quarta-feira, janeiro 09, 2008

O Filho da Caixinha


Um ano! Um ano, Filho meu. Meu e da caixinha, das "tias" da MAC, de todos os que pediram e rezaram.
Mas primeiro da Caixinha. Do útero-mãe para a caixinha de vidro, os tubos e agulhas ameaçadores e das tias que diziam que estavas óptimo quando o meu coração só via o teu corpinho mirrado e pressentia-te em dor. E mesmo assim, só quatro dia depois de te ter trazido para a luz, porque durante 4 dias a minha alma vagueou por parte incerta...
Solidão, solidão mesmo, só me lembro de ter sentido uma vez na vida: naqueles instantes de maca fria, nua e dobrada sobre mim própria, à espera da anestesia. Valeu Elvis Costello, que me cantou "She" enquanto rios de sangue te traziam à vida.
O Pai viu-te passar no corredor: o teu nariz-batatinha, adivinhado na ecografia 3-D, deu-lhe a certeza que eras dele. Ele o Pai, sabia que eras o seu filhinho guerreiro e cumprias um destino que já fora dele 40 anos antes: gémeo, prematuro, também ele morou numa caixinha, na mesma sala onde tu vieste a estar...
Sonhei para o teu momento de chegada à luz o meu melhor sorriso, o pai a cortar-te o cordão que te levava para longe de mim e eu a dizer-lhe: "Toma, é teu".
Chegaste antes, expulso de mim pelos meus medos e dores. Pequenino e valente. Já na caixinha te mexias e alçavas a perninha em direcção à janelinha por onde te tocava, como se quisesses fugir.
Um ano depois, continuas fascinado por caixinhas. Quase num regresso ao útero-mãe artificial, eis a imagem acima para provar. É instintivo, não é Filho?

Etiquetas:

33 Comments:

At 9/1/08 5:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um dia, mais um, muito especial nas nossas vidas.

Um dia só possível, pelo Amor de uma Mulher-Mãe transformado em coragem, desejo e muita vontade, que lhe deu a capacidade de sofrimento e assim lutar contra a morte, que esteve ali tão perto.

Será agora o momento de festejar, sem esquecer o quanto te ficaremos a dever, para sempre, este momento.

Do que de bom, de tanta dor e sofrimento resultou, está aí, à vista de todos nós e agora de mais alguns: o nosso filho homem!

Em meu nome, deste teu filho e das suas manas, a eterna gratidão.

Só com muito Amor foi possível, só por Amor o conseguiste.
Parabens, querida.

Dia feliz. Viva o Miguel!

 
At 9/1/08 7:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muitos Muitos Parabéns!!! Beijinhos para todos e, especialmente, para si e para o Miguel
Maria

 
At 9/1/08 8:31 da manhã, Blogger Carlota said...

Um ano, já?... Muitos parabéns!
Já agora, nunca te esqueças de veres por onde ele anda antes de ligares a máquina da roupa! :)

 
At 9/1/08 10:07 da manhã, Blogger Morgenita said...

Parabéns ao Migas!!!

Já estamos desse tamanho todo?! Caramba! O que andamos a dar de comer ao moço?!

Nem acredito que já passou um ano inteiro!

Desejos de que venham aí eternidades de ternura e de felicidade para toda a familia Azul!

Bjocas grandes,

 
At 9/1/08 10:19 da manhã, Blogger greentea said...

lembro o tempo em que te disse que para ele ia correr tudo bem com ou sem caixinha, com uma SUPERMÃE que muito o desejava, com um SUPERPAI que cuidou de todos entretanto!

O míudo promete, mas outra coisa não era de esperar!

Um beijo para todos

 
At 9/1/08 10:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Grande luta, foi essa...
Um abraço muito apertadinho e um grande beijinho.

...e montes, MONTES de PARABÉNS, para toda a família!!!

 
At 9/1/08 11:08 da manhã, Blogger Álex said...

parabéns ao Miguel e a toda a familia, bons festejos!

 
At 9/1/08 12:47 da tarde, Blogger Ck in UK said...

Muitos parabens ao Migas e a mae e ao pai e as manas.

O que eu me lembro dele, todo de azulinho, cheirava tao bem, qdo o Azulao o trouxe de surpresa, lembras-te? No proximo jantar acho que devemos deixar o rapaz provar a morcela, by the way. Ja e suficientemente grande pra isso.

 
At 9/1/08 12:48 da tarde, Blogger Mae Frenética said...

Parabens!!

Fiquei a admirar-te muito depois de me teres sido "apresentada" pela minha amiga CK.

Tudo se consegue, com Amor.

 
At 9/1/08 2:02 da tarde, Blogger Unknown said...

Muitos parabens - a ti ao Migas e ao Azulao.
Beijo grande

 
At 9/1/08 2:12 da tarde, Blogger APO (Bem-Trapilho) said...

lindo relato!
parabéns a todos (mamã, papá e bebé). :)

 
At 9/1/08 4:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muitos parabens ao Migas pelo seu 1º aninho de vida,desejo para o vosso bebé tudo o que desejo para o meu... Muito Amor Saude e Paz...2 grandes beijinhos
Aninhas e João Rafael

 
At 9/1/08 5:25 da tarde, Blogger calamity jane said...

Ai, q já me fizeste a lagrimita saltar da vista, melher! Estas hormonas... By the way, sou indecente, q ainda não te agradeci o presente condignamente. Vou ligar-te. Ai isso é q vou. E... Gosto de ti! Mesmo!

 
At 9/1/08 5:26 da tarde, Blogger calamity jane said...

E muitos, muiotos parabéns. Ao Miguel, ao Azulão e a ti. Mil beijos de todas as cores

 
At 9/1/08 5:48 da tarde, Blogger Leonor said...

Muitos parabéns!

 
At 9/1/08 6:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É tão fofo que apetece imenso dar um grande abracinho.
Muitos parabéns.
Um beijinhos de saudades,
Noélia

 
At 9/1/08 8:11 da tarde, Blogger Angela said...

Querida, a Dinda aqui se molha toda em lágrimas de alegria, de emoção e ternura lendo o post e o recado do pai que te agradece a garra, a coragem e o imenso amor que te norteia.
Quisera estar aí para enviar uma caixa grande linda, toda colorida para o querido anjo brincar de esconde-esconde! E, nesta foto com a imagem tão redonda parece que o menino busca o teu útero que você temia medroso mas que ele já sabia tão amoroso!
Que Deus abençoe a todos vocês, ou melhor, que continue a abençoar com este amor tão grande!
Beijos brasileiros em caixinhas de amor!

 
At 9/1/08 8:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caneca! Já se passou um ano!:)
Parabéns ao Miguel, á mamãe linda e ao papai babado!
Muitas muitas felicidades pa toda a familia!

Beijo no coração.

 
At 9/1/08 11:14 da tarde, Blogger Luisa Hingá said...

Parabéns ao Miguinhas e aos papás. Que sejam sempre muito felizes.

 
At 10/1/08 12:39 da manhã, Blogger Dona Betã said...

Não resisto a uma declaração de ternura. O coração acelera e a mão treme. E emudeço.
Eu também tenho uma caixinha com duas divisões. Uma para o afectos e outra para as emoções. Ambas ficaram mais cheias.

Bjjj

 
At 10/1/08 2:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Querido Migas,

a quantidade de comentários ternos que aqui encontrei, demonstra que você já se tornou herdeiro dos carinhos que sentimos por seu pai, sua mãe e manas. Já és um rico homem, pequeno Miguel! Que tua vida seja cada vez mais plena desses verdadeiros tesouros!
Parabéns e muitas felicidades,

Vovô Beto.

 
At 10/1/08 6:26 da manhã, Blogger LUA DE LOBOS said...

de lagrima no olho aqui te envio muitos parabens para todos e um xi muito especial ao Migas!!!
ah Valente!!!
maria de são pedro
P.S. o texto está lindissimo.

 
At 10/1/08 9:00 da manhã, Blogger Madalena said...

Querido Azulinho, chego atrasada pois pensei que era hoje, por erro de pesquisa (Sabes o que é isso, Azulinho?? É cusquice de tias e outros assim!) Mas estou aqui de alma e muito coração para te dizer Parabéns! e te agradecer as emoções boas, por que passamos deste lado, por ti. Quando a vida ganha, a gente fica muito feliz, muito feliz, Azulinho! É o que acontece contigo. Passamos a acreditar que as forças do bem estão vivas e cheias de vontade de provar a sua vida. Obrigada, Migas!!! Parabéns ao Castelo Azul, tão equipado de amor para receber "Caixinhas" com vida dentro! Olha, vê, mil beijinhos azuis. Apanha. São para ti. Atravessaram o rio para irem direitinhos ao Azulinho!

 
At 10/1/08 2:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

FOI LINDO!

 
At 10/1/08 2:53 da tarde, Blogger Bailarina said...

De lágrima no olho! Parabéns a ti que nas tuas linhas percebo estar uma grande mulher!Parabéns ao Migas

 
At 10/1/08 5:20 da tarde, Blogger chiqui said...

PARABENS AO MIGAS!!

Pelo aniversario e por ter uma familia tao fantastica, que o ama tanto.

beijos enormes para todos
chiqui e MAD

 
At 10/1/08 6:07 da tarde, Blogger Silver said...

possas! está a chegar-me a emoção aos olhos. Dá-lhe beijinhos doces nas bochechas em nome de uma amiga distante mas que gosta muito dele. e cuidado com tudo o que se pareça com uma caixinha aí por casa, lol bjiiiiinhes

 
At 10/1/08 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Atrasada? Pois, mas espero que me desculpes. Um grande beijo de parabéns ao Miguinhas e outro à espectacular família que ele tem.
Muita saúde, muita paz, muita felicidade!

 
At 10/1/08 9:45 da tarde, Blogger Tongzhi said...

Ligeiramente atrasado...
Mas aqui fica um beijinho de parabéns!

 
At 10/1/08 10:32 da tarde, Blogger Sinapse said...

Que lindo, Azulinha! O teu coração transborda! Fico feliz por ti, pela blue family!

Beijinhos!
Sinapse

 
At 10/1/08 11:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Azulinha...
Que a vida vos sorria hoje e sempre!!!!!!
Muitos Parabéns!!!
A ti,ao teu Princepezinho
Desejo tudo de muito bom, de coração como desejo aos meus rebentos!
E sim, fiquei emocionada com a história do teu Princepe pois a minha princesa também foi para uma "caixinha" 35 dias!...
Um beijo muito , muito GRANDE e as maiores Felicidades para todos !!!

(*)

 
At 11/1/08 11:28 da manhã, Blogger Ka said...

Chegeui atrasada mas dou os parabéns pelo ano e dois dias :)) sim porque a via celebra-se todos os dias :)

A ti Azulinha ao pai e em especial ao vosso pequenito um beijinho enorme

 
At 20/1/08 12:11 da manhã, Blogger Kalinka said...

Cheguei atrasadíssima...devia ter vergonha de me apresentar, tantos dias depois, mas...1 ano é sempre 1 aninho de vida, o 1º aniversário.
Parabéns ao Miguinhas e aos papás.

 

Enviar um comentário

<< Home