segunda-feira, julho 31, 2006

Um homem muito perturbado

O Torneio do Guadiana era "a brincar", mas é sabido que a malta não gosta de perder nem a feijões e o Benfica levou 3 do Sporting e mais 1 do Coruña e não marcou nada a não ser na própria baliza.

O Sr. Engenheiro Fernando Santos, actual treinador dos encarnados, enervou-se. É que só pode.

Só um ataque de nervos ou um surto psicótico justifica as suas declarações sobre o sorteio do próximo oponente do Benfica para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões:

"Preferia que fosse o Maccabi Haifa, com os problemas que há em Israel, o jogo seria disputado no Chipre e é sabido que se perde vantagem quando não se joga em casa!"

Já nem sei se é um problema de ignorância, de insensibilidade ou de burrice e arrogância pura e dura. Não sei se os milhões envolvidos neste desporto lhe roubam a pureza e a perspectiva.

Sei é que não acho normal. Não pode ser saudável termos chegado a este ponto. Misturar futebol com a dor profunda de um povo em guerra, quaisquer que sejam as nossas convicções pró ou contra Israel, para daí obter uma hipotética vantagem numa disputa desportiva, não pode ser normal!

Há que ter um mínimo de pudor!

Mas ninguém os pára? É que ninguém os pára, caramba!!!

domingo, julho 30, 2006

Cocuana


É oficial! Hoje faz 70 anos e, ao fazê-los, passa a ser cocuana.

O mais velho do clã, o de cabelos cor de prata, o mais sábio. O que temos que ouvir antes das decisões, o que abençoa os meninos pequenos que estão a chegar.

O que conta histórias da sua meninice, para que a memória do clã se perpetue.

O único detentor do segredo do fogo.

Vô João faz 70 anos hoje. O guarda-redes bonitão da juventude deu lugar ao aviador charmoso da adultícia; ambos convivem em harmonia com o menino que tinha vergonha de ser o único na rua a usar sapatos e com o grande horticultor que abastece a família com as maiores abóboras de sempre, e ainda se escondem atrás do mesmo sorriso que ilumina a alma de quem vê.

Como detentor do sagrado segredo do fogo, está de roda dele e chama para uma reunião do clã. É o assador de serviço e há sardinhas para quem gosta, picanha para quem prefere.

Porque ele hoje faz 70 anos, cocuana, meu pai.

sábado, julho 29, 2006

Perspectivas


Sobes. Ou desces.

Quase posso ouvir as socas de madeira das lavadeiras toc toc toc apressadas, os pés descalços dos miúdos, as botas dos soldados, um dois, um dois. Décadas a passar.

A pedra gasta, a escada estreita. Os degraus irregulares.

Já cá estava antes de mim. Permanecerá ainda depois.

Sobes? Ou desces?

sexta-feira, julho 28, 2006

Acreditar


"Faz porque acreditas, não porque temes!"

Preceito Judaico
E fazendo porque e como acreditas, sem temer, farás bem e chegarás onde precisas.
Para já, fim de semana feliz!

quinta-feira, julho 27, 2006

Mundo


Se pudesse ser outra coisa para além das coisas que sou, seria só viajante.

Mesmo não sendo só viajante, achava que já tinha palmilhado meio mundo. Afinal, como comprova o mapa acima, foram só 11% de mundo... vinte e tal países, quase todos ao sul do equador.

Segui um link que havia em http://aboleia.blogspot.com e fui dar a um site onde se responde a um questionário sobre os paíse já visitados, sendo possível depois visualizar num mapa o resultado das nossas incursões (países a vermelho).

Claro que isto já foi feito há uns tempos, nem me lembro como cheguei ao tal site, mas a Sinapse e a Tia Cremilde também fizeram posts sobre o tema nos blogs delas. Curiosos? Sigam os links aí ao lado para esses blogs, vale muito a pena conhecê-los se ainda não os visitaram.

E boa viagem!

quarta-feira, julho 26, 2006

Pragmatismo


Hoje acordei pragmática, disse a Princesa de olhos azuis.

É importante que assim seja, se temos que lidar com questões que exigem tranquilidade e lucidez, respondeu a Fada Madrinha. No entanto, não te esqueças de continuar a acreditar em magia. Há milagres, acontecem todos os dias... e às vezes, bem precisamos deles para que o mundo volte a fazer sentido!

Para uma Princesa que sabe mais de magia do que qualquer fada madrinha e ontem acordou pragmática, com votos de que a poeira das estrelas volte a brilhar nos seus olhos.

terça-feira, julho 25, 2006

Um orgasmo adulto


Ela tinha 6 anos, eu 21, recém-licenciada em Psicologia.

À hora marcada para a consulta, entra-me pelo consultório dentro, expressão preocupada e dispara: "O que é um orgasmo?"

Eu Virgem. Com ascendente Virgem, lua em Balança, parece.

Ahnnn... hummmm. (Pensa. Ganha tempo. Como se explica ISTO a uma criança de 6 anos?!)

É verdade que os pobres de espírito e os ignorantes são abençoados e deles será o Reino dos Céus. O anjinho que volta e meia me sussurra ao ouvido estava mudo e baralhado, é sabido que orgasmo não é conversa de anjos...

E a ignorância, em todo o seu esplendor, abriu as asas sobre mim. Atiro com um "Para que queres saber, querida?", ganhar tempo, pensar.

E foi a minha salvação. Ela, de olhos castanhos e totós espetados, esclarece : Quando eu vinha para cá, vi um anúncio que dizia "Um orgasmo adulto escapa do zoológico". Só queria saber se é um bicho perigoso... por aí à solta!

"Não, minha linda, não estejas preocupada. Não é um bicho perigoso, é só o nome de uma peça de teatro daquela senhora que faz mímica, a Denise Stoklos!", alívio, respira, respira!

Lembrei-me disto a propósito das interrogações de uma mãe de primeira viagem há uns dias.
E a propósito dos esclarecimentos do Sócrates na Assembléia da República. Informação à medida.
Com as crianças, bem como com os políticos, convém perceber sempre exactamente o que é que eles querem MESMO saber com a pergunta que fazem...

segunda-feira, julho 24, 2006

Fim de semana, princípio de semana


Entra semana, sai semana, muda pouco: continua a guerra lá longe, continuamos em guerrilha aqui perto.

Por isso, sabe bem um fim de semana totalmente splashhhhhhhhh!

sexta-feira, julho 21, 2006

O maior Actor da Europa


Hitler, biografia em dois volumes, vários autores sob organização do historiador Joachim Fest, disseca os elementos teatrais da personalidade de Adolf e é considerada o melhor e mais completo documento sobre o Fuhrer.

A mulher de Goebbels, Magda, dizia que ele era uma impessoa, inatingível, intocável.

Fest diz que ele adorava Wagner, mas não elogiava os músicos, os actores ou as melodias, concentrava-se absolutamente na cenografia.

Ensaiava os discursos à frente de um espelho; tinha fama de orador genial, mas não cunhou uma única frase interessante ou memorável, seu talento estava nos gestos e é sabido que o corpo fala!
Escondia a boca quando sorria, zelava obsessivamente pela sua intimidade, resguardando-a até dos mais próximos.

E um dia auto intitulou-se o maior actor da Europa...

A cenografia da Maldade!

Tenho pensado que fez Escola por cá. Lembra-vos alguém?

quinta-feira, julho 20, 2006

Pequeno Anjo


Ana Catarina partiu. Faz sete anos.

Um pai muito amado carregou sozinho o seu pequenino anjo e despediu-se em silêncio.

Passaram sete anos. Mais anjos partiram.

Talvez o destino deste pai muito amado seja ver seus anjos virarem estrelas.

Uma oração sincera, doce, sentida, para ele. Em nome de Ana Catarina.

Em nome do Pai.

Para ti, amado muito amado, porque estou aqui e sei...

quarta-feira, julho 19, 2006

Uma reza tola


Para ti, amiga, que ontem me pedias para te ensinar a rezar porque...
Para sorrires.

Querido Deus:

Até agora, o meu dia foi bom:

* não fiz fofocas
* não perdi a paciência
* não fui ganânciosa, sarcástica, rabugenta, chata nem irónica
* controlei a TPM
* não reclamei
* não gritei
* não tive ataques de ciúmes
* não comi chocolates
* não fiz débitos no meu cartão de crédito (nem no do meu marido)

Peço a Tua protecção, Senhor, pois estou para me levantar da cama a qualquer momento.

Amén.

Baseado numa parvoíce recebida por mail, um pouco a imitar o Periférico.

segunda-feira, julho 17, 2006

Trem da Morte

Para a Sinapse, porque ela ama os trens e pediu; por algum motivo que ignoro, o blogger não me permite desde ontem colocar fotos ( fecha os olhos, imagina, espero que as minhas plavras te levem feliz neste longo passeio)

Primeiro, é preciso chegar a Corumbá (supondo que seguirás todos os passos da minha aventura e partirás do Brasil, para fazer o trajecto completo), no Mato Grosso do Sul, fronteira com a Bolívia. Venhas de onde vieres, é longe comá gaita! Passa na farmácia e abastece-te de desinfectante para a água, comprimidos de alcatrão para a desinteria e cones descartáveis (permitem às meninas urinar de pé; confia em mim, vais precisar!).

Passas de táxi a fronteira até Porto Suarez, Bolívia (10 minutos), porque a ferrovia caiu em desuso e foi abandonada do lado brasileiro.

A ferrovia foi construida em 1950 e tem 1200km. Passou a chamar-se "trem da morte" porque a Bolívia sempre foi um país pobre e mal policiado e sempre ocorreram brigas e assaltos a bordo. Os traficantes também o usaram para escoar "pó" e há histórias de durante a epidemia de febre amarela (anos 60) ter sido usado para transporte de doentes que não sobreviviam à viagem.

O desconforto é total, só há o equivalente a 3ª classe para baixo... animais (galinhas, ovelhas, cabritos), gente que escarra no chão e urina nos cantos, vendedores que entram em todas as estações, calor.

Mas a paisagem é deslumbrante! Para chegares a La Paz, ainda Bolívia, tens que mudar para um autocarro e encarar 18 horas de viagem, porque os guerrilheiros explodiram túneis e trilhos e agora já não é possível prosseguir de trem.

La Paz possui ruínas que explicam a origem do povo inca e que os arqueólogos sugerem estar ligadas aos mitos da Atlantida.

Dali a umas 6 horas, Copacabana (Bolívia), porque tens absolutamente que conhecer o lago Titicaca, o maior do mundo, deslumbrante. Já estás a uma altura considerável e todos te oferecem mate de coca (sim, é chá do que pensas), para diminuir a pressão e o desconforto da altitude. Também podes mascar umas folhinhas da dita, caso estejas enjoada...é tão cultural como o chá de hortelã em Marrocos!, e igualmente legal.

E lá vais contente de autocarro até Puno (mais umas 5 horinhas, por aí), já no Peru, onde voltas a ter o trem para seguires até à parte mais bonita da viagem (10 horas até Cuzco); agora são picos nevados, rios, llamas, vales verdinhos.

Em Cuzco é imperdível a visita ao Vale Sagrado (para quem gosta das aventuras do Tintim, é lá que está o que resta do Templo do Sol).

A seguir, Machu Pichu (há quem escreva Machupicchu).

A cidade sagrada dos Incas, a única intocada pelos conquistadores espanhóis, descoberta há menos de 400 anos.

Um dia destes tenho que te contar sobre a cidade sagrada dos Filhos do Sol e seus templos de culto... dos rituais dos banhos de lua... do chá da meia noite...

Obs: fiz a minha viagem em 1982; disseram-me que agora já há uns trens melhores, mas até a 1ª classe continua ainda abaixo da crítica. Não sei se faria esta viagem outra vez, mas foi uma
aventura maravilhosa e inesquecível.

L'aventure c'est l'aventure

Os franceses ainda não se recuperaram do final da taça! É a primeira informação que temos, ainda a bordo. Jornais, revistas, pessoas, todos se dedicam ao mesmo tema: a derrota e a cabeçada. Entre absurdos e patetices, nada li na imprensa que desabone os lusos; humilha-se os brasileiros, com expressões do tipo "Zizou ensinou os brasileiros a sambar", apupa-se os espanhóis e os italianos. Aos lusos, o comentário "jogo difícil", "uma das grandes equipas da Europa", "a maior revelação do mundial"... Eles lá saberão porquê!

Os fogos de artifício sobre a baía foram bonitos, como são todos os fogos, ainda mais em cenário de excepção, noite estrelada, sobre o mar. E a comemorar a liberdade, a igualdade e a fraternidade, os princípios maiores.

Nice tem um charme antigo, é uma cidade de detalhes encantadores. Flores e frutas magníficas, mercados de rua, profusão de raças e cores.

E depois o mar. Tão azul, tão transparente, só apetece mergulhar. E é aí que começa a aventura: uma linda baía, orlada pela promenade des anglaises, passeio à beira mar com ciclovia para agradáveis passeios de bicicleta ou patins, de dia , para o mais puro trottoir de noite, uma praia de vários quilómetros de calheal (areal, é quando é de areia, sendo de calhaus, perdoem o neologismo).

Lindos seixos rolados. Estendam uma toalha e deitem-se sobre os calhaus escaldantes. Levem os chinelos até à beira de àgua e entrem no mar quentinho, pisando calhaus. Sair do mar é género albatroz a aterrar: braços abertos, para equilibrar, traseiro empinado, pé aqui, pé ali, constante desequilíbrio, ai caraças, chiça. Claro que os locais usam uns sapatinhos de borracha, quentes e inestéticos e riem-se dos albatrozes estrangeiros.

Aventura seguinte, um dia de princesa: Mónaco e Monte Carlo. Impossível alugar carro por causa do 14 de Julho. Emprestam-nos um mini morris e lá vamos nós, montanha acima, montanha abaixo, caminho maravilhoso à beira mar.

Mónaco lindo, Monte Carlo idem. Iates, Ferraris, Chanel e louras caras. Caríssimas!

Para encurtar que isto já vai longo, regresso com paragens para fotos aqui e ali, é tudo de contos de fadas. E à entrada em Nice, o mini fica sem embraiagem! Ah, agonia, tentar passar as mudanças com um carro que grita, ronca, sacode-se. Encurtando ainda mais: carro encostado num estacionamento e boleia de uns franceses amorosos.

Detalhe: o carro deles dizia Pompes Funebres. Sim, é para transporte de caixões. E nós fomos atrás. Como num ensaio. Acabou assim o meu dia de princesa.

Façam figas!!!

sexta-feira, julho 14, 2006

Feel nice in Nice


Deixo-vos o desejo de maravilhoso fim de semana.

Vou a banhos, ver os fogos de artíficio do 14 de Julho in loco, um saltinho ao Mónaco.

Recados para a Stephanie?

Não sei se conseguirei dar notícias (abomino aquele teclado sem acentos...), mas o tempo será curtinho: segunda-feira, de regresso às lides. Há que provar que alguns funcionários públicos trabalham, com isto dos dispensáveis...

quinta-feira, julho 13, 2006

Toda a farsa tem dois gumes


"Pai, quando eu crescer posso trabalhar na comunicação social? Eu quero ser um grande cretinizador!"

By Millôr Fernandes, cartunista brasileiro.

...A propósito de vários posts sobre notícias de jornais, revistas e tv, que li ontem. Como o da Pitucha... http://nocinzentodebruxelas.blogspot.com

quarta-feira, julho 12, 2006

Canto em qualquer Canto


Os fabulosos olhos, o corpo, o jogo ombros-quadris e a voz... a suprema voz maravilhosa que atinge oito oitavas e nos entra na alma!

Os cabelos rareiam mais e mais, os que sobram estão já completamente prateados; a testa enrugada mostra que já entrou há tempos nos sessenta.

Vestido de negro, acompanhado por quatro cordas (Pedro Jóia cada vez mais fantástico no seu alaúde), voz e luz, mais nada.

Mais nada era preciso. Ele canta em qualquer canto. Solta a voz e pendura estrelas nos nossos sorrisos, instala-se nos nossos corações; a voz começa murmurada e o sussurro sobe e ecoa dentro de nós.

Pergunto-me por quanto tempo mais assim será. Como eu, também ele está a envelhecer. A chegar aos 70. Já não é o menino que usava saias de ráfia e pintava o rosto do tempo dos Secos & Molhados; foi-se desnudando de máscaras, assumindo e encarando a timidez, escancarando-se...

Só a voz permanece igual, deslumbrante, magnífica.

Ney, que canta em qualquer canto. Do que me apercebi, eu, a Pitucha, a Madalena, Dakidali, a mãe da Caracolinha, a Sinapse, e mais uns quantos não nos importaríamos que ele cantasse em cima da nossa mesa de cabeceira, para nos ninar...

Este post é para quem me leu ontem e pediu esta partilha.

terça-feira, julho 11, 2006

Logo à noite


Tanto Amar

by Chico Buarque - 1981

Amo tanto e de tanto amar acho que ela é bonita
Tem um olho sempre a boiar e outro que agita
Tem um olho que não está, meus olhares evita
E outro olho a me arregalar sua pepita

A metade do seu olhar está chamando pra luta, aflita
E metade quer madrugar na bodeguita
Se os seus olhos eu for cantar, um seu olho me atura
E outro olho vai desmanchar toda a pintura

Ela pode rodopiar e mudar de figura
A Paloma do seu mirar virar miúra

É na soma do seu olhar que eu vou me conhecer inteiro
Se nasci pra enfrentar o mar ou faroleiro

Amo tanto e de tanto amar acho que ela acredita
Tem um olho a pestanejar e outro me fita
Suas pernas vão me enroscar num balé esquisito
Seus dois olhos vão se encontrar no infinito...

Porque o C, que eu amo tanto e de tanto amar acho que a vida é bonita, comprou os passes mágicos, logo à noite vou ouvir o Ney cantar sobre os meus olhos, de mãos dadas e coração entrelaçado. Há dias assim...

segunda-feira, julho 10, 2006

Do medo e do amor


Em Asterix e os Vikings, em exibição num cinema perto de ti, os Vikings não conhecem o medo e têm a firme convicção de que este nos dá asas e portanto, só quem tem medo consegue voar.

Asterix: Vês Obelix, afinal não é o medo que nos dá asas... é o amor!
Obelix: Ahhhhhhhhh...

Druida: Corajoso não é o que não tem medo; é o que o enfrenta!

E os gauleses continuam com a firme convicção de que só há a temer que o céu lhes caia sobre a cabeça!

...um pouco como lhes aconteceu ontem com Zidane e Cia...

domingo, julho 09, 2006

A hug



Porque ontem correu mal e nem bronze houve.

Porque hoje é domingo e não tens companhia para o cinema.

Porque amanhã te espera um princípio de semana difícil.

Porque um abraço reconforta.

Porque me vieste visitar.

Porque sim.

sábado, julho 08, 2006

Eu e a net caminhante



Até segunda-feira vai ser difícil fazer visitas aos meus amigos (e que saudades tenho já de vos ler) e posts.

Estou na casa da Avó Velhinha e como já vos contei, aqui há laranjas no pé, meloas maduras, ameixas, figos e morangos, as melancias estão quase no ponto e a água da piscina está quentinha.
Mas a net, senhores, a net...

Maravilhoso fim de semana a todos, prometo ir tentando! E que o bronze brilhe no peito dos nossos meninos logo mais...

quinta-feira, julho 06, 2006

Ensaio sobre a amizade bloguista

Se há ganhos realmente importantes que a passagem do tempo me concedeu, são os meus amigos.

A amizade é um meio-amor, sem algumas das vantagens do amor, mas sem o ónus do ciúme, principal desvantagem deste. (Lya Luft)

Só aos amigos se permite a crítica, porque ela vem recheada de carinho. Sem grandes conversas, só porque sim, amigos não nascem do nada, são cultivados com amizade... com respeito, delicadeza.

Amigos simplesmente estão lá e com eles a gente pode simplesmente ser.

São confiáveis, estimulantes, engraçados, críticos, irritantes às vezes. Mas estão lá.

Chamam-nos, desafiam-nos, apoiam-nos, abraçam-nos. Cuidam. Como no amor.

Ontem, passeando na minha habitual ronda pelos blogs, confirmei que havia uma rede virtual de amigos, que fazem exactamente o que fazem os amigos não-virtuais: preocupam-se, elogiam, criticam, apoiam, parabenizam, estão com.

Para quem tem dificuldades em estabelecer, manter ou desenvolver outras amizades, por ausência de tempo ou de espaço, o bloger do lado lá estará. Para os que não têm dificuldades, também!

O facto de haver amigos reais a visitarem o espaço virtual, também ajuda. Ajuda a descobrir que Papoila e Espumadamente fizeram anos ontem; Aragana, City lights, CK in uk, Mocho falante e mais um punhado estavam confiantes e a torcer pela selecção , foram os primeiros a ser visitados a seguir à derrota, para deixar miminhos; Kafé conformou-se por o Brasil ter sido despachado pela França e estava, junto com Ideália, à espera do milagre das quinas; Ana ficou sem par para dançar, Elite passou para o terceiro ano... Espumadamente babou-se porque outra amiga bloguista fez um post dedicado ao seu aniversário... o bebé de Mãe do outro mundo já tem um dentinho, Bichokundum está de passeio por França...

Não é fácil tirar um post da cartola todos os dias ou até dia sim dias não. Nem sempre bate a inspiração, às vezes a crítica é feroz... Mas isso não é coisa de amigo. Amigo está lá... com ou sem post. E, se criticar, é com carinho, lembram?

Para saber mais sobre os supra-citados amigos virtuais, sigam os links aí ao lado. Outra amiga, C-mim, vulgo fadinha dos blogs, colocou-os lá para isso mesmo. E, apesar da tristeza com a injusta derrota de ontem, vamo-nos tendo uns aos outros, é Verão e ainda faltam acontecer mil coisas boas...

quarta-feira, julho 05, 2006

Elogio do Amor


Como no filme de Godard, o que te quero é o para sempre!

Mesmo que não seja eterno, disse o poeta, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.

Já no Banquete Platão queria explicar e olha, M conseguiu melhor. O homem das estrelas ouviu a música que arde dentro de ti e ousou convidar-te para a dança.

Como os cisnes a acasalar.

Parabéns Kiki. O tempo mais bonito é o do amor que se instala. Aconchega-o no peito, agora que tens mais um motivo para olhar o Céu.

Este post é para ti e para todos os que ainda não desistiram de procurar estrelas. Como um incentivo à ternura. Um elogio do Amor...

A imagem é de http://omeualentejo.blogs.sapo.pt e a Kiki pousa actualmente no http://jardimdasrolas.blogspot.com

terça-feira, julho 04, 2006

Princesa desalento

Era uma vez uma menina rebelde demais para o seu tempo.

Era tão avançada que já sonhava ter um blog, ainda nem a Internet tinha sido inventada. Ela nunca tinha visto um computador, mas queria um blog. Quando viu, não sabia nem ligar, mas queria um blog. Quando aprendeu a ligar e a navegar teve a certeza: queria um blog!!! Porque os blogs que visitava traziam cor, humor , companhia e informação à sua vida. Mas ela não sabia como se fazia um blog. Toda a sua vida tinha desejado um, mas não sabia fazer. Tinha vergonha de pedir que lhe fizessem um, mas a fadinha dos blogs adivinha desejos sussurrados...

Hoje a menina que queria um blog faz anos!!!

C-mim e 125_Azul oferecemos-lhe o MELGA & MEIGUINHA

Visitem-na, mimem-na muito. Ela merece. Ela queria um blog desde que era pequenina, porque ela queria contar coisas muito interessantes, queria falar com muita gente...mas ninguém tinha tempo para ela. Ela queria um blog e achamos que os blogs foram inventados porque ela merecia ter um...

domingo, julho 02, 2006

Pessoas


Desde sempre, desde pequenininhos, pessoas entram, passam, permanecem na nossa vida.

Algumas são pessoas-cometa, passam rapidamente, brilham por um tempo, apagam-se, desparecem. Às vezes deixam um rasto de destruição, pegam-nos fogo e vão-se enquanto nos consumimos em chamas dolorosas.

Outras são pessoas-satélite, gravitam algum tempo na nossa órbita, alimentam-se da nossa luz e depois seguem a sua vida, movendo-se em outras órbitas que lhes sejam mais vantajosas.

Há as pessoas-estrela e estas são as minhas favoritas. Chegam piscando timidamente, vão-se instalando no nosso céu. Ficam, permanecem, estão lá mesmo que os nossos olhos não as vejam, o coração sabe que estão. Sempre, principalmente nas longas noites escuras da nossa existência. É até quando brilham mais.

Pessoas-estrela, mesmo quando são cadentes e o tempo ou a vida as leva rapidinho para brilhar num qualquer outro lugar, são sempre as que mais nos tocam. As que deixam a nossa vida mais iluminada e o nosso coração mais quente.

Hoje foi dia de comemorar dez anos da entrada de uma pessoa-estrela no meu céu pessoal. Das que ficam, das que se lembram, das que ouvem, das que dão colo, das que o tempo e a vida não afastam...

Como no poema "You're so welcome into my life", amiga! Grata. Venham mais dez.

Dias Felizes


01 de Julho. O Dia que agora chega ao fim, foi um dia feliz

Há 45 anos, os meus pais casaram. Assim permanecem, saudáveis, animados, rumo às bodas de ouro.

Há 50 anos, o meu primo mais velho nasceu; no dia do casamento dos meus pais, corria animado à volta da mesa, gritando excitado para os convivas "Dois bolos, é anos e casamento, é anos e casamento!" Ainda hoje, quando lhe telefonamos (ele é um resistente feliz, continua a morar em África), antes das felicitações, dizemos em coro "hoje é anos e casamento!"

Há menos anos, não digo quantos porque se trata de uma senhora, nasceu uma mulher linda e brilhante, destinada a casar com o meu irmão e a ser mãe do mais fôfo torcedor do Brasil, que hoje usou um cachecol verde e vermelho e gritou "Porrrtugau! Porrrtugau!" com o seu sotaque carioca da gema.

Há 100 anos nasceu o Sporting, clube daquele senhor que hoje defendeu 3 e o resto da história vocês conhecem.

Para ser perfeito, só faltou o meu pequenino carioca gritar, vestido de verde e amarelo "BRASIU!!!". É duro perder o seu primeiro campeonato do mundo com apenas três anos. Ainda bem que ele pode continuar na torcida, vantagem de ter mãe brasileira e pai angolano-português.

PORRRRRRRTUGAU!!!