quarta-feira, outubro 10, 2007

Ser mãe



Eu tentava fazer o jantar ontem à noite, enquanto o Migas gatinhava a cozinha toda aos gritinhos, a abrir todas as gavetas, espalhando tachos, tampas, panelas..., a mais velha veio pendurar-se na mesa da cozinha porque tinha que identificar num mapa todos os 27 países da UE e, mais fácil do que ir ao Google ou à enciclopédia que custou uma fortuna, é "ir à mãe".

A mãe põe óculos para identificar mais um país, tira óculos para descascar mais uma cenoura, corre a trocar a fralda do Migas que transborda odores desagradáveis, põe óculos e diz "não a Turquia ainda não".

Chega quem faltava: Inês (recordem:6 anos). "Mãe, temos que falar sério. Sabes o que está a acontecer com a Mafalda? Ela é a minha melhor amiga e está sempre a querer as minhas coisas, o casaco de corações verdes, que é muito giro e aquela t-shirt da princesa porque ela adora princesas e os lápis da Didelina, tudo, tudo. Mas agora, resolveu que também quer namorar o Vasco e isso não pode ser. Eu gosto do Vasco desde que ele era careca e mais ninguém brincava com ele, só eu ( o Vasco fez quimioterapia...) e além disso eu vi-a a beijar o José. Ele até baixou as calças e mostrou as cuecas e elas tinham um Pluto e um monte de ossinhos desenhados, eu vi! (óvalhamedeus, anda uma pessoa a pagar um colégia supondo que lá ela estará protegida de certas coisas e afinal aquilo é uma filial de Sodoma e Gomorra!). Então ela não vê que é só para mim que o Vasco faz olhinhos fofos??? Ó mãe, é assim: eu gosto muito dela e empresto os lápis da Didelina, até lhe dou a t-shirt da princesa, mas o Vasco, desculpa lá, ele é só meu namorado porque eu cheguei primeiro. E se ela diz outra vez que também quer namorar com ele, espeto-lhe um murro no nariz e nunca mais lhe falo!

Ser mãe é habituar-se a ver o coração andar fora do corpo. Eu só tenho um coração para três filhos, resistirá ele? Se não fosse o Azulão chegar entretanto e fazer olhinhos fofos para mim, entre uma gargalhada e outra, suponho que ainda a esta hora estava a descascar cenouras...

Etiquetas:

26 Comments:

At 10/10/07 9:49 da manhã, Blogger nocas verde said...

iiiiiiii!
Nem com trezentos corações lá vamos... nem com os oito tentáculos daquele anúncio estúpido de desodorizante!!

aqui te deixo o link do blog action day:
http://blogactionday.org/promote

Tens um código HTML para copial e colar num post
Registas o blog e vamos pensando num post a escrever no dia 15 de outubro
beijos

 
At 10/10/07 9:56 da manhã, Blogger neva said...

hummmmm, bem ainda eu reclamo quando a mauka (gata) me acorda durante a noite para brincar. bem ter 3 miúdos em casa não deve ser nada fácil, mas tb deve ser uma felicidade estrema. Acha paciência, ternura, sensatez, calma e tudo se resolve

 
At 10/10/07 11:35 da manhã, Blogger Álex said...

ai estas meninas : )
é incrível como são diferentes os problemas conforme o género dos filhos; o meu que é do género masculino só pensa é nos Pókemons repetidos e nos que ainda lhe faltam e não se vai casar nem ter filhos porque vai para o Algarve (?!) ser treinador de Pókemons!!!
- Mas eu depois venho ver-vos á vossa casa, como fax o Ax (o dos desenhos animados da tv)
(desconfio que a zona do país tem a ver com o amigo Gui cujos avós são de lá...)

 
At 10/10/07 12:23 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Não deixa de ter a sua lógica...
Engraçada a cena - principalmente a do meu sobrinho a espalhar tudo o que encontra no chão....saudades!!
Quanto a mim, quando feliz e descontraída, rio até às lágrimas e faço os outros rir também.
Há muito que tal não me acontece...mas obrigada por me deixares um sorriso e eu estou a sorrir agora.
Beijos e abraços
Marta

 
At 10/10/07 12:53 da tarde, Blogger Ck in UK said...

6 anos?
perai que vou tomar um valium e ja volto.
6 anos?????

 
At 10/10/07 12:53 da tarde, Blogger Ck in UK said...

6 anos?
perai que vou tomar um valium e ja volto.
6 anos?????

 
At 10/10/07 3:20 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

Estava eu aqui a ler o teu texto ( que quase sempre me faz sorrir) e pensei: Mas a quem será que saiu esta menina Inês?
É uma "mulher" à frente do seu tempo e deve ter um "direito" e pêras. Será que também pensa em se casar tres vêzes? hehehe

beijinhos e cenourinha crua e ralada vai bem na salada. Ih rimou!

 
At 10/10/07 3:54 da tarde, Blogger Silver said...

Mas olha que este blog transpira felicidade, lá isso é :) bjiiinhes azulinhos

 
At 10/10/07 4:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... e por acaso já perguntaram ao Azulão, se os extractos bancários e o património dos papás desse Vasquinho, dão para estar preocupados com tanta guerrinha de conquista?

 
At 10/10/07 4:42 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

Ui, ui! Ninguém se meta com a tua filha!:)

Acho muito bem que ela proteja o que é dela...:))

Como sempre, adorei o que li por aqui!

Beijinhos.

 
At 10/10/07 5:00 da tarde, Blogger greentea said...

es insostenible , si!!!!!!!!!!!!!!Não te queria estar na pele...
É sempre qd a gente tem a tal da sopa de cenouras para fazer ou o peixe a queimar no forno que eles se lembram dessas histórias loucas...
Qd a minha criança era pequena não havia ou raros eram os teleles portáteis. Tb era raro que alguém mais respeitoso, digamos menos familiar, telefonasse e q no meio da conversa cerimoniosa ela não começasse aos berros : Mãe, quero cocó ou mãe limpa-me o dito...

Abençoados portáteis - comprei um logo de seguida !
Porque será que nós chegamos a casa quase sempre primeiro que os tais papás das criacinhas ???????

 
At 10/10/07 8:38 da tarde, Blogger AEnima said...

ehehehehe.... essa tua rapariga e' demais mesmo :)

Hoje eh que foi um queixuminho de barriga cheia, hum??? E nao eh de sopita de cenoura :)

Beijo

 
At 10/10/07 9:24 da tarde, Blogger Madalena said...

Querida Azulinha, diz à Inês que, se for preciso a Tia Mada vai ter com a serigaita Mafalda e "mete" tudo nos eixos. A Inês tem toda a razão! lol lol lol A fralda do Migas é que puxa este post para a realidade. "Amor é... não permitir sequer a ideia de emprestar um namorado!"
Mil beijinhos cor de rosa!(para variar!)

 
At 10/10/07 10:00 da tarde, Blogger Pitucha said...

:-)
Beijos

 
At 10/10/07 11:05 da tarde, Blogger Luisa Hingá said...

Primeiro pela fralda. Andei eu a mudar as fraldas da minha Mada(4) uma carrada de tempo e hoje disse-me que eu nunca o tinha feito...mas deu-me uns abracinhos...
Já a Mafa, quando tinha 6, vai o padrinho buscá-la ao colégio e cadé dela? estava a rebolar na areia com um puto e a bater-lhe. Resposta ao padrinho preocupado: É o meu namorado e não fez o que eu quiz...LOL

 
At 11/10/07 8:55 da manhã, Blogger Angela said...

Querida, você me põe a rir e a me deliciar com suas crônicas da família privada! Se o Veríssimo fosse mulher, suas crônicas não seriam melhores que as suas!
Um livro por favor!
Tuas histórias tem humor, amor, doçura e muita informação sobre o que é ser mãe e manter uma família unida e sadia.
É claro que , com uma mãe assim, filho algum vai querer google ou enciclopédia!
Uma delícia rara!
Hoje tem microconto para vc.- o tema é seu. bj. dinda

 
At 11/10/07 10:10 da manhã, Blogger wicky said...

claro que a Ines tem razão - namorados não se empretam

Só se dão qd não prestam para nada ...


beijinhos

 
At 11/10/07 11:11 da manhã, Blogger C_mim said...

Go Go Inês Go!!!!

Tá certa a menina... Ninguém ligava ao Vasco qd estava careca devido a quimo e foi a Inês que se interessou e cuidou dele...

Mau mesmo vai ser quando a Inês entender que o Vasco está fazendo olhinhos para outra que não ela... Ai sim!... O circo pega fogo!!!

Go Inês Go!!! Eta escorpiãozinho danado.

beijinhos

 
At 11/10/07 1:59 da tarde, Blogger despertando said...

No meu tempo não era nada assim.
Ainda sou do tempo...
Pois, a verdade, verdadinha é que eles os três, são as coisas mais deliciosas da tua vida.
Beijinho grande

 
At 11/10/07 2:12 da tarde, Blogger Aragana said...

ihihih... passamos todas pelo mesmo!

 
At 12/10/07 1:00 da manhã, Blogger Hindy said...

Uma delícia de família!

Beijinho hindyado

 
At 12/10/07 1:34 da manhã, Blogger *Um Momento* said...

Óh minha ternura...
Quanto sorri( dei gargalhada mesmo) com a tua princesa de 6 anos...
E não é que ela tem razão?
Então se ela sempre gostou do vasco , ainda ele era carequinha (as minhas sinceras melhoras para esse menino , do coração)... ai estas melhores amigas que mania têm de querer partilhar( roubar mesmo) tudo hein??
Achei um piadao a ela dizer que lhe dava tudo ...ate um soco:D
O nosso coração aguenta pois, pois não há nada maior do que o coração de uma Mãe que ama os seus filhos
OLha...
Adorei mesmo , mesmo este post
Muitissimos parabéns a ti , aos teus tesouros( a fraldinha já esta mudada e os paises encontrados :D)
E cumps ao Azulão
Beijo gigante em ti
:)))))))

Noitinha serena vos desejo
Saindo , ainda com um sorriso daqueles:)))
(*)

 
At 12/10/07 5:39 da tarde, Blogger Bruno Fehr said...

Excelente di�logo eu �s vezes ainda me imagino a ouvir um problema desses e sinceramente n�o consigo encontrar resposta.

Acho muito bem, os l�pis ainda v� agora o namorado � que n�o pode ser!

 
At 14/10/07 9:45 da tarde, Blogger Carlos Malmoro said...

Como diz um amigo meu: a melhor definição de caos é colocar duas crianças em casa ;)

Beijocas

 
At 17/10/07 8:41 da tarde, Blogger Sinapse said...

:)))))

 
At 19/10/07 3:53 da tarde, Blogger Su. said...

Nós e os nossos corações...
:)
Como sempre leio tudo e paro a sorrir em qualquer lado, hoje foi aqui!
Beijo no coração

 

Enviar um comentário

<< Home