quinta-feira, janeiro 31, 2008

Equilibrista


Sinto-me como a criatura da imagem acima: todos os dias mais e mais pratos para equilibrar!
Sem tempo para nada, uma loucura, sempre a correr, tanto, tanto trabalho! Suponho que melhorará para a semana, mas entretanto, aqui fica um beijinho e a promessa de voltar o mais rapidamente possível, se conseguir não deixar cair mais nenhum prato...

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 30, 2008

O melhor presente para o Azulão


O Azulão tem muitos amigos e um deles é dono de um Hotel. Ofereceu à nossa família cartões que permitem frequentar o ginásio e as piscinas (interior e exterior) sempre que nos apeteça.
Sábado foi o aniversário do Azulão e resolvemos que era uma boa data para o Migas começar a natação.
Eu, que fui nadadora por mais de 20 anos e que fiz natação com as meninas desde que elas eram bebés, armei-me em instrutora e o Azulão foi o tutor do Migas.
O piolhinho adorou tudo: a água quentinha (deve ter pensado "ena, que grande banheira!"), os mergulhos, bater os pézinhos e as mãos, apanhar os bonequinhos de borracha, brincar com as irmãs...
Parecíamos ricos: a piscina só para a família, muita brincadeira e o jacuzzi nos intervalos...
Pobre baby! Ficou tão cansado e faminto que a seguir comeu um pratão de sopinha com carne e arroz e dormiu uma sesta de 4 horas seguidas.
Azulão babou-se todo. Tirou mil fotos e entupiu as caixas postais dos amigos com testemunhos do mais recente atleta da família. É assim que sabemos que somos felizes...

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 29, 2008

Nós e o Piano


A Inês sai de casa para a Escola todos os dias carregada de tralha, parece o preto da Casa Africana. É a mochila da Escola, a da natação e o cesto da comida, obrigatórios; o Roo, objecto de transição que ela carrega para todo o lado desde que o irmão nasceu, mais uma malinha com missangas para fazer colares no intervalo, mais plasticina, mais livrinhos de pintar, mais, mais, mais...
Invariavelmente lá vão caindo coisas ao chão e a irmã vai atrás a apanhar e a resmungar.
Hoje foi assim:
Ó Inês, não há pachorra. Não podes trazer tanta coisa para a Escola todos os dias. A Escola é para estudar, não é para brincar. Só falta levares o piano!!!
Ana, retruca Inês calmamente, desculpa lá, mas nós não temos piano!
Pois não temos e a culpa é tua! A mãe não compra um piano por isso mesmo. Se tivéssemos, lá ias tu, todos os dias, com a gaita do piano às costas! Não temos nem vamos ter!
Verdade mamã?
Nãooooo, Inês, responde a Ana antes que eu possa dizer alguma coisa (a esta altura já estava perdida de riso). Isto é uma metáfora!
Ó Ana, grita a Inês já irritada, o que é metáfora? Eu não sei nada disso. Já estou toda baralhada com isso do piano e olha, mesmo se nós tivéssemos um eu não podia levar para a Escola. Pensas que eu sou burra? Eu sei que um piano é muito pesado! Quer dizer, se fosse de brinquedo dava. Mãe, compras um piano?

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Blogosfera


"Hoje até vais querer ler o jornal".

Não, meu querido, nada me faz ler jornais ou assistir a telejornais. Tu sabes...

"Sim, mas hoje, na revista do Correio da Manhã, saiu uma matéria sobre a vossa seita: tugas no estrangeiro e na blogosfera, assinada pela Miriam. E tu gostas de ler a Miriam. E é sobre a seita, estão lá as tuas amigas: a CK, a Pituxa, a Tuxa, a Carlota, a Aenima, a Sinapse, o Melões..."

DEIXA VER!!!

"Oh, sim... e o que eu mereço em troca, hummmm???"

Querido Azulão, TUDO! Primeiro a matéria, depois o que mereces em troca (bom ter sempre p'rá troca, 'né?) e depois, até o Sporting fez por merecer e PIMBA!

Parabéns à Miriam (grande idéia, amiga!) e aos tugas espalhados por aí. Fazem os meus dias mais felizes.

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Só teu, só nosso!


Adivinhei-te para mim logo ao primeiro olhar, quando nem mesmo acreditava em primeiros olhares.
Senti-te para mim quando pediste a Ela que ao vir buscar-te, deixasse a tua alma para sempre no meu colo.
Reconheci-te no primeiro choro e no primeiro sorriso do teu filho homem.
Sei-te mais velho amanhã. Mais sábio. Mais sereno. Mais lindo e amado que nunca.
Parabéns a ti que fazes o meu mundo mais e mais azul!

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Homónimos

"Dos desejos mais profundos costumam vir os ódios mais mortais".
Sócrates, o filósofo

Será por serem homónimos?

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 22, 2008

Zen


Vou ficar zen. Acupuntura e yoga semanais, ayurvédica de quinze em quinze dias. Amor, crianças, amigos, beijos e risos nos intervalos.
Não quero saber da queda das bolsas, até porque a minha já caiu há muito tempo.
Não quero saber de quilos a mais porque os meus deixaram de me incomodar.
Não quero saber de tricas porque a minha tensão arterial estabilizou e eu não quero que dispare outra vez.
Hummmmmm... sabe tãaaaao bem fazer de conta que sou capaz de dominar tudo outra vez...
Vou ficar zen!

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Nós éramos felizes e não sabíamos...

Às vezes, até parece mentira.
Liguei a TV logo de manhã, antes de sair da cama, para ajudar a acordar. País em alerta de segurança por causa de ameaça terrorista (coitados dos americanos, outra vez, pensei eu; ah, não, é na Europa, espanhóis?, franceses?).
Pasmem, senhores, era de Portugal que se falava! Terroristas aqui? Desde África, e já lá vão mais de trinta aninhos, que não ouvia falar em terroristas que ameaçassem os portugueses...
Depois é o retrato do suposto raptor da Maddie (encomendado pelos papás e divulgado agora), com a conclusão de que o indivíduo em questão será português (alguém duvidadva?) e TINHA DENTES VERDES.
Foi demais! Juro, pensei que ainda estava a dormir e a ter um pesadelo. Mas depois fiquei a saber que Portugal é o único país da zona Euro que acredita na recuperação da economia já em 2008 e vi que talvez fosse a sério. Mais aquilo das off-shores do BCP e tal e confirma-se: era mesmo verdade.
Hoje acordei dentro de um pesadelo...

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 18, 2008

O outro filho da caixinha


Hoje acordei feliz. Tinha encomendado um céu bem azul para te iluminar, um sol amarelinho para te aquecer, uma brisa suave para despentear os teus cabelinhos e eles chegaram a tempo.
Porque hoje, sabes, hoje celebramos o tempo que passou (um ano, já!) sobre o dia que a mamã te troxe para a luz.
Sabes que diziam que ela não seria capaz de o fazer, mas ela e o papá nunca acreditaram. Eles são assim, não acreditam em impossibilidades.
Depois também diziam que não conseguirias mamar sozinho tão cedo, porque os bebés só adquirem o reflexo de sucção às 35 semanas, mas tu és filho dos papás e às 32 já mamavas mais do que todos os outros bebés do berçário juntos.
E agora já vais à Escola e tens cinco dentinhos e muitos, muitos cabelos fofos e espetados bem no alto da cabeça.
Os olhos continuam azuis e imensos, comes iogurte, sopa e que mais vier e tens aquela sabedoria presente na serenidade com que nos olhas a todos, sim olá, eu sou o Rodrigo.
Sonho com o dia em que vais jogar à bola, talvez tu e o Miguinhas no Sporting, o teu papá e o dele de cachecol e orgulho na bancada, a torcer. Imagino-te tranquilo a acalmar o teu amigo, sempre espoleta, sempre agitado.
Imagino-vos a sair à noite, a vires contar-me (vais contar-me, não vais?) da tua primeira namorada e a tua mamã a ter um ataque de sogra...
Imagino-te para sempre na nossa vida, porque assim é que é certo para os que são amigos.
Parabéns, Rodrigo. Enche os papás de beijos e baba, eles merecem!

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Novos amigos


Ele era o dono da Sabedoria, mas resolveu aligeirar as coisas e agora podemos encontrá-lo em http://zoobizarro.blogspot.com ; tem as mais belas fotos, as mais interessantes palavras, um humor refinado e é delicioso de se ler. Chegou até mim como um presente de Natal, via outro lado do mundo, pelas mãos generosas de uma ursa mãe e faz-me sonhar e acreditar em fadas, porque me ofereceu a mais bela flor em forma de celebração.
Ela começou agora e é uma grande maluca! Tem uma visão muito própria do jet set, da política, da vida e dos caniches que fazem xixi nos arraiolos. Faz-me rir e apetece-me pedir-lhe que me faça umas horinhas lá em casa, para me explicar certas coisas que só ela entende, sobre a vida e o mundo. Ela é http://mulheradiasmoderna.blogspot.com e tem um Jaquim que lhe enfeita o blog.
Adoro começar o dia a lê-los. Deixam-me feliz!

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Meninas

As duas meninas de Fátima foram repetidamente abusadas por um adulto, familiar próximo. Assim que se apercebeu, Fátima denunciou o ocorrido. Toda a família rompeu com ela. A perícia médica provou que ela e as meninas diziam a verdade. Durante 3 anos as meninas foram vigiadas pelas mais diversas comissões de protecção de crianças, entrevistadas por pediatras, pedopsiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, juízes, advogados. Era para "construir o processo e assegurar as competências da mãe para manter a custódia" (???).
O abusador passeava-se, solto e impune. Abusando livre e leve, talvez, é sabido que costuma ser assim.
Ontem a sentença de um julgamento que começou há 2 meses: 5 anos de pena suspensa, o abusador ainda é jovem, (tem menos de 30 anos), está inserido sócio-profissionalmente, confundiu os sentimentos pelas meninas, (que à época dos abusos tinham ambas menos de 8 anos...), não há razões para pena mais severa.
As meninas continuam presas. Presas à memória dos repetidos abusos, presas ao sistema que as obriga a apresentações regulares aos profissionais de saúde mental que as acompanharão por ordem judicial até à maioridade. A mãe foi condenada a prisão perpétua moral, a culpa de não ter conseguido proteger melhor as filhas a dilacerar-lhe o coração.
A sentença foi proferida por uma JUÍZA. Parece que juíz é uma palavra sem feminino, logo devo ter construído mal a frase anterior.
Tomara que o abusador nunca se encontre com uma das suas filhas, Senhora Doutora Juíz.

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 15, 2008

10.000!!!


O próximo passageiro virtual que passar por esta 125 Azul será o número 10.000.
Passando pelo meu perfil hoje, estava lá o número mágico: 9.999.
Mal posso crer! Uma aventura que começou há menos de dois anos fez 10.000 pessoas passarem por mim. Uns silenciosos, discretos, mas sempre, sempre muito atentos. Outros que deixam regularmente miminhos, ralhetes, piadas.
A todos, hoje tenho o coração assim: inchado, mas arrumado a um canto, tímido e orgulhoso. Bate, quieto e feliz.
E deseja ao 10.000 e a todos os que forem passando, um mundo de felicidades. Bem hajam!
Considerarei o 10.000 a primeira pessoa que comentar este post. Ao 10.000 e a todos os que forem passando, grata, gratíssima. Iluminam os meus dias.

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Agendamento Potestativo


No Verão a Carlota, nossa vizinha do lote 5, dizia que estava farta de ouvir uma palavra que até aí lhe era desconhecida: parangonas. E depois de a ouvir uma vez, foi um nunca mais parar.
Pois eu nunca tinha ouvido esta: potestativo. Estou fartinha de a ouvir desde ontem. Tudo porque o Sr. Governador do Banco de Portugal não tinha noção de que a sua ida ao Parlamento explicar a trapalhada do BCP era importante e urgente, coitado. O PSD pimbas, fez-lhe um agendamento potestativo.
Vai daí o CDS, que nestas coisas nunca se fica atrás, catrapimba, agendamento potestativo ao Director da ASAE para este ir explicar que raios anda a fazer a fechar a torto e a direito "coisas" e a acabar com as nossas tradições da colher de pau, do tachinho de barro, dos cartuchos das castanhas, etc e tal.
Ora vamos lá a ver: cabe aqui um agendamento potestativo para um almoço blogger de protesto pelo estado da Nação, boa?

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Ainda estou a tentar entender


Uribe, presidente da Colombia, é o maior aliado de Bush na América Latina.
Chavez, presidente da Venezuela, é o maior inimigo de Bush na América Latina.
Uribe e Chavez são os melhores amigos desde que Chavez ajudou a libertar as reféns presas pelas FARC.
As Farc são a maior inimiga de Uribe.
Chavez tem uma simpatia especial pelas FARC.
As Farc têm uma simpatia especial por Chavez.
Perceberam tudo?

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Segredos

De ressaca de um dia feliz, correndo para agradecer uma caixa de comentários transbordante de amor e solidariedade tão real que ultrapassa qualquer virtual que lhe queiram chamar, corro para contar um segredo de mocinha.
Ana, linda de cabelos e idéias encaracoladas e adolescentes, foi elegante, de vestido curto e collants (longe vão os tempos em que dizias "colanches", princesa...) modernos para a Escola. No carro dizia: "espero que os miúdos da minha turma não me mandem bocas, não se metam comigo por eu ir de cabelo solto. Chateia-me quando ficam a babar-se!".

Oh, sim, penso. Há quanto tempo não passo por quem se meta com os meus cabelos soltos e se babe? O Beto querido até ficou de contratar uma banda para me "cantar", mas isso é outra história.

Quando a fui buscar, perguntei: "Então, chatearam-te?"
Só o Bruno. Na aula de Inglês começou "oh Ana, oh Ana" e eu a pensar, se me chateias mando-te catar coquinhos, parvalhão. Com cara de brava perguntei-lhe: "Que foi?"
E ele: "nada, diz lá, a Stôra mandou abrir na página 34 ou na 37?"

Ah, filha, é assim mesmo. Nem sempre os homens nos dizem o que queremos ouvir...

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 09, 2008

O Filho da Caixinha


Um ano! Um ano, Filho meu. Meu e da caixinha, das "tias" da MAC, de todos os que pediram e rezaram.
Mas primeiro da Caixinha. Do útero-mãe para a caixinha de vidro, os tubos e agulhas ameaçadores e das tias que diziam que estavas óptimo quando o meu coração só via o teu corpinho mirrado e pressentia-te em dor. E mesmo assim, só quatro dia depois de te ter trazido para a luz, porque durante 4 dias a minha alma vagueou por parte incerta...
Solidão, solidão mesmo, só me lembro de ter sentido uma vez na vida: naqueles instantes de maca fria, nua e dobrada sobre mim própria, à espera da anestesia. Valeu Elvis Costello, que me cantou "She" enquanto rios de sangue te traziam à vida.
O Pai viu-te passar no corredor: o teu nariz-batatinha, adivinhado na ecografia 3-D, deu-lhe a certeza que eras dele. Ele o Pai, sabia que eras o seu filhinho guerreiro e cumprias um destino que já fora dele 40 anos antes: gémeo, prematuro, também ele morou numa caixinha, na mesma sala onde tu vieste a estar...
Sonhei para o teu momento de chegada à luz o meu melhor sorriso, o pai a cortar-te o cordão que te levava para longe de mim e eu a dizer-lhe: "Toma, é teu".
Chegaste antes, expulso de mim pelos meus medos e dores. Pequenino e valente. Já na caixinha te mexias e alçavas a perninha em direcção à janelinha por onde te tocava, como se quisesses fugir.
Um ano depois, continuas fascinado por caixinhas. Quase num regresso ao útero-mãe artificial, eis a imagem acima para provar. É instintivo, não é Filho?

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 08, 2008

Porque andamos a arrancar corações uns aos outros?



Enquanto esperava pelo filho à porta da Escola, a minha amiga ligou-me para dar um recado. De repente, diz: "ó pá, ó pá, parem, parem", aflita, muito aflita.

Cenário: 17H00, um puto de uns 12 anos atravessa a rua em cima da passadeira; outro puto, mais ou menos da mesma idade, dirige-se a ele e, sem proferir palavra, acerta-lhe com algo metálico no rosto. A sangrar, a vítima fica parada em cima da passadeira. A minha amiga grita, o outro puto atravessa calmamente a rua e vai-se embora. Várias pessoas assistem estupefactas. Ninguém se aproxima do agressor. Ninguém se aproxima da vítima. Jogassem eles no Benfica e já estava um suspenso!

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 07, 2008

knocking on heaven's door


Os hindus dizem que quando o corpo dá o último suspiro, a alma parte para habitar o lugar onde foi mais feliz. Para onde irá regressar a tua...?

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Celebração


"Que nunca vos falte o pão para alimentar os filhos. Que não falte àgua, fonte da vida, nem vinho, para celebrar com os amigos; que não falte sal para temperar todo esse amor e que se bastem um ao outro. Nos tempos difíceis, que descalcem as sandálias e caminhem de mãos entrelaçadas na areia da praia. Deixem que o mar vos lave e leve a dor. Sejam felizes e amem-se infinitamente: foi para isso que Deus vos criou."
Joguei a coroa de flores que me prendiam os cabelos ao mar. Fizeste o mesmo e sei o que pediste a Iemanjá: o mesmo que tinhas escrito naquela mensagem que o mar de Ipanema levou 4 dias antes... Sei, porque pedi o mesmo.
Às vezes, os deuses são generosos e trazem o que queres. É por isso que se deve ter cuidado com o que se pede. Daqui a mais uns dias celebramos o último grande pedido que eles atenderam. Só a Dinda sabia que assim seria...
Grata, Amor!

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Borboleta Africana




Ela era magrinha e valente. Das minhas mãos saiam cenouras, das dela saiam búzios. Deu-me a sua primaira filha, para eu ser "mãedrinha" em tempos padrastos. Sem televisão, com ela o mundo estendia-se para lá do cabuletê e eu era quem desejasse ser, fada, feiticeira, guerreira e doce.

Depois as mãos mágicas fizeram bolos de todas as cores e plantaram horta e jardim. Foi então que chegaram as borboletas.

Ela está em http://borboletaafricana.blogspot.com/ e é a minha amiga de toda a vida. Aventurem-se, ela não comprou cuecas azuis...

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Telegrama


Aos Senhores Dirigentes do Planeta:
Acaba de começar um Ano novinho em folha. A estrear.
Por favor, não o estraguem...

Etiquetas: