terça-feira, janeiro 29, 2008

Nós e o Piano


A Inês sai de casa para a Escola todos os dias carregada de tralha, parece o preto da Casa Africana. É a mochila da Escola, a da natação e o cesto da comida, obrigatórios; o Roo, objecto de transição que ela carrega para todo o lado desde que o irmão nasceu, mais uma malinha com missangas para fazer colares no intervalo, mais plasticina, mais livrinhos de pintar, mais, mais, mais...
Invariavelmente lá vão caindo coisas ao chão e a irmã vai atrás a apanhar e a resmungar.
Hoje foi assim:
Ó Inês, não há pachorra. Não podes trazer tanta coisa para a Escola todos os dias. A Escola é para estudar, não é para brincar. Só falta levares o piano!!!
Ana, retruca Inês calmamente, desculpa lá, mas nós não temos piano!
Pois não temos e a culpa é tua! A mãe não compra um piano por isso mesmo. Se tivéssemos, lá ias tu, todos os dias, com a gaita do piano às costas! Não temos nem vamos ter!
Verdade mamã?
Nãooooo, Inês, responde a Ana antes que eu possa dizer alguma coisa (a esta altura já estava perdida de riso). Isto é uma metáfora!
Ó Ana, grita a Inês já irritada, o que é metáfora? Eu não sei nada disso. Já estou toda baralhada com isso do piano e olha, mesmo se nós tivéssemos um eu não podia levar para a Escola. Pensas que eu sou burra? Eu sei que um piano é muito pesado! Quer dizer, se fosse de brinquedo dava. Mãe, compras um piano?

Etiquetas:

15 Comments:

At 29/1/08 11:01 da manhã, Blogger Álex said...

: )

 
At 29/1/08 11:12 da manhã, Blogger Madalena said...

Querida Azulinha, como eu compreendo a Inês! Eu também gosto de andar cheia de metáforas para trás e para diante. A minha "mochila" pesa toneladas e nem todo o peso é o peso bom das metáforas.lol
Uma mochila, carregada que nem um piano, de beijinhos para os Azulinhos todos.

 
At 29/1/08 1:18 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

Ah, eu acho que vais. Ali, na loja dos chineses e vais aguentar o tlin tlin desafinado do raio do piano. hehehe

beijinhos à família dó-ré-mi

 
At 29/1/08 1:59 da tarde, Blogger Carlota said...

:)) E então? Compras?

 
At 29/1/08 2:53 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Que saudades tenho do meu piano de brincar!!!!Se pudesse, teria todo o gosto em o dar à Inês - mas dei-o a uma instituição perto de casa que acolhe crianças com problemas.
Beijos e abraços
Marta

 
At 29/1/08 3:56 da tarde, Blogger Tongzhi said...

eh eh eh

Delicioso! Mas cuidado, se comprares o piano, pelo sim pelo não, compra uma camioneta de carga...

 
At 29/1/08 5:11 da tarde, Blogger MJ said...

É darem-lhe ideias que já ninguém as para!

 
At 29/1/08 6:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

...esta família!

Nem eu a reconheço, por momentos, mas lá que já nada me surpreende.

Viva o "CARROCEL AZUL".

 
At 29/1/08 11:04 da tarde, Blogger Dona Betã said...

Ainda conheci a Casa Africana, na Rua Augusta.
Do preto não tenho nenhuma lembrança.
Mas sei que existiu, estava à porta da loja impecavelmente fardado e era a imagem de marca da loja.
Que tenha andado alguma vez com um piano às costas, também não sei.
Espero bem que não, coitado.
A loja vendia roupas.

Azulinha, o mar está sereníssimo. Azulinho como a 125.

Bjjj

 
At 30/1/08 5:17 da manhã, Blogger Angela said...

Mais uma pérola que nos faz rir! Continuo a afirmar que Veríssimo gostaria de assinar mais este texto que já vai para o futuro livro!
bjs. e já irá para a família!

 
At 30/1/08 10:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

delícia! bjs, Fábia!

 
At 30/1/08 10:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

delícia! bjs, Fábia!

 
At 30/1/08 3:56 da tarde, Blogger Unknown said...

Va, compra la o piano! PI-A-NO! PI-A-NO!!!
beijos

 
At 30/1/08 4:02 da tarde, Blogger Sinapse said...

compra! compra! compra!

;))

 
At 31/1/08 10:18 da manhã, Blogger AEnima said...

Estás feita ao bife! E que tal negociar aulas de piano, só para começar, antes de carregar com o senhor às costas? Eu adorei! E volta e meia ainda tenho a nostalgia de "ah e tal... se tivesse continuado...". Mas dá-me isso com tudo: o ballet, a natação, as aulas de programação de computadores, guitarra eléctrica, etc etc etc.
Essas tuas meninas são um doce... mesmo! Foi muito especial para mim conhecê-las, já to tinha dito?

Parabéns ao Migas! Pelos mergulhinhos e pelas alegria que nos tráz ao longe! :) Beijinhos para todos

 

Enviar um comentário

<< Home