
É hoje, talvez devesse ter investigado porque confesso que não sei o porquê da escolha desta data específica, mas é hoje o dia que escolheram para dedicar às mulheres de todo o mundo: Dia Internacional da Mulher.
Por todo lado aparecerão notícias, posts, comentários, simulacros de homenagens...
e as inevitáveis críticas e oposições!
Não pesquisei a origem da escolha da data, mas pesquisei algumas coisinhas que considerei interessantes e gostaria de partilhar.
Vejamos:
Austrália
De cada cinco casamentos, um termina nos primeiros cinco anos. Uma em cada três australianas não gozou período de férias no último ano. O consumo de anti-depressivos entre as mulheres aumentou 58% desde 1998. As australianas não têm direito a licença de parto.
Brasil As mulheres brasileiras ganham cerca de 30% menos que os homens, mesmo quando ocupam cargo igual. Muitas fazem cirurgia plástica e a maioria, nas grandes cidades, faz ginástica, yoga ou psicoterapia. Cerca de 60% exige o uso de preservativo nas relações sexuais ocasionais ou na primeira relação sexual.
Rússia
Três em cada cinco gravidezes acabam em aborto. As russas casam cedo, por volta dos 23 anos, mas 65% dos casamentos acabam em divórcio.
África do Sul Menos de 50% das casas construídas na África do Sul têm electricidade. Tem um dos maiores índices de HIV/SIDA do planeta. As mulheres ganham menos de 50% que os homens, mesmo quando ocupam cargos iguais. Adoram usar cremes e loções feitos a partir de Aloe Ferox, planta medicinal que só cresce no seu país.
França Uma em cada três francesas tem o hábito de fumar. Por lei, têm direito a cinco semanas de férias por ano. Só 10% das francesas são obesas. Estima-se que cada francesa consome em média 65 litros de vinho e 150 litros de água mineal por ano. As mulheres são o centro da vida familiar.
Japão
Foi o último país industrializado a aprovar, em 1999,a pílula anticoncepcional. Tem a maior porcentagem do mundo de mulheres de trinta anos solteiras. Trabalham muito e ganham o equivalente aos homens.
GréciaO índice de desemprego entre as mulheres é o dobro do dos homens. 40% dos partos são de mulheres com mais de trinta anos. Estima-se que uma em cada três mulheres casadas ou seriamente envolvidas têm romances extra.
EUAAs mulheres de trinta anos ganham cerca de um terço a menos que os homens de trinta anos. Casam geralmente até aos 25 anos e trabalham pelo menos um período do dia fora de casa.
Ahhh!, as estatísticas. Tudo tão encaixotadinho, tão pequenino, tão porcentual.
Mas fica aqui um retrato, em traços muito gerais, de nós lá fora. De outras nós, em outras paragens. Já se fez muito, ainda falta tanto! De nós aqui dentro, sabemos como é...
De qualquer forma, é minha convicção que
MULHER ADMIRÁVEL, são todas as anónimas do planeta que fazem a diferença na sua família ou comunidade, sejam elas presidentes de um país, ou carreguem latas d'água na cabeça morro acima para alimentar a família.
Hoje, como todos os dias, a todas nós, um dia feliz!