa alentejana e de ALGUMAS praias algarvias ...

Ah, e também gosto muito de ti ... sei que não vem a propósito mas a tua assiduidade lá na casquinha é de um carinho imenso ... !!!!

'jinho encaracolado minha querida !!!!

E um :)

 
At 3/6/06 4:53 da tarde, Blogger Su. said...

:) aqui ta frio... mas como adoro uma praia aqui vai!

A de eleiao é sem duvida a do Bazaruto! Adoro aquele canto de duna a perder de vista, o sossego, o contacto intacto com a natureza , a agua quente e linda! Amo.

Pemba, comer manga sentada e dentro de agua, a chover torrencialmente, uma dadiva dos céus! Foi um momento mais zen q já tive.

O ritual anual, a praia da Ponta do Ouro, temos lá uma casa, construida pelo meu avo, cheia de significado! A praia, sabe a mil, de azul intenso, de ondas grandes, dunas selvagens, passear ao por do sol de mota, comer uns crepes no frances, excelente, klms de praia só p nós!

:) beijo!

 
At 3/6/06 5:07 da tarde, Blogger Ck in UK said...

Qualque praia...amo o mar. mesmo no inverno. mas aqui tou rodeada de um rio fedorento e e so! ai q saudade do mar....

 
At 3/6/06 5:55 da tarde, Blogger Nelson Reprezas said...

Falando de prais, deu-me para vasculhar o meu blog. sei que tenho muitos mais, mas olha, deixo-te aqui alguns apontamentos sobre prais e pescas. Alguns posts têm quase dois anos, mas ainda hoje são bonitos. Podes ir aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Tenho mais posts, sobretudo de Bazaruto, Benguera e Maurícias, mas não te quero chatear, já te deixei aqui muita leitura sobre mar :)
Bons banhos :)
Beijinhos
P.S. Soube-ne bem rever posts com quase dois anos...
:)

 
At 3/6/06 6:10 da tarde, Blogger C_mim said...

Quande pequena levaram-me a uma praia que tinha rio também lá para as bandas da Ericeira.

Em pequena, muito pequena, meu mano me levava para a costa da caparica. Quando a costa era mesmo uma costa.

E a praia de hoje, perto do Meco, estava linda. Arribas e dunas atrás, areal e um mar calmo pintado de vários azuis.

 
At 3/6/06 8:51 da tarde, Blogger Hindy said...

Mergulha sempre no mar da vida! :)
Beijinhos

 
At 3/6/06 8:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então arara querida, aproveite e conte-nos como foi o seu dia de praia.

Está tanto calor!
O que é que eu faço?

Mesmo assim fiz tudo o que me disse para ter um dia feliz.
Em doses menos industriais do que me aconselhou, está claro.

Beijocas grandes.

 
At 3/6/06 9:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Huuummm ... q saudades da praia da minha infância.

Bjs

 
At 3/6/06 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu adoro praia, qualquer uma serve mas, porque é a minha praia há alguns anos, gosto da praia de altura, perto de monte gordo, porque cabe sempre mais alguém mesmo em pleno agosto e ainda não há a confusão de albufeira!

Diverte-te! Beijijnhos

 
At 3/6/06 10:36 da tarde, Blogger joana said...

Praia Azul, Vila do Conde
Aguas Belas, Brasil

 
At 3/6/06 11:19 da tarde, Blogger Tongzhi said...

Jericoacoara, Seará é a praia que mais gostei de estar!Foram uns dias fantásticos a todos os níveis :)
Mas, por outras razões, a minha e sempre ERICEIRA!

 
At 4/6/06 12:43 da manhã, Blogger Mocho Falante said...

ai a praia a praia... pois eu adoro a praia do pára pente bem a seguir à fonte da telha, o descer da falésia com o cheiro da urze e com o brilho do atlântico à nossa frente, a praia de Sosua na Republica Dominicana, as praias do mar vermelho no Egipto e claro a bela praia dos Coelhos ao pé do Portinho da Arrábida.

enfim gosto mesmo é do mar

beijocas

 
At 4/6/06 1:24 da manhã, Blogger Madalena said...

Meu Deus, o mar!!!!!! A praia da Costa do Sol, depois da ponte, depois do Restaurante, lembras-te? Talvez seja uma das praias que eu recordo. Depois há uma coisa: há o mar para ver e o mar para a gente se meter. Eu gosto do mar de ver: batido, forte, mas nesse eu não me atrevo. Depois há a Praia da Galé, no Algarve, onde vou tomando uns banhinhos muito bons.
Muitos beijinhos para ti!

 
At 4/6/06 5:48 da manhã, Blogger Angela said...

As praias da Ilha Grande, uma em especial chamada Saco do Céu e a praia da Urca, na memória da infância, pois já não é mais a mesma!

 
At 4/6/06 10:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom dia.

Ainda está a descansar do dia de ontem?

Ou será que já se está a preparar para logo à noite?

Beijinhos e bom espectáculo.

 
At 4/6/06 11:16 da manhã, Blogger Marta Vinhais said...

Não tenho uma praia favorita.
Adoro o mar e quando vou à praia, é pelo puro prazer de mergulhar os pés e dar uma longa caminhada na areia molhada.
Qualquer praia serve, mas lembro-me do passeio fantástico que dei numa praia do Recife, Brasil às 06h30 da manhã. Por causa da diferença horária, não consegui dormir e então resolvi ir para a praia. Lindo!
Beijos e obrigada pelas palavras carinhosas que deixaste no meu blog.
Marta

 
At 4/6/06 11:30 da manhã, Blogger Mónica Lice said...

A minha praia não tem areia, mas sim rocha de lava preta, e a água melhor do mundo...:)

Beijinho e bom domingo!

 
At 4/6/06 12:07 da tarde, Blogger C_mim said...

Mocho, também gostomuito da praia dos coelhinhos na arrábida, mas é de difícil acesso e mesmo assim poderia estar mais limpa.

E tróia tb é bom ´porque é um ritual. Atravessar de ferry e depois ir para aquela extensão de areia muito clara e mar muito calmo. Adoro!Adoro!Adoro!

Agora como vão lá construir um resort à Sonae lá se vai o gozo...

 
At 4/6/06 12:51 da tarde, Blogger Sinapse said...

huummm, sérias dificuldades em eleger uma praia ...
Mas ... passa lá no Postais, e postalei uma tradicional praia do Norte!


... está um tempo fantástico!! Estou consolada!!! :)))


Beijinhos,
Sinapse

 
At 4/6/06 2:32 da tarde, Blogger mulher said...

A praia do furadouro. Ventosa, nevoeiro matinal e ondas grandes!

 
At 4/6/06 2:44 da tarde, Blogger 125_azul said...

A praia do pepino, no Rio de Janeiro, onde caem homens do céu; pemba e ponta do ouro, ahhhhhhhhh!
Na verdade, qualquer uma de areia branca e água quentinha. Grta pelos vossos mergulhos!

 
At 5/6/06 9:11 da manhã, Blogger Silver said...

Referiste neste post precisamente aquela que é a minha praia preferida há uns bons anos. Na Ilha do Farol em Olhão. Bolas, que a praia é uma cura para todos os males :) Bjinhes

 
At 5/6/06 3:24 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

Não pude mergulhar, mas ao ler o teu post, mergulhei em imaginação. :) Que sorte, tantas prais tão lindas. Vou querer começar a coleccionar conchas, de todas as praias. Como tu. Já tenho algumas do índico. ;)

 
At 5/6/06 9:17 da tarde, Blogger Pitucha said...

Nasci, praticamente, na praia da Torre, mas a que o meu coração elegeu foi a do Wimbe, em Moçambique.
Beijos

 
At 21/2/07 1:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Golf sandle bite Risk didrex 93 pontiac grand prix wont start Side effects marijuana paxil american crown oven electric cooktop 45 Mitsubishi diamante 1997 Kitchen aid dryer parts How to play russian hockey penis pills Fridge freezer 5050 integrated Size 6 cowboy boots

 

Enviar um comentário

<< Home