domingo, fevereiro 19, 2006

Bonsai-killer


Deve ser do meu ar zen total: quase todos os meus amigos já cairam na asneira de me oferecer um bonsai. Não adianta dizer que não tenho jeito para a coisa e que invariavelmente o destino dele será o cemitério de bonsais. Tratam de sofisticar a oferta com manuais de cultivo, técnicas de poda, vasos e tesourinhas especiais. E eu pacientemente vou dizendo, malta não resulta!, nunca chego à fase da poda, da mudança de vaso, não chego nem à terceira página do manual. Não é falta de pôr em local ilumiado, seco ou húmido conforme a espécie, regar pouco ou muito, música suave e muita conversa doce... é só uma incompatibilidade violenta que já me fez assassinar sete! Logo alguém refuta, mas as tuas violetas estão sempre lindas, vá lá, ainda não pegaste o jeito. E tumba, mais um bonsai, que rapidamente perde as folhas, se retorce , seca e murcha. Mais um cadáver a enroscar-se acusador na minha consciência.
Em Setembro, alguém que pouco suspeitava estar na presença de uma serial killer ofereceu-me, adivinhem!, sim, um bonsai. Com mil recomendações e a possibilidade de o levar para o hospital de bonsais se houvesse alguma emergência. Eu e o novo bonsai estranhámo-nos de caras: ao fim de uma semana o pobre já só tinha três folhas!, bem, mas era de uma espécie de folha caduca e tal... Resumindo, ele tem estado em coma desde aí. Na semana passada, quando considerava passar ao velório e enterro, mãos verdes cuidaram dele, fizeram a trasladação do corpo para outro vaso, mudaram a terra (não importa que eu também já o tivesse feito...) e voillá! Tenho o primeiro bonsai que sobreviveu á sua existência comigo! Está lindo, todo verdinho e ultrapassou a barreira das quatro/cinco semanas, tempo médio em que costumamos suportar-nos. Já lá vão mais de cinco meses!!!


Obs: que fique aqui bem claro que não tenho rigorosamente nada a ver com o jovem negro que apareceu enforcado há mais de vinte anos numa mangueira do jardim do Liceu Pero de Anaia. A minha vocação para serial iniciou na última década, restringe-se a bonsais e até para isso pareço estar a perder o jeito!

19 Comments:

At 19/2/06 1:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lindo.

É fácil perceber.Segundo o ditado popular "Amor com amor se paga"(embora infelizmente isso seja raro).

Pois também as suas palavras são verdes tal como aquelas mãos, e,já conseguiu fazer sair do coma muitos "bonsais desesperados".
Os que ainda não conseguiu, provávelmente é porque não têm força de vontade para acordar.
Ou será da sua natureza?

 
At 19/2/06 1:32 da tarde, Blogger C_mim said...

Bem 125_azul, já conhece a minha teoria do porquê dos bonsais não quererem nada consigo.

Resumindo a teoria: os bonsais quando apanham a 125_azul querem transformar-se em verdadeiras árvores como estão confinados aos vasinhos entram em depressão e suicidam-se.

É um dos seus paradoxos... enfim...

Já os bonsais que convivem com pessoas sem paradoxos sobrevivem. O meu lá continua a sobriviver, sem cuidados especiais,já vai para 5 anos. Deve estar a começar a dar a sua pequena flor branca.

 
At 19/2/06 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A foto é do bonsai ressuscitado?

Volte logo, hoje preciso das suas "mãos verdes.

E as respostas aos comentários do post de ontem?

Beijinhos e veja lá se sai da cama;isso nem parece seu.

 
At 19/2/06 1:47 da tarde, Blogger C_mim said...

Dá tatau no dodói...

 
At 19/2/06 2:20 da tarde, Blogger 125_azul said...

Já fui ao murcon e recomendo um que é ácido puro, mas que escreve muito bem, acho que vão adorar www.braganzamothers.blogspot.com
depois contem-me. Oh yes, meu bonsai tá lindo!!!, merci melguinha

 
At 19/2/06 2:26 da tarde, Blogger Arrebenta said...

à falta de melhor, parabéns. Todos os bonsai são uma infinita metáfora dos nossos contactos humanos... :-\

 
At 19/2/06 3:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Talvez seja Amor, que, como nós, tambem os Bonsai gostam de receber.
Não, eu sei que pões amor em tudo e por certo eles não morriam por falta de Amor, mas... este é diferente, apenas isso.
É o nosso filho!

 
At 19/2/06 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como é bom saber que ainda hà pessoas felizes!

 
At 20/2/06 12:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pelo que pude perceber, parceria é isso! Um alguém tem facilidades com as violetas, naturalmente pequenas, simples e naturais. Outro alguém tem mais facilidades para tecnologias, redução de tamanhos, interferências na natureza etc...
Juntos, podem completar-se. Um é do indivíduo, outro do coletivo e assim vai...
Pessoalmente gosto de árvores frondosas e fico aflita com atrofias causadas pelo desejo humano de ser deus mas... se juntos conseguem que o Bonsai esteja feliz e belo... que bom!

 
At 20/2/06 7:39 da manhã, Blogger Angela said...

Olha esta musica! Me traz tantas lembranaças antigas...
Diga-me 125_azul, pra quem não sabia nada de internet, computadores etc... de perrente ficou tão sabida! foi a virose? manda ela pra cá na Santa Maria, na Pinta ou na Nina... Nina é mais bonitinha! Quero que me ensine esta mágica nova!
E, me diz, ninguém vai conhecer meu blog parido com tanto esforço?
Aguardo visitas, bjs. esparsos no salão de doce azul!

 
At 20/2/06 10:21 da manhã, Blogger C_mim said...

Mal começou e já aprontou, tb.

Vá a M&M e explique à Dreia pq as meias com riscas coloridas são mais felizes... aiiiii....

 
At 20/2/06 4:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas o que é que se passa hoje que a esta hora ainda não hà post?

Está pior? Espero bem que não.

Aguardo ansiosa.

 
At 20/2/06 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 20/2/06 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ao contrário do que pensa, já ontem tinha descoberto IDEÁLIA que é simplesmente um sonho lindo.

No entanto, não me sinto muito à vontade para fazer comentários que estejam à altura.

 
At 20/2/06 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ao contrário do que pensa, já ontem tinha descoberto IDEÁLIA que é simplesmente um sonho lindo.

No entanto, não me sinto muito à vontade para fazer comentários que estejam à altura.

 
At 20/2/06 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este computador não deve estar bom porque apareceram 3 comentários iguais.

Não sei como posso retirá-los.
Se souber ajude-me por favor.

Obrigada,

 
At 20/2/06 6:29 da tarde, Blogger 125_azul said...

não se incomode com as repetições. não deixe de comentar no blogg da Ângela, são os comentários que nos ajudam a tentar melhorar, de certeza que tem algo para dizer à ursa-mãe.

 
At 20/2/06 7:09 da tarde, Blogger Kikee said...

AHAHAHAH definitivamente tenho que vir mais vezes a este blog, é certinho para me rir.

Excelente escrita

Não desesperes, há mais como tu...o que tens com os bonsais eu tenho com tudo o que é planta, morrem todas coitadinhas :(

 
At 24/5/07 10:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E, se for o da foto, é bem bonito.

 

Enviar um comentário

<< Home