sexta-feira, dezembro 29, 2006

Azulinha encerra para balanço



Ana fotografou os dias felizes e redondos a preto e branco, para recordar e recordar e guardar junto ao coração. Ninguém fotografa como Ana, mas a maciez das curvas de um estado de benção, sob luz perfeita, ajuda.

O peso da curva fez subir tensões. Azulinha voa, mas baixinho, agora na cama da maternidade, ligada a máquinas e botões.

À espera. Do novo ano, de nova vida.

Para vocês, beijo no coração e gratidão por todos os miminhos.

O próximo ano cá nos encontrará, a voar mais alto novamente. Assim seja.

Feliz 2007, o ano noves fora zero. Zeramos e começamos de novo?

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Para animar AEnima

AEnima é cidadã do mundo e está a um mundo de distância de nós, nos Estados Unidos, a estudar coisas importantes e difíceis, daquelas que só se pode estudar lá.

Ela é sensível e dedica-se a causas nobres e teve um ano que não foi fácil.

Não a conheço, mas os seus posts e os seus comentários por essa blogosfera fora sempre me chamaram a atenção, pela pertinência, inteligência, sensibilidade e respeito para com os autores dos posts que comenta.

Lendo o seu blog, descobri que vai passar o Natal sozinha e lá longe, na América distante.

Prometi-lhe uma oração durante a minha consoada e agora gostava de pedir a quem me visita e a todos os amigos invisíveis que fiz nestes poucos meses de blogger que fossem até http://edicoesbanais.blogspot.com (por favor, link, funciona, é Natal, dá-me uma trégua!) e lá deixassem um miminho para animar AEnima.

Assim uma espécie de kit Tuga básico natalício, umas filhoses, uma postinha de bacalhau, umas chouriças, uma imagem de Nª Srª de Fátima, um galinho de Barcelos, um poster da equipa do Benfica.

Uma abraço para animar AEnima...

E beijinhos para Melguinha, C-mim, Ursa-mãe de Ideália, Bicho Kundum, La double vie de Veronique, Greentea, cha-no-you, Madalena, Teresa, Marta Princesa, CK, caracolinha, Pitucha, menina do guarda-chuva amarelo, Mocho falante, Espumante, Carlota, Sinapse, Cristina do contra-capa, Beganga e Vergalha, Vihver, Um passo atrás um passo afim, Mariamcunha, City Lights, Planalto Central, Su, CarlosMalmoro, Periférico, Tia Cremilde, Hindy, cappuccino&cinnamon, KaféRoceiro, Pitanga doce, barão da tróia II, Kiki do jardim das rolas, mãe do Alien, Noélia...

De certeza que esqueci muitos alguéns, mas tentarei visitar-vos a todos. A barriga muito grande e a tensão muito alta não permitem muito tempo ao computador. Sinto muita falta de vocês na minha rotina diária.

Natal Feliz, a dar, a receber, a partilhar, a mudar, a crescer, a rever possibilidades, a engordar o coração, a distribuir afectos.

Bem hajam!

E miminhos para AEnima!

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Borat


A crítica divide-se, a publicidade é mais que muita e eu ainda nem sei se já estreou por cá.

Pelo mundo fora já causou embaraços e fez alguns estragos.

O mais recente foi no casamento de Pamela Anderson com Kid Rock, que entraram com um pedido de divórcio após terem assistido ao filme.

Explica-se: no filme Borat ridiculariza os americanos incautos e persegue a sua paixão, Pamela herself, que entra numa ponta no fim do filme.

Há duas semanas, os pombinhos agora desavindos foram ver o filme. Ela adorou, ele "passou-se da marmita", cobriu-a de palavrões em público, deu-lhe uns safanões e pimba!, divórcio.

E Borat consegue mais publicidade gratuita...

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Se murió

Danou-se. Foi-se. Finito. Mortinho da Silva.

Tinha 91 anos e foi Presidente do Chile, um dos mais bonitos países da América Latina.

Para uns, o seu reinado foi de terror, com milhares de perseguidos, presos, torturados, desaparecidos, mortos.

Para outros, o herói que impediu o Chile de se tornar numa segunda Cuba (?), expulsando o Comunismo.

Democracia, alguém conhece o conceito?

Ele bem lutou contra ela, mas no fim, o povo é quem mais ordena e ela, a velha senhora democrata, venceu: no seu funeral, lado a lado, houve choro e vela, houve risos e felicitações.

Democraticamente. Pense-se o que se pensar, assim é que é bonito!

E ele foi-se.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Há magia atrás da porta

Há magia atrás da porta e o Diário de Notícias achou que um colégio que tem este tema como área de projecto, merecia uma reportagem, com direito a publicação de composições e desenhos dos alunos. O desenho da Inês,com a sua assinatura espelhada, foi o escolhido para representar o 1º ano.

A apresentação do tema fez-se num teatro. No palco havia uma porta de madeira cor-de-mel. Cada vez que uma criança abria a porta, libertava numa fada, uma bruxa, um duende, um gnomo, um fantasma... eram os professores, seres encantados que traziam letras e números nas mãos e faziam a magia de os transformar em palavras, contas, contos, expressões.

A professora da Inês disse-lhe que não faz mal ela baralhar-se quase sempre com as letras e os números: ela é uma artistas e os artistas são um bocadinho como anjos na terra, só que vivem com a cabeça na lua e os pés nas nuvens...

O que importa o resto? Há magia atrás da porta!


Ps: grata, gratíssima por todos os convites para café, limonada e chá gelado que me fizeram ontem. Sempre há muitas possibilidades...

terça-feira, dezembro 12, 2006

Possibilidades


O mundo está cheio de possibilidades.

Hoje apetecia-me um café em Paris.

Um mundo mais leve, com direitos humanos respeitados pelos humanos, com crianças felizes e animais bem tratados. Sem aquecimento global nem gente mesquinha.

Ou só um café em Paris.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Mas ninguém os pára?


Nem acho que mereçam tempo de antena, mas quem resiste?

O morcão-mor do FECEPÊ e a primeira dama do alterne nortenho, agora desavindos, com direito a autobiografia confessional e acusatória, onde a rapariga desvenda pérolas que vão de manobras entre os lençóis a técnicas persuasivas que incluiam pontapés e bofetões.

Queixas-crime, subornos e tome tabefe. Árbitros comprados, fuga de informações da PJ , excesso de gases e mais galheta.

O livro em 48 horas esgotou a primeira edição. Num país que não lê nem o seu Nobel.

Mas ninguém os pára? Como diríamos lá na Beira (pelo menos a Luh e a Madalena devem lembrar-se, não é meninas?) , "assim não há mataco que aguente"!

Uma semana feliz.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

A pedido


Este é Miguel, o pensador, na sua ecografia das 26 semanas em três dimensões. Estamos a vê-lo com efeito "aquário", lembrem-se que está dentro de uma barriguinha cheia de líquido.

Claro que, apesar disso, dá para ver que é lindo e cheio de capacidades intelectuais e filosóficas!

Juro que este blog não se vai transformar num baby-blog, considero a net um local perigoso demais para expôr fotos dos nossos pequenins amores.

Mas o Espumante pediu e por coincidência o pedido foi feito no mesmo dia em que esta foto foi tirada. Achei que não estava a violar o direito à privacidade do Miguel, mas a partilhar a benção que é tê-lo, por enquanto tão só meu, tão cá dentro, enroscadinho, aparentemente sereno e saudável.

Acho admirável o avanço tecnológico que permite ver com esta nitidez, acompanhar com tantos detalhes a evolução e o crescimento de um ser que começou por ser só um amor imenso com jeito de desejo.

Ontem fiz a malinha para levar para a Maternidade, com todas aquelas roupinhas minúsculas e cheirosas e mais as mil e uma traquitanas que são necessárias nos primeiros dias como suporte à nossa ignorância e medos.

Miguel, que já foi só amor, está chegando, entre agora e fim de Janeiro. Só desejo estar tão pronta para ele como ele parece estar para mim.

Feliz feriado

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Primeiro Aniversário


Ela é a nossa fadinha dos blogs, que coloca música, escolhe templates e sabe tuuuuudo sobre links, cookies, hiperligações, pop-ups e mais e mais e mais!

Ela tem um blog cheio de poesia e fotos bonitas que ela mesma tira. Tem um cão cor de chocolate que tem medo de gatos e é amiga de uma certa águia famosa.

Ontem o blog dela fez um ano e ela convidou para um café com vista.

Eu estou chegando com o docinho para acompanhar, para dar parabéns e desejar felicidades.

Bora lá para o tal café? Ela está em http://www.lx2005.blogspot.com e é a C-mim.

Ela é Pessoa que vale a pena, amiga a valer!

terça-feira, dezembro 05, 2006

Chinesices

Ana, 11 anos:

"Mãe, o stôr H disse que na China os pais escolhem os nomes dos bebés atirando pelas escadas abaixo uma panela: os 3 últimos sons são o nome que fica. Como as panelas atiradas são diferentes e as escadas também, os sons acabam por dar origem a nomes diferentes, mas semelhantes ente si. Ele até deu exemplos: Chi Bing Pin, Beng Ping Ping, Thong Chi Bing. Nós começámos a rir e ele disse para pesquisarmos se é verdade ou não o que ele estava a dizer, achas que vem no Google? Caramba, mãe, cada vez que uma chinesa engravida, os vizinhos devem ficar com os cabelos em pé!"

Tenho que vos dizer que adoro o "stôr" H. Ele tem sobrancelhas grossas "de malvado", diz a Ana, mas coração mole. Interessa-se verdadeiramente pelos alunos, luta por eles e pelas melhorias dos projectos escolares, é criativo nas aulas, estimula os miúdos a pesquisar e a desenvolver o espírito crítico.

No ano passado plantou uma horta com a turma. Nasceu uma abóbora gigante (apesar de ele garantir que só plantaram alfaces, cenouras e tomates) e este ano, perto do dia das bruxas, os miúdos fizeram doce de abóbora e usaram a casca para fazer um enfeite. Mas primeiro, tiveram que arranjar receitas de alimentos preparados com abóbora, de sopa a filhoses, votar na receita que todos preferiam, ir para a cozinha e participar na elaboração da mesma e trazer para casa um frasquinho com doce, etiqueta com a receita, confeccionada por cada um deles.

Adorava que houvesse um Stôr H no Ministério da Educação. Estou tão fartinha da Sôdona Milu e seus desmandos! Agora até vai fechar mais uma Universidade pública em Lisboa.

Depois de Bolonha, o que mais?

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Post dedicado


Arara voa baixinho. Baixinho mas comovida e muito grata com tantas visitas ao ninho. Muito obrigado a todos os que vieram e deixaram miminhos, significaram muito, muito.

Tensão manteve-se muito alta, obrigando arara a vôos muito baixos. Na verdade, praticamente não se voou por aqui.

Agora, medicação revista e mimos em ordem, parece que já é possível ir deixando o ninho, devagar, devagarinho.

Meu rei na barriga mexe e remexe, com seus 22 cm de cintura e 724 gr de peso, entrando dia 16 no sétimo mês. Nariz de batatinha, mão repousando na testa, Miguel, o Pensador também agradece os miminhos que deixaram à mãe-arara dodói.

Beijinhos e a promessa de visitas e posts mais assíduos. Estou grata por pertencer a esta comunidade que, não se conhecendo, se interessa e abraça de longe.

Boa semana.