
O fim de semana de véspera já tinha sido uma excitação só: encapar e etiquetar todos os livros e cadernos novos, acondicionar mochilas, definir estratégias de guarda-roupa (porcaria de tempo, e se chove, não posso levar aquelas sandálias, chatice!), a segunda-feira um caos de corram, despachem-se, Ana (12 anos) sai da frente do espelho, sim o cabelo está óptimo, sim Inês (6 anos) na segunda classe ainda se pode ir de totós e os elásticos cor-de-rosa combinam perfeitamente com os ganchinhos e NÃO vou trocá-los outra vez e acabou-se e beijinhos Migas que a mamã tem que ir trabalhar e levar as manas.
A mamã está a ensinar o Migas a dar "tchau" (acho que é um movimento fácil, simples...) o papá quer que ele bata palminhas, assim, tudo de uma vez. Resultado, nós dizemos "Tchau Migas" e ele olha confuso para ambas as mãos... desata a bater palminhas e dá gritinhos triunfantes...
Adiante. Excitação na volta da Escola, foi tão bom, tenho um stôr giríssimo a Ed. Física que faz mágicas e ai, nunca, NUNCA vou aprender francês, é garantido e mãe, sabes o Vasco?, ele vai ser o meu namorado outra vez este ano, disse-me Inês tu és uma princesa e fez olhinhos fofos. Assim, tudo de supetão, com as duas a falarem ao mesmo tempo.
O resultado da magnífica educação escolar a que as minhas filhas estão expostas notou-se logo (e ainda só vamos no terceiro dia!).
"Sabes, mamã, as algas do mar servem para fazer gomas (vêm do mar, são praticamente peixes, portanto são SAU-DÁ-VEIS), pára de dizer que não posso comer gomas antes do jantar!"
"Um eclipse é quando o sol que está aqui fica tapado pela lua que lhe passa à frente e daí fica tudo preto. Já reparaste nos eclipses da cabeça da Ana?, Está aqui a cabeça da Ana, cheia de idéias boas, depois vêm as idéias dos batons e do rimel e dos rapazes giros e faz-se um eclipse"
"Fica tudo preto, é?", reagiu a Ana indignada.
"Não, no teu caso fica tudo rosa choque!", dispara certeira a irmã.
Aiiiii! Migas, bate palminhas, bate.
Etiquetas: escola