segunda-feira, novembro 20, 2006

Telegrama


125 de molho stop bebé a crescer muito devagarinho stop tensão arterial a subir stop a entrar em pré-eclampsia stop ainda por cima super constipação stop beijinhos e visitas aos blogs em doses homeopáticas assim que possível stop semana feliz a todos stop

quinta-feira, novembro 16, 2006

ALERTA

Será de mim, ou será que pensam que tem que ser assim?, diz a música e diz a minha irritação.

Alguém me explica como, em tempos de globalização, um alerta de suspeita de falsificação de contraceptivos, dado em Inglaterra em Outubro, só dia 10 deste mês foi divulgado pelo Infarmed em Portugal?

Brincamos?

De acordo com a Medicines and Healthcare products Regulatory Agency (MRHA) foram colocadas no mercado embalagens contrafeitas de preservativos "Durex Extra Safe". A nota refere-se ao lote nº 20 604 354 (site do Infarmed).

Os importadores portugueses garantem que este lote não chegou ao nosso mercado, mas as farmácias e grandes superfícies ainda não foram oficialmente notificadas pelo Infarmed, pelo que ainda não se averiguou se realmente há ou não producto contrafeito à venda nestes estabelecimentos. O Infarmed (Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento) serve para quê, afinal?

Como se não houvesse perigo de transmissão de Infecções sexuais. Como se não houvesse risco de gravidezes indesejadas.

Como se fosse só do meu mau feitio.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Igualdades


Éramos vizinhos, paredes meias.

Anos a fio impressionei-me com a qualidade dos seus produtos, o maravilhoso leite, a carne, entre as melhores do mundo, a fruta deliciosa que não havia em África, só na Europa.

Os grandes arranha-céus, as estradas magníficas, as minas de ouro e diamantes, as reservas de animais fabulosas.

Afligia-me a política social, meninos brancos de um lado, negros de outro, autocarros com sinalização discriminatória, insultos, violações graves dos direitos humanos.

Então, passou o tempo. E já não somos vizinhos. Gloriosamente, não foi a única coisa que mudou. Continuam a ter o melhor leite, carne, ouro e diamantes, mas já não há autocarros a dividir meninos.

E têm A PRIMEIRA constituição do mundo onde se garante a não discriminação por orientação sexual.

Desde ontem, são também o único país do mundo onde gays podem casar quer no civil, quer no religioso, com TODOS os direitos socias, legais e sucessórios garantidos.

É só a lei mais moderna do planeta nesse âmbito. De país mais atrasado em política social a mais avançado, em três décadas.

E eu estou viva para testemunhar estas abençoadas mudanças!

God bless you, África do Sul. Grande exemplo.

terça-feira, novembro 14, 2006

Mundial, 2018


Portugal candidato à organização do Campeonato do Mundo de 2018.

Para rentabilizar os vários estádios construídos à pressa para o Euro e que agora estão às moscas.

Ok. Rentabiliza-se os estádios. E o resto das estruturas? Reconheço ao país capacidade para organizar eventos dessa natureza; reconheço a possibilidade de até correr bem. Já temos provas dadas.

O problema é a nossa infinita incapacidade para gerar lucros em situações destas: Expo, Euro e afins acabados, é vê-los a contabilizar os buracos de milhões e a concluirem que afinal, não correu bem. E a pedirem à torcida portuguesa que se amanhe, mais um imposto aqui, um corte no orçamento acolá.

Anunciarem esta candidatura no dia imediatamente a seguir ao anúncio de um corte de milhões (muitos, nem digo quanto para não vos enervar) de euros para as universidades no próximo ano revela um certo despudor, para dizer o mínimo.

Para tapar um buraco deixado por um evento da magnitude de um Mundial, candidatura a quê?

Às Olimpíadas? É que só falta...

sábado, novembro 11, 2006

O gajo do Norte


ProntoSSSSS! Fui lá, ao Pavilhão Atlântico, trocar os Vês pelos Bês. Fui e gostei. Muito.

Eu sei que já perceberam que a música que me move é mais a dos gajos do sul. Do sul do equador, dos da língua portuguesa com açúcar.

Eles embalaram a minha adolescência e início de adultícia .

Mas o Rui, com seus Mingos e Samurais, foi banda sonora da minha chegada Portugal. Eu não conhecia o Chico Fininho e pouca afinidade tenho com outros músicos portugueses. Nem conhecia a música que dá nome ao meu blog, até a fadinha dos blogs ter decidido que era o nome certo para ele.

O Rui, conheci primeiro como namorado, depois noivo, marido, ex-marido, marido outra vez da minha colega psicóloga que conhecem das revistas. Só depois descobri que ele era o "pai" dos Mingos; era ele que rasgava calças e coração para subir a uma àrvore só para ver a menina nua, era ele que pintava a adolescência como a fase em que não há estrelas no céu, a dourar o nosso caminho.

A cantar e a celebrar os 25 anos dele, lá estava a homenagem ao Tê; no palco, o João Gil,o Tim, o Vitorino, o Jorge Palma, meu compadre (somos padrinhos de casamento de um amigo comum), a Mariza e mais e mais...

Três horas a trocar os Vês pelos Bês, Pavilhão cheio. É obra!

Lá pelo meio, o Vitorino apresenta o percussionista. Desta maneira: "...André, uma rapaz da zona norte: carioca, do Rio de Janeiro".

ProntoSSSS. Já disse...

quarta-feira, novembro 08, 2006

Escorpião


Meu escorpião foi sementinha só minha, crescendo quieta, enroscadinha cá dentro.

Meu escorpião não sorri fácil, mas se o faz, enche as bochechas de covinhas.

Meu escorpião tem mundo só seu e baralha consoantes. Letras e números, tanto faz,um dia distingue. Acha que o mundo escreve torto e com a mão errada.

Meu escorpião faz bobagem e diz: olha que eu ainda sou pequenina, mamã. Pometo que amanhã não faço mais.

Meu escorpião lambuza o boca de chocolate e meu coração derrete sempre que olha nos meus olhos e diz Amute, para sempre, ir à lua e voltar, duas vezes, muito, muito.

Meu escorpião há 6 anos era trabalho de parto. Agora, dorme seus últimos minutinhos de cinco anos, abraçadinha ao seu Piggy cor-de-rosa encardido.

Amute, querida! Soninho descansado.

Heather x Paul


Bons tempos, os da fotografia acima. Tempos de Heather & Paul, activistas contra as minas terrestres, unidos para sempre.

Mas sempre é muitíssimo tempo, como sabemos; vai daí, ela agora pede a modesta quantia de 350 milhões de dólares pelo divórcio e acusa-o, entre outras pérolas de:

1- agredi-la muitas vezes, sendo a última um mês antes da separação, com uma garrafa de vinho que partiu sobre a sua cabeça

2-não ter podido amamentar a filha, porque ele dizia "este peito é meu, não quero ficar com a boca cheia de leite"

3-ter-lhe negado um urinol para uso nocturno, indiferente ao facto de ela não ter uma perna e remover a prótese para dormir, tendo que se arrastar até ao WC quando necessitava.

Isto recheado de acusações de abuso de drogas. Abusos de Paul, evidentemente.

O público inglês, mais do que acostumado a divórcios litigiosos e escandaleiras afins, está com muita pena. De McCartney, a quem não perdoa por ter casado com a universalmente detestada Heather...

Pérolas.

terça-feira, novembro 07, 2006

Gosto muito de você, leãozinho

Gosto muito de você, leãozinho. Gosto mesmo, a sério, desde criança, desde que o meu pai foi guarda-redes de leão ao peito e eu era mascote do time e entrava de mãos dadas com ele para distribuir galhardetes à equipa adversária.

Nem implico com o risco ao meio do Paulo Bento, como a Carlota (sigam o link para o lote 5, 1º dto dela, já sabem que eu nunca acerto).

Aguento heroicamente derrotas e piadinhas rascas de lampiões despeitados e afins.

Respeito leões famosos como o Espumante e o marido da Madalena, que me vão dar nas orelhas depois deste post. Já para não falar dos meus leões domésticos, pai e marido, que espero que nem leiam isto.

Mas não me lixem: ontem foi tipo "Silêncio dos Inocentes". 'Tá certo que era outro Sporting , mas dois auto-golos e um que não foi mas foi...

Leãozinho, ganhar assim por três não tem graça. Ainda por cima porque agora todos ganham por três. Uns mais legitimamente que os outros...

segunda-feira, novembro 06, 2006

Saddam, o sádico


Ele foi condenado por um único crime: o assassinato de 148 pessoas.

Condenado à morte por enforcamento, num país devastado por uma guerra que já vitimou milhares de pessoas.

Expliquem lá outra vez, devagarinho, como se eu fosse muito burra: Um único crime?, 148 pessoas? E o Bush, safa-se?

Após ouvir a sentença, gritou: "Alá é grande!"

Tem que ser. Mesmo.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Amigos cariocas


A amizade é uma teia delicada e os amigos estão simplesmente sempre lá. Seja lá onde for, passe o tempo que passar.

Chico Buarque de Hollanda dispensa apresentações e está no meu imaginário desde sempre. De tal forma conheço todas as suas músicas, que elas parecem fazer parte da banda sonora da minha vida. Pequenina batia palmas e cantava a "Banda", para adolescente achá-la reacionária e supérflua; depois achei horrível que jogassem "pedra na Geni", adorando o cinismo que a música representava na maravilhosa Ópera do Malandro. Ainda hoje "Construção" me emociona e aquele samba que é uma corrente e se pode cantar começando em qualquer estrofe, de trás para a frente, de cima para baixo é um exercício de inteligência de pasmar.

Chico não tem grande voz, Chico bebia demais, Chico só queria saber de rabo de saias e de futebol, mas e daí?

Sempre fui aos concertos dele, tenho todos os discos, de LP a Cd, li todos os livros, sei de cor todas as letras. Como se não bastasse, ainda tem aqueles olhos...

Desta vez, não consegui comprar bilhetes para os concertos do Coliseu e estava tristíssima. Mas, graças a um feliz acaso, uma teia delicada, daquelas que só amigos constroem, começou a movimentar-se.

Dinda querida de http://www.idealiapolaris.blogspot.com mandou presentinho para o rei da minha barriga via actor de novelas, sobrinho dela que está em Lisboa a gravar cenas para uma nova telenovela; nós fomos buscar o presentinho e aproveitámos para lhe mostrar as coisas boas e bonitas da nossa santa terrinha; ele é amigo do Chico e hoje jogaram futebol num time organizado por Mozer (do Benfica, lembram-se?).

Há poucos minutos, ainda com a dúzia de travesseiros da Piriquita a ressoarem na memória, o querido actor, italiano vero com sotaque brasileiro, ligou a perguntar se amanhã queremos ir com ele à estréia de Chico, com direito a passadinha pelos bastidores e tudo.

Em troca, jantarinho caseiro de pastéis de bacalhau e arroz de feijão. Vou já pôr o bacalhau de molho, é só o tempo de agradecer infinitamente à minha Dinda e de vos desejar feliz fim de semana.

Vihver

Traição. Porque escolheste assim? Porque não permitiste defesa?

Amor. Era só para amar, pelo prazer, para ser bom.

Finados. Rima com dor, com saudade, com partir. Que sente quem está vivo.

O cá de dentro grita pelo outro. As flores rapidamente murcham e de repente ninguém mais se lembra, só nós.

Ele escolheu viver. Apesar do VIH. Com o peso do VIH.

Ele vive todos os dias em http://vihver-vih.blogspot.com , com humor, informação e uma capacidade de análise crítica revestida da mais fina ironia. Com a coragem dos grandes, com os medos dos fortes, com as angústias dos vivos, com as paixões dos humanos.

Não é para ficar triste, não é para fomentar angustias, não é para sentir pena, não é para lamentar. É para se informar, para prevenir, para não ter que remediar.

Contibuto precioso, vale todas as visitas que lhe fizermos. Obrigado e bem vindo, amigo querido.