domingo, setembro 03, 2006

E depois de Neptuno?


Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão.

Sabem quantas horas gastei a tentar decorar esta sequência que aparecia em todos os testes de ciências?

Tanto tempo e esforço e agora vêm dizer que, afinal, Plutão já não pertence à equipa principal dos planetas! É meio assim como o Gil Vicente, que pensava que ia jogar na primeira divisão este ano. E, tal, como o Gil, também este "rebaixamento" foi decidido administrativamente.

Um punhado de astrónomos (2500, apenas 4% de toda a comunidade de astrónomos inscritos na União Internacional dos Astrónomos), reuniu-se e pimba!, expulsaram o desgraçado.

Imaginem, pensem num cenário assim: crescem imaginando que são filhos do Sr. e da Sra. Tal e pertencem à família X e quando já são muito crescidos chega alguém que vos diz que estão enganados e simplesmente vos expulsa da família, sem que tenham direito a proferir uma palavra!

Então e os astrólogos? Não dizem nada? O mito de Plutão está associado ao deus grego Hades, senhor dos infernos. Simboliza o inconsciente pessoal e colectivo, os desejos secretos, os sonhos intensos, as forças mais obscuras que nos movem.

Os astrólogos continuam a reafirmar a sua força e influência. Digam o que disserem os astrónomos, os astrólogos não estão dispostos a abrir mão de Plutão!

E, se olharmos para o mundo em guerra, com coreanos, paquistaneses e iranianos na corrida pela fusão atómica (como se já não bastassem todos os outros desvairados que a possuem), com as assimetrias e convulsões urbanas presentes na maior parte dos países, para a Natureza em fúria como vingança por séculos de maus tratos e negligência, ficamos a imaginar porque, justamente no momento em que as forças da influência de Plutão mais nos movem, uns senhores reúnem-se e decidem que não há mais nada depois de Neptuno que interesse ao Sistema solar.

Parece assim um pouco como varrer para baixo do tapete da consciência os desmandos de um inconsciente cada vez mais desvairado.

E agora, como justificamos a neura nossa de cada dia, se já nem a desculpa de estarmos prisioneiros da influência poderosa do planeta guerreiro temos?

18 Comments:

At 3/9/06 8:01 da tarde, Blogger melga meiguinha said...

Cá pela minha parte fico à espera que seja Vossa Senhoria a responder-me.

E agora quem é que me vai aturar?

Já estava a ficar preeocupada.
Disse que ia ali ser feliz e já voltava e eu fiquei toda contente.

Mas já viu quantas horas passaram?

Acho que esse Reizinho começa a querer a mãe só para ele.

Beijocas.

 
At 3/9/06 8:03 da tarde, Blogger Hindy said...

Pois é! E por vezes é com cada neura...
Beijinhos :o)

 
At 3/9/06 8:06 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

olha e parece que a Lua vai virar planeta!!!! é o que se diz por aí à boca piquena, pronto lá vai o meu regente ser promovido como qual belenenses se tratasse...enfim, estou contigo aprendi a lengalenga toda da sequência dos planetas e por isso não abro mão do meu conhecimento.

So mais duas coisinhas...

Agora para ouvir as belas musicas não basta esperar...temo de lá ir carregar no botão do media player...

2ª Tens um desafio lá no meu poiso

beijocas e feliz domingo

 
At 3/9/06 8:20 da tarde, Blogger melga meiguinha said...

Não me diga que só apareceu agora porque foi à Festa do Avante comer a tal sandes.

Não, eu não fui, porque sou um bocado sectária(confesso) e politicamente estou à esquerda do partido.

No entanto, tenho a perfeita noção, de que este é o evento cultural mais importante do nosso País.

Beijinhos.

 
At 3/9/06 10:40 da tarde, Blogger Kafé Roceiro said...

Também acho que plutão não devia ser varrido do nosso sistema...

 
At 3/9/06 11:05 da tarde, Blogger Mãe do Outro Mundo said...

Cucu...

Voltei e sou absolutamente contra este retirada do Plutão!!! A antiguidade deveria ser posto também no sistema solar. E será que esses 2500 Srs nunca ouviram dizer que tamanho não é documento????

 
At 3/9/06 11:38 da tarde, Blogger Pitanga Doce said...

E já agora nessa história de astronomia, esqueceram-se da astrologia. Algum desses senhores que fizeram literalmente o Plutão cair das nuvens pensaram no que vai ser da vida da Maia? Ou será Maya? pois é, daquela senhora do Tortúlia Cor de Rosa? Ou será tertúlia? pois é...
beijos pitanga

 
At 4/9/06 1:08 da manhã, Blogger Angela said...

Querida plutoniana!
Perfeito teu post! Mais que isto só alguns conhecedores profundos poderiam dizer e eu, embora não tanto, vou aproveitar e postar algumas idéias minhas e as dos que respeito, em links para quem estiver interessado e sem preconceitos.

Particularmente, pode ser que, simbolicamente, algumas pessoas compulsivas deixem de lado seus imperiosos desejos e relaxem... Qui lo sá?

 
At 4/9/06 7:47 da manhã, Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Sabes que pensei na mesma coisa quando vi aquele congresso de astronomos? que eu sempre aprendi qual era a sequencia e os meus sobrinhos ja nao vao saber a mesma? :( é assim... como na politica, um punhado mudam o mundo. Beijos a ti e parabens por sempre teres post TAO inteligentes :)

 
At 4/9/06 9:07 da manhã, Blogger C_mim said...

Isto é muito confuso... Estão roubando as nossas identidades ciêntificas e astrológicas...

Porrada neles!!! Vou chamar o bando conhecido da CK!!

 
At 4/9/06 10:01 da manhã, Blogger FFreitas said...

Devia ser proibido, não é?
E por muito que me esforce, não consigo ver o interesse e a mais-valia da expulsão de Plutão!

 
At 4/9/06 10:43 da manhã, Blogger Barão da Tróia II said...

Qrem tramou o Plutão? Boa Semana

 
At 4/9/06 11:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

125,
bom dia ....boa semanita....e esquece la essa neura!!
É preciso é boas vibrações!
;)

Bessos

 
At 4/9/06 12:07 da tarde, Blogger greentea said...

benvinda de novo a 125

fico feliz por te re-encontrar

talvez q eles decidissem eliminar plutão para acabar com a s guerras e neuras... talvez...

 
At 4/9/06 2:03 da tarde, Blogger anamoris said...

Olá 125, ainda bem que voltas isto não é a mesma coisa sem os teus textos. A expulsão de Plutão também me surpreendeu, mas é assim passamos a vida com estas surpresas. Andam sempre a inventar. Não creio que isto vá alterar de qualquer maneira a nossa vidinha aqui na Terra. E eu como sou teimosa tenho para mim que vou continuar a dizer Plutão no final da récita dos planetas.
Parabéns atrasados e espero que tudo corra bem como tu mereces. Se achares que posso ajudar de alguma maneira, estou sempre ao teu dispôr.
Já agora quero te dizer obrigada pela dica da Sarah Waters, gostei muito. Tenho um post com as minha leituras para comentar, dá um olhinho.
Beijinhos

 
At 4/9/06 2:18 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Tens toda a razão! Até dá vontade de processar alguém, como um amigo meu sugeriu.
Quanto às minhas horas mágicas, muitas vezes é o que me leva a tentar conquistar o dia, tal como digo no post de hoje.
Por isso, tens toda a razão - desistir de uma coisa que eu adoro, só por causa da maldade de alguns num mundo que não lhes pertence?
Beijos e abraços
Marta

 
At 4/9/06 2:43 da tarde, Blogger Silver said...

Mas ela voltou em grande, hum? Bjinhes kida

 
At 4/9/06 9:26 da tarde, Blogger Leticia Gabian said...

Eu me recuso terminantemente a aceitar essa conversa sobre Plutão. Continuo a citá-lo como planeta. Que maluquice!!! Esses senhores deveriam olhar mais para baixo e expulsar outras "certas coisas", as quais já deveriam até ser sido extintas da face da terra. Mas...enfimmmm....

 

Enviar um comentário

<< Home