sexta-feira, agosto 25, 2006

A solução do "pobrema"


Sabem, de certeza que o homem foi à Lua. Americanos primeiro, Russos e Chineses em órbita e rotas alteradas, depois! Até uma cadela foi à Lua!

E sabem que foi encontrado um guerreiro com mais de 2500 anos mumificado, muito bem conservado, numa montanha da Mongólia. Louro, tatuado e tudo.

O Homem consegue coisas espantosas: removeram a estátua de Ramsés do centro do Cairo porque a poluição estava a danificá-la. Planificaram durante dez anos e finalmente conseguiram removê-la em segurança, para o local onde se erguerá um museu para a proteger.

ENTÃO, senhores, porque carago não conseguem resolver o "pobremazinho" da minha Net?

Mocho querido, já liguei para a Zapp. Já troquei o cabo, já removi os pop-up's. Já lhes falei de ti, das ameaças da Melguinha, dos conselhos da Lídia e da Sinapse, da solidariedade do Carlos, das minhas saudades e de todas as cusquices e fofocas que tenho estado a perder por não vos poder visitar!

Pensas que se comovem? O tanas!!! É Agosto.

Podem ter removido o Ramsés, podem ter encontrado a múmia. Podem até voltar à Lua. Agora arranjar esta coisa no mês acéfalo nacional é que nunquinha!!!

E assim, será só aos pedacinhos, quando o desalinhamento dos chakras do aparelho permitir...

Beijinhos e saudades. Até sempre.

PS: não contem a ninguém, mas adorei vir aqui hoje e ver que tinha um monte de miminhos à minha espera! Obrigado a todos!

Como diz a música, "é que um carinho às vezes cai bem..."

segunda-feira, agosto 21, 2006

Pobremas!!!

A minha net está com "pobremas". Ou sou eu que estou, não sei bem.

O moço da FNAC disse que estou com problemas na porta USB (ou UBS, que isto das siglas baralha-me sempre). Ou então activei o sistema Pop-up Bloker, o que quer que isto seja.

Ahhhhhhhh! OK. Tenho que reconhecer que às vezes os meus neurónios não dão para mais.

E então, a solução é?

"Minha senhora (disse ele, revirando os olhinhos, com aquele ar superior de quem preferia ter começado a frase por ó minha grande anormal) a Zapp costuma enviar-nos cabos de substituição, mas não temos nenhum em stock. Além disso o novo modelo de cabo é incompatível com o seu aparelho. A solução talvez seja um porta-portas."

Ai meus sais. Ai a Defesa do Consumidor. Ai o carago! Eu só quero a minha netzinha a funcionar direitinho. Quero visitar os blogues dos meus amigos, rir-me, emocionar-me, informar-me e deixar beijinhos.

Malta, tou com POBREMA. Na verdade tou com pobremão!

Prometo ir tentando resolver, até lá beijinhos e saudades.

domingo, agosto 20, 2006

Apesar do Embargo


Não gosto de falar de política. Não gosto especialmente de políticos. Não aprecio as barbaridades que se cometem em nome de politiquices, entre elas as religiosas.

Respeito as convicções das pessoas, lamentando quando se transformam em intolerância ou se traduzem em fanatismo. Não tenho o hábito de metralhar o Bush, apesar de achar que ele caiu de cabeça do berço. Acho a malta do Hammas um bocado desvairada e o Bin Laden também, suponho que isso é do senso comum...

Mas, ao ver esta imagem de Fidel, publicada a anunciar o seu rápido reestabelecimento, com o jornal do dia na mão (demonstrando inequivocamnte que não era fotomontagem, é sabido que vivemos num mundo dado a vigarices!, e sim, o Comandante está vivo e de boa saúde), senti que algo não combinava e gostaria da vossa opinião.

Será o facto de estar bronzeado, ele normalmente tão pálido, e logo após uma cirurgia?

Será a ausência de todos os sinais e manchas de pele usuais nos idosos e que ele em fotos anteriores apresentava também? (Operação cosmética ou um qualquer programa avançado de computador?)

Talvez fosse a ausência do uniforme habitual no Comandante.

Não sei. Possivelmente estranhei vê-lo sob o patrocínio da Adidas, foi o que foi! É que não dá a bota com a perdigota! Ou dá?

E creio que o seu acessor de imagem, no mínimo, devia ser despedido...

sexta-feira, agosto 18, 2006

Qué? Ahhhn!!!


O ônibus ia do Cosme Velho para o Leblon, vindo lá do Largo do Machado.

Entrou uma senhora que se sentou ao lado da comadre. Oi p'ra cá, oi p'ra lá, tudo bem?, tudo bom e tal.

Às tantas a senhora mais nova (mais de 45, calculo) comenta com a mais velha (uns 60):

"Você sabe que eu sempre me atolo com esse negócio de falar algumas palavras que são difíceis demais na nossa língua! Por exemplo, eu nunca sei se é "pobrema" ou "probrema"!

Com a sabedoria que os anos conferem, a outra senhora explicou:

"Os dois pode estar certo! Tem é que saber usar. Vou te explicar para você não se atrapalhar mais:

Pobrema é quando não é nada muito importante, por exemplo, tua filha tá indo mal na Escola, você descobre que teu filho é bicha, tua patroa vai encher teu saco porque você quebrou aquele copo que ela gosta, coisas assim. Chateia, mas dá p'ra resolver.

Agora probrema é quando é ruim p'ra valer: você descobre que teu marido tem câncer, tua filha embarrigou e não sabe quem é o pai do neném, tua patroa despede você sem pagar seus direitos e não quer dar referência. Se fôr o caso de teu marido ser brocha, aí depende se você faz questão ou não: se faz, é probrema, se não faz, é pobrema! Entendeu?

Ahhhhn! E eu que costumava fazer esta viagem sempre de táxi...

Para a minha Dinda querida, poque bateu uma saudade daquele cappuccino na Argumento do Leblon ...

Saudade é pobrema ou probrema?

quinta-feira, agosto 17, 2006

Gajos!


Já dizia Oscar Wilde:


"A diferença entre os homens e os meninos é o preço dos brinquedos!"

quarta-feira, agosto 16, 2006

Quem foi Rei não perde a majestade!


16 de Agosto de 1977. Elvis Presley morreu.

Quase há 30 anos! O Rei do Rock n' Roll. O homem que remexia de tal forma os quadris que parecia que se ia desmanchar em palco, desafiou os padrões morais da América e provocava histeria e desmaios por onde passava. Um homem de olhos doces e voz poderosa que enlouqueceu as adolescentes dos idos '50 e '60.

Morreu gordo, sozinho, drogado (consumia mas de 100 comprimidos por dia, entre analgésicos, anfetaminas e barbitúricos). E tanto tempo depois, Graceland, a mansão onde morou e Priscilla, a ex-mulher, transformou em museu-empresa, rende milhões anualmente, entre visitas, eventos e venda de penduricalhos alusivos ao Rei.

Não fui grande fã, mas adoro a sua receita de sandes de banana: torra-se o pão, barra-se com manteiga de amendoim, recheia-se com rodelas de banana, "frita-se" com pouquíssima manteiga numa frigideira até o sanduiche ficar quentinho e dourado e a banana quente e semi-derretida.

Hummmmmm. Só se pode comer de vez em quando, sob pena de não conseguirmos dançar uma das suas músicas se abusarmos.

Para toda uma geração, Elvis embalou sonhos, namoros, aventuras,desejos.

Onde o Rei estiver, que descanse em paz!

terça-feira, agosto 15, 2006

Culto da Personalidade


A propósito de um post lido hoje em http://espumadamente.blogspot.com

Ainda andava na faculdade e morava no Brasil, numa cidade onde há um Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Uma prima minha foi passar um ano connosco e estava a cabar um curso na Alliance Française. Tinha dois colegas iraquianos, que estavam no Brasil, no tal Centro Aeroespacial em missão representativa do seu país.

Naquela época os americanos ainda não achavam que o Iraque fazia parte do Eixo do Mal, o Brasil fornecia armas e tecnologia ao Iraque e era o tempo da Guerra Irão x Iraque, em que torcíamos todos pelo Saddam. Adiante.

Os colegas da minha prima eram ambos engenheiros, muito cultos e educados, falavam inglês fluente, safavam-se em português e arranhavam francês. Sentiam muitas saudades de casa, da comida, dos amigos. Iam comer pizza connosco e escolhiam sempre as que não tinham fiambre, porque não podiam comer carne de porco... mas não resistiam a acompanhá-la com vinho tinto!

Eram amorosos e rapidamente integraram o nosso grupo de amigos. Um dia convidaram-nos para irmos à festa de aniversário do seu amado presidente.

Nós fomos. Deram-nos uma autorização especial para entrar no CTA, fomos todos revistados e finalmente, muito aperaltados, lá entrámos no recinto da festa.

Era um festão! Tipo casamento, com montes de mesas de comes e bebes (nenhuma bebida alcoólica), doces maravilhosos com amêndoas, folhados e mel, mil coisas estranhas e misteriosas, comida Iraquiana.

Um enormíssimo retrato de Saddam Husseim pendurado na parede, para nos lembrar de quem era o aniversário que festejávamos. Música iraquiana, umas 200 pessoas a dançar e a comer, todos felizes.

Três tiros de pistola para o ar e surpresa... Um enorme bolo de 5 andares, cheio de velas acesas. Cantou-se a versão Happy Birthday do tradicional parabéns e tudo.

Lembro-me que não achei aquilo lá muito normal, uma festa sem o aniversariante presente.

Anos depois, Guerra do Golfo e Saddam já era o inimigo. Xiiiiiiii! E eu fui ao aniversário dele...

Esqueci-me de um detalhe: o Corão proibe, mas com o bolo serviram champagne francês. Legítimo.

segunda-feira, agosto 14, 2006

Domingo

Ontem foi um dia importante: Dia dos Pais no Brasil, o Comandante Fidel fez 80, Naide Gomes ganhou mais prata para Portugal e supostamente a Guerra entre Israel e Líbano acabou.

É sabido que domingo é um dia péssimo para ver TV (não que os outros sejam muito melhores, mas domingo é mesmo infernal!). Claro que há um complôt internacional entre os senhores das TVs para se esmerarem em servir porcaria enlatada aos domingos, suponho que com o nobre objectivo de obrigar as famílias a sair de casa, irem ao teatro, ao cinema, forçar passeios no jardim, idas à praia. Fomentar o convívio, enfim. É que é de certezinha!

Claro que ontem havia as medalhas e o aniversário do comandante, a guerra e os inevitáveis incêndios (eu seja ceguinha e veja a minha casa a arder, se o que eles mereciam não era serem todos enforcados, esses que ateiam os fogos!).

E tudo repetido 300 vezes, não vá uma pessoa não ter ouvido bem à primeira!

Salvou-se a SIC notícias com dois "Toda a Verdade" absolutamente esmagadores: o primeiro sobre as mulheres que são atacadas com ácido no Bangladesh e o segundo sobre as ocupações criminosas de casas e empresas na nova Rússia, com a protecção do Estado.

No Bangladesh, todos os dias há um novo caso de mulher atacada por um homem, noivo, marido, sogro. São atacadas porque não dão à luz meninos, porque não aceitam namorar com um deles, porque os sogros não concordaram com o casamento, porque sim e porque eles querem. Jogam-lhes ácido cítrico ou sulfúrico no rosto e esmagam-lhes a alma. É proibida a venda de ácido, mas os ourives, por exemplo, têm autorização para comprar e depois revendem-no ilegalmente.

Na Rússia, principalmente em Moscow, as pessoas saem para trabalhar e quando voltam a casa, esta foi destruida para se construir no local um prédio. Assim, sem mais. Há pessoas a viver dentro de carros, porque de um dia para o outro ficaram sem a casa onde moravam há 20, 30 anos. Pequenos empresários ficam sem as suas empresas porque mafiosos os ameaçam, a Direccção Geral dos Impostos aparece e "arranja" dívidas que os pobres empresários jamais terão possibilidade de liquidar, não lhes restando outra alternativa senão entregar a empresa aos mafiosos.

E horas antes da entrada em vigor do cessar-fogo assinado por Israel e Líbano, os bombardeamentos intensificaram-se ao limite da loucura impossível.

Estamos a viver num mundo estranho. Muito estranho. E, manipulação de imagens ou de informação à parte, quase podia jurar que já tínhamos saído da Idade das Trevas há uns tempos.
Juro. Pensava mesmo.

sábado, agosto 12, 2006

So tomato Korasai


O japonês pequenino olhava-me e dizia tranquilo "so tomato korasai". Claro que não se escreve assim, mas era como eu ouvia.

Naqueles tempos, dava aulas a crianças com deficiências múltiplas e ele não tinha nenhuma, apenas não falava português e era suposto que eu o alfabetizasse. Eu dizia "vá, escreve, copia a letrinha que está no quadro" e ele, no seu olhar oblíquo "so tomato korasai".

Juro que tive a certeza de que ele me chamava um nome, ou vários, nomes feios. Mas era a avó que o trazia todos os dias e como se pede tradução de algo supostamente obsceno a uma avó japonesa? Bem, ela também não dizia grande coisa em português...

Um dia conheci o namorado japonês de uma colega e esclareci a coisa: "so tomato korasai", ou algo semelhante, quer dizer "um momento, por favor".

Ahhhhhh.

Muitos anos depois, no Parque Guell em Barcelona, o meu marido tentava tirar uma fotografia às minhas filhas em frente à famosa fonte do lagarto, inteiramente tomada por uma excursão de japoneses.

Entra japonês, click, click, click, sai japonês, acaricia a cabeça do lagarto, click, vem a japonesa, click, agora duas, click. E ainda faltam uns 127 japoneses...

De repente, uma inspiração: salto para a frente da fonte, agito os braços no ar e digo decidida: "So tomao korasai", fazendo o meu melhor sorriso.

Surpresa: os japoneses desataram a fazer vénias, olhos arregalados, pararam, deixaram o meu marido tirar duas fotos às meninas, riam com as mãos a tapar a boca, sacudiam as cabeças. Um acontecimento!

Ainda lhes ofereci um "Arigatô", com vénia e tudo, garantidas as fotos das meninas e da fonte. As minhas filhas ficaram fascinadas a achar que a mamã falava japonês. Os japoneses, idem, uma ocidental em Barcelona, a falar japonês. E eu agradeci secretamente o japonês pequenino que comigo aprendeu a escrever o nome e pouco mais em português e me ensinou as únicas palavras que preciso saber em japonês.

Para a Marta, que daqui a uma semana estará no Parque Guell, não vá aparecer uma excursão de japoneses...

sexta-feira, agosto 11, 2006

Respeitar a vontade


"Podes levar um cavalo à beira do rio
mas não podes obrigá-lo a beber água."
Ditado Sul-Africano
A propósito de alguns posts publicados por diferentes bloggers, desiludidos com os amores, os amigos e a espécie humana em geral.
Fazes o que tens que fazer, como acreditas ser melhor. Levas o cavalo à beira do rio. Ele bebe se lhe apetecer. Por muito que te doa vê-lo morrer de sede...

quarta-feira, agosto 09, 2006

Ontem, Hoje


Ana significa "Graça de Deus" ou "Presente de Deus"

Ontem foi 8/8. O 8 é o número mágico para os chineses, o infinito, o perfeito, o que não começa, o que não acaba.

Em Hong Kong pagam-se fortunas para conseguir que a matrícula de um carro tenha pelo menos um 8. As casas e os apartamentos nº8 são mais caros porque o 8 é o número da fortuna, traz sorte e felicidade.

Magias, crendices. Pois é.

Mas Ana nasceu a 8/8, após exactos 8 meses de gestação. Ana nasceu após três perdas, e mais de 200 injecções na barriga. Serena, com três voltas de cordão umbilical apertadas no pescoço. Vaidosa, Ana nasceu de colar, serena e cor-de-rosa.

Um bebé milagre. Cresce e torna-se mais doce a cada dia. Boa menina, centrada, com uma mão dotada para construções maravilhosas, desenhos fantásticos, atenta, solidária.

Meu presente de Deus.

Ontem Ana fez a sua primeira capicua. Ana mocinha tem 11 anos, vai à pedicure e à depilação, enrubesce quando os meninos vêm falar com ela, olha para o espelho de pelo menos 17 ângulos diferentes antes de sair de casa e preocupa-se se a pulseira combina com a t-shirt, esta com a saia, a saia com a sandália, a sandália com a mala. Lê livros sobre "o que dizer no primeiro encontro", "ser cool", "porque os rapazes são diferentes das raparigas", "borbulhas e úvidas" e quando alguém se beija na boca diz "arghhhh" e desvia discretamente o olhar. Também lê poesia e quer ser pintora.

Ana. Meu presente de Deus. Parabéns. Obrigado, querida.

segunda-feira, agosto 07, 2006


Ás vezes o caminho é longo e estreito.

A preto e branco, quando querias cores e luz. Mas há um caminho e só precisas de te dispôr a percorrê-lo.

E sabes que o caminho te levará a algum lugar. Terás que ir.

...com a convicção que o melhor caminho, o mais bonito, o menos percorrido mas o que te levará mais longe, é sempre o caminho que fazes para dentro de ti mesma.

Então vai.

Para Cilinha, que acaba de tropeçar num buraco, mas, como boa "gaija do Nuorte", já se reequilibrou nos seus Manolos e saiu pisando firme!

domingo, agosto 06, 2006

Semi-Aniversário


Ontem descobri que o blog da Sinapse, http://postaisdebxl.blogspot.com , nasceu um dia antes do meu. O dela fez ontem seis meses, muitos parabéns, minha linda!

O meu faz hoje e eu ameacei "roubar " o post dela para assinalar o evento, porque ela diz tudo o que eu gostaria de dizer...

Mas fiquei com medo de um processo por plágio ou de uma queixa ao Tribunal Europeu, ela mora lá em Bruxelas, muito perto do poder central, e assim, escrevo por conta própria, numa prosa menos acertada, mas saída do coração!

Obrigado à minha fadinha dos blogs, que me ofereceu este presente. Um blog é um presente fantástico, como uma caixa de onde saem muitas surpresas. Antes do meu blog, nunca tinha visitado blogs por rotina. Espreitava La double vie de Veronique e C-mim de vez em quando, mas este era um mundo mágico e misterioso...

O meu marido pergunta-me, quando me vê a sorrir ou a franzir a testa ou a arregalar os olhos em frente ao computador, se já estou "com a seita". Estava longe de imaginar que a minha caixinha de surpresas de traria novos amigos, novas experiências, novas conversas com pessoas sem rosto, só com alma. A minha "seita"!

Preocupei-me com o gigante corajoso que tinha que fazer uma cirurgia (caixapandora), descobri melgas em Barbados e torço para que haja um casamento (ck in uk), descubro novos programas em Lisboa e arredores (city lights, mocho falante, snail tale, spring talks), torço-me a rir ou zango-me com disparates sérios (espumadamente e contra-capa), retorno à África minha (planalto central, oxigénio, chora-que-logo-bebes, citius altius fortius), descubro coisas novas, fotos lindas, textos maravilhosos, nas três meninas de Bruxelas (no cinzento de bruxelas, lote5-1ºdto, sinapse)... já não perco Araganices, blog da tia cremilde, mudanças, a marta e eu. E sempre, sempre, c-mim, Ideália, melga meiguinha, tong zhi, cha-no-yu, fases da lua, day by day e todos por onde passo todos os dias e deixo pelo menos um beijinho.

Vocês são a caixinha dentro da caixinha. Abrem-me a vossa porta, deixam-me espreitar um bocadinho do vosso coração e são eternamente bem vindos aqui.

A ponte 25 de Abril (sim, aquela que nasceu com outro nome), também faz aniversário hoje, 40 aninhos. Ah, mas vocês, que são a minha passagem para outras margens, não trocam de nome, combinado? Só para eu não fazer confusões...

Kanimambo. Hambanine. (que é como quem diz, obrigado e até...)

sábado, agosto 05, 2006

O amor é lindo!

Acredito no Amor. Sob todas as formas, tenho o maior respeito por quem ama assim perdidamente, ama com garra e desejo, ama com vontade. Quem ama não porque mas apesar de.
Tenho amigos homossexuais que amam e são amados, tenho amigos hetero que nem por isso ou também e somos todos unânimes: amar, manter uma relação de amor, dá uma trabalheira!
Mimar o outro, dar sem se esvaziar, respeitar espaços, ajustar desejos... uma trabalheira!
Trabalhar na construção civil exige mais do físico, mas amar, amar a valer, é o que vos digo: uma trabalheira! Recompensada, se e quando o outro também se dá ao trabalho, claro, mas não é coisa que se possa encarar como um part time!
E dentro dos amores que são lindos, uma pérola recolhida por aí: George Michael ofereceu UM MILHÃO E MEIO de euros ao noivo, Kenny Goss como pedido de desculpas por ter sido apanhado num parque de Londres a ter relações sexuais com um camionista desempregado.
O noivo, depois deste agradinho, perdoou, marcaram a data e o casório segue dentro de momentos!
Foi género: Volta, Michael, 'tás perdoado!
É o que eu digo. E sinto. O Amor é lindo!
...e dá uma trabalheira...

sexta-feira, agosto 04, 2006

Tanka pela Paz


O desafio veio de http://fasesdalua2020.blogspot.com e quem me dera estar à altura!

O Tanka é uma forma de poesia tradicional Japonesa. Corre pelos blogs um apelo à paz, Em forma de Tanka, que fases da lua recebeu da Venezuela e eu gostaria que chegasse ao Brasil, se Ideália e Kafe Roceiro aceitassem o desafio. Por cá, passo a palavra a C-mim, Melga e meiguinha, Sinapse, Pitucha e quem mais desejar participar. O desafio está passado, mas sintam-se livres para não o aceitar. Em Paz. Pela Paz.

Este é o meu apelo, sob a forma de poema de Cecília Meireles, que já partiu, cheia de sabedoria e premonições...

Tu tens um medo:
Acabar.

Não vês que acabas todo o dia
Que morres no amor
Na tristeza
Na dúvida
No desejo

Que te renovas todo o dia
No amor
Na tristeza
Na dúvida
No desejo

Que és sempre outro
Que és sempre o mesmo

Que morrerás por idades imensas
Até não teres medo de morrer

E então serás eterno

O meu apelo é para que mais ninguém tenha que morrer cedo demais. Para que o eterno seja o Homem, não o Conflito. Para que a Paz chegue. E que seja ainda nesta nossa existência.

quinta-feira, agosto 03, 2006

Resposta

A http://ckinuk.blogspot.com desafiou e eu estou a responder.

Vejamos:

*Empregos que já tive:

-Professora de crianças com deficiências múltiplas (alfabetizava miúdos com vários tipos de problemas: aprendi o som do silêncio, a ver no escuro, a escutar o coração, a falar linguagem gestual, a dizer algumas palavras em japonês, a andar de gatas e a ser feliz, apesar de tudo)
-Psicóloga do departamento de reinserção num presídio de segurança máxima (psicoterapia e aconselhamento a reclusos com penas supeiores a 300 anos; aprendi que o lado escuro da alma é mesmo muito escuro e mesmo na escuridão há luz. Acabou com uma rebelião e um sequestro, mas isso agora não interessa nada)
-Psicóloga num centro de atendimento a toxicodependentes (aprendi que buscar o prazer e a liberdade pode causar muita dor e a pior das prisões)
-Psicóloga num centro de saúde (aprendi que afinal o paraíso existe, mas até lá Deus botou uma cobra...)

*Filmes que não me canso de ver:

-Quando gosto muito de um filme, não volto a ver... Mas amo todos os do Almodovar e gosto especialmente da linguagem dark de Night Shyamalan

*Lugares onde vivi:

-Moçambique (Beira e Lourenço Marques)
-Angola (Luanda)
-Brasil (São Paulo)
-Lisboa...

*Livros que recomendo:

-Volta e meia, recomendo uns por aqui. Todos da Sarah Waters e Agatha Christie. Romances, novelas, dramas psiclógicos, de preferência ambientados no Oriente ou em África

*Programas de TV que não perco:

-Perco quase todos, mas adoro os CSI e as Donas de casa desesperadas, que comecei a ver há pouco tempo por recomendação da Melga meiguinha

*Alguns lugares em que já estive

-Marrocos, uma paixão, meia dúzia de vezes e a querer mais
-América Latina, com Brasil a chefiar a preferência, onde mora parte do coração, grandes amigos e paisagem perfeita para um casamento de sonho
-Hong Kong, com Macau e a China logo ali. Ainda tenho que vos contar uma viagem num caminhão de galinhas pela China profunda...
-Paris e Barcelona, muitas vezes e mais
-E mais um punhado de outros lugares de onde trouxe algo, onde deixei algo...

*Músicas favoritas:
-Adoro música, quase tudo menos Metal (peço desculpa ao Carlos do Caixa de Pandora!). Adoro a banda sonora que ajudei a compôr para alguém que amo...

*Comidas favoridas:

-Comida Vietnamita, especialmente "camarões dos amantes"
-Peixe
-Frutas tropicais, especialmente abacate e manga
-Sorvete e chocolate

*Lugares onde gostaria de estar neste momento:

-Na praia dos flamingos, no Bilene. De certeza absoluta! Ou naquele barquinho em Paraty, se já fossemos cinco...

quarta-feira, agosto 02, 2006

Rompimento

Mel Gibson tem olhos azuis, um traseiro lindo de morrer, o sorriso de garoto desamparado, é giro e católico apostólico praticante convicto.

Tem seis filhos, dirigiu e produziu um fabuloso, violento e contestado filme sobre Jesus Cristo. É casado com a namorada de infância e não tem o hábito de se envolver em escandaleiras à estrelinha de cinema.

E tem aquele traseiro...

Neste fim de semana foi detido por conduzir embriagado.

Hoje veio a público pedir desculpas à comunidade judaica por, no momento da prisão, ter proferido "obscenidades e comentários anti-semitas"(sic). Pede auxilio aos membros da comunidade judaica para "iniciar o caminho a cura", pois "não deve haver tolerância para com qualquer um que se manifeste de forma anti-semita". (?)


Mel, tu tens um traseiro fantástico e eu amava-te.

Perdoei seres casado com a namorada de infância e contra o divórcio. Perdoava um bebedeira, que juravas ser coisa do passado. Aturava os seis filhos. Até me ajoelhava e rezava de vez em quando para te agradar.

Agora, esquece-me...!


Até o blogger está de mal, não aceita a tua fotografia!

terça-feira, agosto 01, 2006

Falsas Aparências


Se me fosse concedido um dom, gostaria que fosse o da escrita. Gostaria de saber escrever como Sarah Waters.

Gostaria de conceber histórias delicadas, com tramas intrincadas, que fazem sonhar, suspirar e desejar que os livros, geralmente com mais de 400 páginas, cheguem e não cheguem rapidamente ao fim; ardemos de impaciência para saber como acaba, desejamos que nunca mais acabe, tão encantados ficamos com as suas construções.

Seus livros são sempre sobre o amor, amor em estado puro, profundo, sem serem piegas, absolutamente. Seus amores são sempre surpreendentes e transgressores, os desejos intensos apenas insinuados.

São livros para se oferecer a quem se ama, à melhor amiga, a quem precisar de voltar a acreditar...

Comecei com Afinidade, uma história de amor diferente, intensa, contida, magnífica, o primeiro livro dela traduzido para português e vencedor do British Book Awards Author of the Year.

Seguiu-se Tipping the Velvet e The Night Watch, ainda sem tradução e agora este Falsas Aparências, Fingersmith no original, a história de Sue Trinder, entregue ainda bebé a uma mulher que a alugava para esmolar à saída dos teatros londrinos e de Maud Lilly, menina rica e ingénua que mora sozinha no campo, numa Inglaterra victoriana e preconceituosa.

Sarah Waters nasceu no País de Gales em 1966. Ainda é suficientemente jovem para escrever muito, para nos encantar por mais e mais anos.

Que as musas da inspiração nunca parem de lhe soprar ao ouvido.