sexta-feira, setembro 29, 2006

(re)Nascer


Falei-vos dela no post de 18 de Setembro, é a autora do tal texto maravilhoso sobre as"bad, bad girls".

Agora, reinventando-se, está em http://umpassoatrasumpassoafim.blog.com , para quem a quiser ler e deliciar-se.

Para todas as bad, bad ou mais ou menos; para conhecer poesia em forma de luz, pensamentos que ardem todos os dias, muitas almas que brotam de uma mulher especial.

Para continuar a caminhada, um passo atrás, um passo afim. Para conhecer e acarinhar.

Bem vinda, amiga!

quinta-feira, setembro 28, 2006

Emoções engarrafadas


Ele, é definitivamente um ele, está por dentro, preso numa bolhinha de água.

O instrumento para lá chegar é longo, perfurante, doloroso.

Ela, que afinal sou eu, está prisioneira da ansiedade, numa bolha de desejos: de que os próximos quinze dias passem depressa, de que o resultado seja tranquilizador, de que tudo corra bem até lá.

Suspensa dos desígnios dos deuses e da ciência dos homens.

Com as emoções engarrafadas, respirando depressa e baixinho. Necessidade de repouso absoluto depois da tal técnica invasiva.

Os dois enquanto um só. Fazer-se pessoa, para ser amado, para amar. Crescer e romper a bolhinha.

E ser um só, só um. Outra vez.


PS: Estarei uns dias de molho, pós-amniocentese. Repouso absoluto e pouco computador. Beijinhos

terça-feira, setembro 26, 2006

Tempos

Apetecia um lugar assim, os raios de sol a romper entre a folhagem, o cheiro bom dos pinheiros, o frio céu azul e a esplendorosa lareira. Um campo de violetas, o rio de água fresquinha.

Apetecia o enrosco no sofá antigo e um tempo para sossegar. O luxo que é um tempo para sossegar!

Um chão de veludo para passear os pés descalços, enquanto lá fora a coruja espera a noite chegar.

Uma sopa de feijão a fumegar no fogão e o aconchego do cobertor macio. Uma colecção de pedras, guardadas num cesto de vime, à espera de serem polidas à mão. Quando a febre passar.

Apetecia. Mas os grilos cantaram a noite inteira e não conseguiste dormir...

Para http://springspringspring.blogspot.com , ela sabe porquê.

domingo, setembro 24, 2006

Amigo Coragem

Meu amigo especialmente corajoso faz aniversário.

Há mais de 20 anos disseram-te, amigo, que os deuses da fortuna tinham deixado de te sorrir: eras seropositivo.

Nessa época era uma sentença de morte, que já te tinha deixado viúvo.

Mas tu queres lá saber de sentenças de morte ditadas por deuses ressabiados!

E a tua vida mudou depois de quase teres partido e essa mudança mudou para melhor a vida de muita gente que, sem ti, sem a tua dedicação, apoio e luta, viveria mal e morreria ainda pior.

Já nos despedimos de alguns, entretanto. Mas vem aí um bebé-menina de alguém que nos mostra que o caminho é este... Entre outras coisas, dá um abraço meu bem apertadinho à futura mamã e conta-lhe de mim.

Este é o teu primeiro aniversário orfão e sei que vai ser muito difícil. Mas também sei que ela gostaria que te divertisses.

Por isso, amigo, com a coragem de sempre, go party! Desejo-te um dia imensamente feliz. Estou aqui, à distância de qualquer chamada do teu coração. Sempre, mesmo que sempre seja mais tempo do que temos...

sexta-feira, setembro 22, 2006

A vingança do espírito da Lili de Leça da Palmeira

A verdade é que há dias espinhosos, que chateiam e picam como um cacto bravio.

Acordei feliz, com umas quantas coisas programadas para o dia: inspirada, tinha dois temas para o post de hoje. Podia celebrar a chegada do Outono, que, apesar de ontem ter começado manhoso por causa do baby-furacão Gordon, hoje me brindava com sol e temperatura amena.

Podia responder ao desafio de http://kalynka.blogspot.com e tentar definir o amor, como ela fez tão bem lá na casinha dela.

Lá ia eu, cuidando da minha vidinha e pensando nisto ou naquilo e pimba!, percebo de repente que perdi o telemóvel.

Ainda na semana passada publiquei aqui um post sobre um telemóvel que encontrei num WC e como fui querida, adorável e honesta e me esforcei tanto, tanto para conseguir devolver o dito à respectiva dona.

Era o telemóvel da Lili ( lá vai o Espumante dizer que estou com ela no goto!). Se bem se lembram, a lista de contactos dela tinha vários nomes masculinos seguidos de vírgula, cliente.

Suponho que a maneira como escrevi o post vos deu a exacta noção de que a moça seria vendedora da Avon ou da Tupperware (taparueres, para os intímos).

Ou se calhar não dei essa idéia e é por isso que o espírito que habita cada telemóvel se está a vingar.

Perguntem lá se alguém devolveu o MEU telemóvel, ahn, ahn??? E o dela era XPTO, o meu reles e baratinho, praticamente só com botão ON e OFF, que eu sou moça para me baralhar com muitos botanitos!

Desejo sinceramente que a criatura maligna que é neste momento possuidora do meu instrumento de fofocas, miminhos e namoro, gaste o equivalente ao preço do mesmo na farmácia, comprando pomadinha para o hemorróidal.

E 'tá com sorte que ele era dos baratinhos!!!

Excelente fim de semana para todos, beijinhos.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Loucura x Maldade

Episódios recentes obrigam-me a reflectir seriamente sobre a loucura e a maldade humanas.

Sobre a loucura ou a maldade.

Como sabes , quando determinada criatura faz algo absolutamente fora de propósito, distante dos padrões habituais de comportamento, se é movida pela loucura ou pela maldade?

Ou, mais grave, se é movida pela loucura e pela maldade?

É só olhar para o mundo à nossa volta, para episódios recentes da política, economia, desporto, saúde, educação... Cá dentro ou lá fora, no apartamento ao lado, por toda a parte.

Não consigo, apesar da profissão que deveria ajudar, distinguir loucura de maldade algumas vezes. Se certezas tenho nestes dias tumultuados, é de que, loucas ou más, as pessoas raramente viram a insanidade contra si próprias: há que destilá-la para cima dos outros, que isto de bater com a própria cabeça na parede dói que se farta!

Obs: Para saber mais sobre a maldade, "Gente da Mentira", de Scott Peck

quarta-feira, setembro 20, 2006

Criatividade

Adoro!!!

Acho absolutamente genial a nova propaganda do Peugeot 207: a música, o carro a balançar, o transeunte de ar desvairado, as joaninhas alucinadas a escorregar pelo vidro "suado", antenas desalinhadas pelo esforço da função...

Não sei qual foi o criativo, mas acho que, nesse dia, estava absolutamente inspirado!

Olha aqui o anúncio a vivo e a cores... clica... clica... clica...

terça-feira, setembro 19, 2006

Espelhos proibidos

O Governo de Madrid proibiu a partir de hoje que se contratem modelos "demasiado magras" para desfiles de moda ou fotos de publicidade ou que as mesmas sejam maquilhadas de forma a parecerem mais magras ou com olheiras e aspecto "doentio".

As novas regras definem, inclusivamente, o que é "demasiado magro", com base num cálculo de massa muscular e índice de não sei do quê vezes não sei o que mais, tabelas de altura, peso e percentis incluídos.

A medida visa diminuir o alarmante crecimento do número de adolescentes que sofrem de anorexia nervosa, doença que se está a tornar um pesadelo estatístico para as autoridades espanholas.

Primeiro, acho um absurdo: um atentado contra as liberdades individuais, o governo a imiscuir-se numa decisão que tem a ver com o processo empregador/empregado (então , os estilistas , os publicitários, os anunciantes, não têm liberdade para contratarem os modelos que acham que melhor representam a sua imagem de marca?), uma violação da constituição por se discriminar alguém com base na aparência física, uma forma pateta delidar com uma doença séria que magoa e afecta seriamente milhares de famílias no mundo desenvolvido (não creio que se conheça sequer o conceito de anorexia no Sudão ou na Etiópia). Parece-me mau, muito mau.

Depois reflicto: sempre se discriminou pessoas com base na aparência física e esses mesmos empregadores que se podem sentir atingidos agora já não contratavam gordinhas, estrábicas, peitudas... sem que houvesse qualquer lei que a isso obrigasse.

Um desfile de moda é uma distorção da realidade, uma fantasia que nos retira do dia-a-dia e nos leva a um mundo onde não se anda, flutua-se e os sonhos vendem-se a preços exorbitantes.

Para ver gente como nós, não vamos procurar numa passerelle nem compramos revistas de moda; para isso basta uma voltinha pela baixa, uma praia da Costa ao domingo, o Centro Comercial mais à mão.

Proibições governamentais, a este nível, costumam ser uma forma de tapar o sol com a peneira.

Se não houvesse tanto jovem a crescer vazio porque os pais simplesmente não estão lá (trabalho a mais, valores invertidos a mais, capacidades parentais de menos e nem me vou estender nestas considerações), porque a Escola já não é um valor seguro, porque a sociedade não oferece saídas aceitáveis ou conforto mínimo, porque a quantidade que comem é a única coisa que controlam no seu mundo vazio ou cheio demais de emoções tumultuadas, se, se, se, governo nenhum teria que proibir nada a este nível.

Continuo a achar que sou contra esta medida.

Idéias para uma mais acertada, ou são a favor?

segunda-feira, setembro 18, 2006

Bad, mad, sad

Recebi de uma autora que muito admiro, Professora de Filosofia, um texto inédito, intitulado "Bad, bad girls". Desejo que venha a ser livro!

Faz considerações fantásticas em torno da alma feminina. Fala de amor, preconceito, destino, realização.

Descreve a delicadeza das relações no feminino, entre si e com o masculino.

Das lutas e das mulheres que as lutam.

Das mulheres que ardem e criam asas. Das que realizam e das que temem. Das que se remexem inquietas, das que o seu próprio fogo consome...

E eu inquietei-me, reconfirmando o que já suspeitava: as bad, bad girls são infinitamente mais interessantes que as outras. Porque não são realmente "bad", têm muito de anjo, de doçura e pimenta, para além dos seus momentos bruxa, com caldeirões ferventes de imaginação, intuição e patas de galinha. São as que fazem, as que acontecem, as que mudam e que, ao mudar, mudam o mundo com elas.

Percebi que em todas nós impera esta estranha combinação "bad, mad, sad" e é no delicado equilíbrio entre os três que fermenta a essência do feminino. Com mais umas pinceladas disto, daquilo e as hormonas mais as influências da lua...

E em ti, o que arde mais? És bad, mad or sad?

domingo, setembro 17, 2006

Parabéns a você!


A menina talentosa do http://www.lx2005.blogspot.com fica hoje mais crescida.

Ela merece festa, com bolo, guaraná e brigadeiro, pelo seu lindo lado criança, que nunca se esquece de sonhar e acreditar.

Ela merece salto alto e champagne, porque é crescida e inteligente e sabe um monte de coisas difíceis que mais ninguém sabe.

Ela merece miminhos e dia feliz, porque é especial e muito amiga.

Parabéns. Que esta nova idade te encontre serena e realizada.

"(...) ser luz para poder dormir/ vibrando e ardendo como aquela estrela" António Patrício, "Ser luz"

quinta-feira, setembro 14, 2006

1º dia de Aulas



Tia C-mim, atenta e amiga, fez poesia para Inês, que começou hoje a aventura de ler e escrever,
para desejar um começo feliz e é assim:

"Princesa Inês, ladina e petiz,
vai aprender a escrever com giz.

Pequena e atrevida, tem sempre muita certeza do que pensa e diz
E se alguém duvida, Inês torce o nariz

E trocista sorri, dizendo que mesmo com a certeza escrita ao avesso,
o que ela quer é uma infância feliz".

Hoje, de uniforme e totós, grande mochila cor-de-rosa e livros a cheirar a novos, lá foi ela para o primeiro dia de aulas, para ver se as letras deixam de sair ao contrário e os números passam a fazer algum sentido...

Fica um beijinho para a tia poetisa, para a professora cheia de paciência e para todos os meninos que estão a começar a aventura do saber por estes dias.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Depois da bonança


O alvorecer toca o oceano e os tons tangerina e rosa espalham-se pelo horizonte azulado como se o Sol fosse um ovo partido.

A meio da manhã, já o sol tinha abalado e o cinza se instalara definitivo entre rajadas de vento. A terra sequiosa aguardava e então o céu desabou. Abanavam as árvores e grossas gotas de chuva ensopavam a terra, espalhando aquele aroma que nos transporta aos trópicos.

Era dia para um primeiro agasalho leve, para tirar o guarda-chuva do armário, para guardar as sandálias. Para chocolate quente, scones e um bom livro.

Porque raios, em vez de aproveitar o embalo da chuva, não parava de pensar no estranho motivo que teria levado o PSD e o PS a não introduzirem um único parágrafo sobre o combate à corrupção no tão aplaudido pacto de reforma judicial? Nem parecia coisa sua...


Recado para Spring Talks: adoro ler-te e lá continuo a ir todos os dias, mas não consigo deixar-te o meu abraço. O teu beta-não-sei-das-quantas não aceita comentários de não-membros! Fica aqui o beijinho.

terça-feira, setembro 12, 2006

Homenagem a um dia perfeito


Se fechares os olhos e desejares silenciosamente um dia perfeito, talvez vejas dentro de ti uma praia pequenina, maré baixa, rochas, musgo, mexilhões, pequenas poças de água quente, areal limpinho.

Não haverá mais ninguém na praia, talvez só as tuas crias que se encantam com as poças, os mexilhões e a areia limpa para construir castelos. Não há vento, só uma brisa suave, suficiente para empinar um papagaio cor-de-rosa.

Tens um bom livro, mas o melhor são as duas amigas de humor devastador que chegam para partilhar o teu pedacinho de paraíso. Então vais rir e partilhar histórias antigas que já não doem nem trazem saudades.

Olha, um dia assim só não é absolutamente perfeito porque falta alguém. Sabes, até nos sonhos falta sempre alguém, porque até no paraíso havia uma cobra...

segunda-feira, setembro 11, 2006

September, 11


Quem? Porquê? Para quê?

Fui só eu que não entendi?

domingo, setembro 10, 2006

Setembro


Este foi sempre o meu mês favorito: significava a minha festa de aniversário, a compra de material e uniformes novos para a Escola, encadernar os livros que cheiravam a novinhos e guardavam todos os mistérios que eu iria desvendar ao longo do ano, começar um novo ano lectivo,os novos colegas, os amigos antigos, os professores... passar de caloura a finalista... era sempre em Setembro.

É quando a estação começa a mudar, ainda não chove, ainda faz calor, as noites chegam mais cedo e trazem já algum fresquinho; é meio caminho para a minha festa anual favorita, o Natal. Quando acabam as férias e voltamos às rotinas normais, com saudades, relutâncias, lembranças de paraísos com coqueiros ou museus cheios de tesouros.

Agora, esta é a semana de preparar o material para as minhas filhas voltarem para a Escola; experimentar o uniforme, escrever os nomes nas etiquetas, escolher as mochilas (Groovy Chic para a grande, Hello Kitty para a pequena), os estojos, os dossiers.

Menos tempo para o blog, para os posts e para as visitas. Mais tempo para respirar o perfume das memórias antigas, para me rever na excitação das meninas que se despedem das férias e são a parte de mim que mais gosto.

"Quando entrar Setembro, e a boa nova andar nos ares..."

Para C-mim, CK, Beganga, Mário e todos os aniversariantes de Setembro, legião de Virgens que não desistem de Plutão.

sábado, setembro 09, 2006

Eu fui!


Infinito singular, universo particular...

Marisa Monte. Adoro-a desde que ela cantava "Beija eu" e eu ninava a minha filha mais velha, embalando-a ao som da voz que embala a alma. A voz de Marisa.

A Beganga e a Vergalha (vale a pena lê-las, em Açoriano original, no http://femasrequinhas.blogspot.com ) vão vê-las amanhã. A Beganga nunca viu um concerto da Marisa e ainda bem que vai começar por este.

Está particularmente maravilhoso, desde o princípio inusitado à continuação intimista. As canções, os 9 músicos, o cenário, os sons. A postura em palco, a mímica. A voz. Aquela voz.

Eu só trocava o vestidinho da Marisa! Pencudo, deslambido, sem graça, não combina. De resto, uma perfeição.

Especialmente os passarinhos engaiolados de forma ecologicamente correcta.

Divirtam-se, meninas!

quinta-feira, setembro 07, 2006

O telemóvel da Lili

Adorava saber escrever como o Luís Fernando Veríssimo! É que hoje tenho uma história para contar que escrita por ele seria deliciosa...

Tentarei esmerar-me.

Aconteceu assim: é impossível perder a estreia do Almodovar. Os cinemas mais práticos são os dos Centros Comerciais e as grávidas precisam de ir à casa de banho mais do que as não grávidas.

Isto posto, lá vou eu a caminho da "casinha". E encontro dentro da box que escolhi um daqueles telemóveis XPTO, dos que tiram fotos, fritam batatas e fatiam fiambre, em fatias grossas ou finas.

Imagino a dona do dito aflita quando desse pela perda e saio da "casinha" com o telemóvel na mão.

O meu marido, entendidíssimo em tecnologias de ponta ( vá, não sejam brejeiros!), pega no aparelho e vá de procurar o último número para onde a dona teria ligado, para tentar avisar alguém de que o telemóvel tinha sido encontrado e o queríamos devolver. Entretanto tivemos que ir à listagem e havia um monte de nomes masculinos. Só o primeiro nome, seguido de vírgula e da palavra "cliente". Acabamos por ligar para um que dizia "mãe".

Atende uma senhora e vou tentar reproduzir o diálogo, digno de uma rábula de costumes!

-Estoue? Lili, filha?

-Não minha senhora. Encontrei este telemóvel e queria devolvê-lo à sua filha, tem algum outro número para onde eu possa contactá-la? Ou prefere anotar o meu número e avisá-la para ela entrar em contacto comigo?

-Ai balha-me Deus! A Lili inda agora me ligoue! O que foi que lhe acontexeu? Não me minta!

-Nada, minha senhora. Ela só perdeu o telemóvel e eu queria devolvê-lo.

-Mas perdeu adonde?

-Na casa de banho das senhoras do Centro Comercial X.

-E o que fazia o xenhor na caja de banho das mulheres? É algum tarado ou quê?

-Foi a minha mulher que encontrou o telemóvel. A senhora dá o recado à sua filha? Ela deve estar aflita!

-Mas não posso dar o recado, o xenhor é que tem o telemóbel dela. Ela mora em Lisboa e eu estoue na Lexa da Palmeira!

-E a senhora não sabe o número dela de casa ou do trabalho?

-O pai dela é que xabe, espere lá que eu boue chamar que ele 'tá lá fora no anexo!

-Xim? Para que é que o xenhor quer o número de caja da minha Lili?

Nova explicação, depois de dois longos suspiros...

-Ah, boue procurar. Ligue mais daqui a bocadinho, xim?

Entretanto o telemóvel toca. É a Lili. Combinamos um local para lhe ir entregar o telemóvel que parece um OVNI.

A Lili é loura (de farmácia). Usa sandálias plataforma brancas, altíssimas, lentes de contacto verdes e unhas de gel, enormes.

Equilibra-se numa bruta mini-saia e tem um decote escandaloso. Pestaneja os olhos verde falsos cheios de lágrimas e de charme para o meu marido, olhando directamente para os olhos verdes (verdadeiros) dele e sussurra um "muito, muito obrigado".

Ah se os paizinhos da Lili sonhassem o que ela anda a fazer em Lisboa...

PS: Eu queria entregar o telemóvel nos "perdidos e achados", mas os homens têm que complicar tudo. Ser honesto dá uma trabalheira!

quarta-feira, setembro 06, 2006

Útero -rei

Hoje nasceu o princípe herdeiro do Japão. Parece que se encerra assim a possibilidade de se discutir e abrir a votação da herança do trono ao feminino,apesar de este bebé ser apenas o terceiro na actual linha de sucessão

Tenho o maior respeito por todas as culturas que diferem da nossa, que aliás, considero das mais frágeis e contamináveis.

Acho o povo japonês especialmente admirável. Mas, por conta desta linha de sucessão no masculino, numa família onde não nascia um menino há mais de 40 anos, uma das princesas imperiais não aparece em público desde que deu à luz a sua segunda menina (diz-se que acometida por gravíssima depressão reactiva à exigência do herdeiro masculino); a princesa que hoje pariu o desejado menino teve imensos problemas no decorrer da gestação, de tal forma que há mais de três semanas que os jornais japoneses anunciavam que a cesariana seria marcada para hoje, por haver riscos para a saúde da mãe e do bebé.

Imagino a imensa responsabilidade que pesa agora sobre os ombros do pequenino recém-nascido, que ainda nem deve ter aberto bem os olhinhos amendoados...

A esmagadora responsabilidade que esteve até agora sobre os úteros das princesas imperiais... só porque se esqueceram de avisar os japoneses de que são os papás que entram com o "Y"...

Do outro lado do mundo, um dos meninos bonitos da América divorciou-se dois meses antes de fazer 10 anos de casamento: havia uma cláusula no contracto pré-nupcial que obrigava a pagar uma quantia elevada por cada ano que permanecesse casado, após os primeiros 10, em caso de divórcio.

Depois, andou por aí e engravidou uma mocinha. Quando a mocinha estava para dar à luz, avisou-a, num programa de TV, ao vivo e a cores, que estava proibida de emitir qualquer tipo de som durante o parto, para "não perturbar esse momento divino" (sic). Especula-se se terá comido a placenta, como tencionava.

O estúdio cinematográfico para o qual trabalhava põe agora em causa a sua saúde mental (ai sim?) e demitiu-o. Tom Cruise está sem emprego!

Este mundo ainda é demasiado masculino. E o culto do masculino, longe de o dignificar, só acentua a fragilidade da espécie humana, a caminho do terceiro milénio e ainda tão atrasada na mente de alguns como no tempo em que se dava cacetadas na cabeça das fêmeas para as arrastar para o fundo de uma caverna qualquer. Nesse tempo, as mulheres eram amarradas até "amansarem". Então, eram desamarradas e, para se lembrarem do que lhes tinha acontecido e a quem deviam obediência, ficavam com apenas um dedo amarrado para sempre.

Lembra-vos alguma coisa?


PS: o blogger insiste em não me deixar colocar imagens...

terça-feira, setembro 05, 2006

Etiquetas

Etiquetaram-me!

Corre por aí uma onda de "etiquetas", convocatórias para apontarmos 6 particularidades nossas(7, segundo o Mocho, mas ele é um exagerado!). Nos últimos dias, dando as minhas voltinhas pelos blogs amigos, catrapimba, lá estava a convocatória: 125 azul, toca a contar as manias à malta.

Diverti-me a ler as "etiquetas" dos meus amigos virtuais e a descobrir um pouquinho mais sobre eles e, dos comentários que li, a maioria dos bloggers acha divertido saber particularidades das suas "visitas".

Assim, cá vão as minhas manias:

1- Só como camarão ou ameijoas (que adoro!) de faca e garfo. Toda a gente me chateia por isso, até verem a velocidade espantosa a que o faço: sou mais rápida assim do que a malta que come à mão. Ah, sardinhas idem!

2- Tenho compulsão para chegar a horas a compromissos, fico enervadíssima se me atraso nem que seja por poucos minutos. É uma chatice, normalmente farto-me de esperar pelos outros!

3- Sou completamente desafinada, mas adoro cantar. Sei de cor centenas de músicas e canto-as no trânsito, no chuveiro, enquanto cozinho... uma tortura para a família. Suponho que estou a causar severos transtornos psíquicos nas minhas filhas e tento moderar-me, mas dificilmente consigo.

4- Nunca percebi o motivo, mas cada vez que tento contar um episódio dramático que se tenha passado comigo a alguém, invariavelmente, a pessoa desmancha-se a rir antes de eu acabar. Os meus amigos dizem que ninguém interpreta um drama com tanta "cara" de comédia como eu. Não há respeito, é o que é!

5- Necessito sinalizar as minhas emoções. Quando estou a sentir-me particularmente bem, tenho que anunciar "este é um momento de felicidade em estado puro!"

6- Tenho uma relação distante com o dinheiro: assim que ele entra na minha conta, abandona-me. É seguro que num futuro próximo, caso não ganhe o Euromilhões, sou candidata a sem-abrigo...

7- Mocho, esta foste tu que inventaste! Sou lá mulher de ter mais que 6 manias!!!

Antes de me despedir por hoje, queria só recomendar a série de programas sobre os atentados do 11 de Setembro que o canal 2 começou a passar ontem às 23h30 e que serão apresentados até sábado. Ontem foi um documentário realizado por uma TV do Canadá, sobre o engajamento forçado pela família e consequente dissidência de um jovem membro da Al Qaeda.

Hoje o documentário gira em torno dos sentimentos das pessoas prisioneiras das Twin Towers em chamas, nos momentos derradeiros em que tomavam a decisão de saltar pela janela ou deixar-se morrer consumidas pelas chamas. Não garanto a qualidade dos documentários todos, mas percebi que o tema é abordado de várias formas diferentes, com enfoques inusitados, por cineastas de origens étnicas diferentes. Pode valer a pena.

E um minuto de silêncio para The Great Pretender, que faria hoje 60 anos.

Onde estiveres, dá-lhes música, Freddie!

segunda-feira, setembro 04, 2006

Dondoca

Pois há dias assim!

Recebi de presente de aniversário um cartão com créditos para um dia de dondoca (massagem, manicure e pedicure, depilação e mariquices afins) e achei que hoje era um bom dia para utilizá-lo.

Foi óptimo. Lá estava eu, com o meu Rei na barriga, próxima do paraíso, cercada de semi-deusas que falam baixinho e têm mãos mágicas...

O ganho adicional foi ler aquelas revistas fantásticas e intelectualmente estimulantes que abundam nesses locais.

E descobri umas coisinhas que gostaria departilhar com os meus amigos de todos os dias, correndo o risco de já saberem destas fofocas todas e isto vos saber a pão amanhecido com café requentado.

Então não é que o Deco comprou um relógio que custou quase todo o prémio que recebeu do mundial (?) e o Simão Sabrosa (que parece que se reconciliou com a sua senhora, escapa-se-me o nome da criatura) foi atrás e pimba, arrebanhou um mais modesto, apenas 10 mil euros...

E a Raica Oliveira (não se atrevam a não saber que ela é a namorada do Ronaldo-fenómeno!) terminou o romance com o dito por e-mail. Não adoram as novas tecnologias? Ai se ela tivesse um blog... Era um grande amor e claro que ela, top model de fama internacional (como aliás todas as ex do jogador) teria namorado com ele mesmo que ele fosse cobrador da Carris...

Então e a nossa (salvo seja) Elsa Raposo que ia casar em Maio com o Gonçalo qualquer coisa e uns dias antes enrolou-se com o professor (de ambos) de surf? Pobre piquena. O que já não fez por este novo amor: destatuou o nome do Gonçalo (seu último ex-amor eterno) que lhe ocupava todo o antebraço e está agora cheio de pontos e dolorido, foi a Fátima abençoar a nova união e descobriu que afinal o professor é casado e tem filhos (a mania que o povo tem de reparar nestes detalhes mesquinhos!). Entretanto, parece que cortou os pulsos, os fotógrafos que estavam por acaso à sua porta viram-na sair com a t-shirt suja de sangue, mas já está melhor. Ainda bem, que grande aflição...

Pois e a Bibá Pitta que está raladíssima com o preço dos manuais escolares dos 4 filhos? Afirmou-o em entrevista à beira da piscina da sua casa de Cascais...

E eu que tinha ficado tão relaxadinha com a massagem indiana...

domingo, setembro 03, 2006

E depois de Neptuno?


Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão.

Sabem quantas horas gastei a tentar decorar esta sequência que aparecia em todos os testes de ciências?

Tanto tempo e esforço e agora vêm dizer que, afinal, Plutão já não pertence à equipa principal dos planetas! É meio assim como o Gil Vicente, que pensava que ia jogar na primeira divisão este ano. E, tal, como o Gil, também este "rebaixamento" foi decidido administrativamente.

Um punhado de astrónomos (2500, apenas 4% de toda a comunidade de astrónomos inscritos na União Internacional dos Astrónomos), reuniu-se e pimba!, expulsaram o desgraçado.

Imaginem, pensem num cenário assim: crescem imaginando que são filhos do Sr. e da Sra. Tal e pertencem à família X e quando já são muito crescidos chega alguém que vos diz que estão enganados e simplesmente vos expulsa da família, sem que tenham direito a proferir uma palavra!

Então e os astrólogos? Não dizem nada? O mito de Plutão está associado ao deus grego Hades, senhor dos infernos. Simboliza o inconsciente pessoal e colectivo, os desejos secretos, os sonhos intensos, as forças mais obscuras que nos movem.

Os astrólogos continuam a reafirmar a sua força e influência. Digam o que disserem os astrónomos, os astrólogos não estão dispostos a abrir mão de Plutão!

E, se olharmos para o mundo em guerra, com coreanos, paquistaneses e iranianos na corrida pela fusão atómica (como se já não bastassem todos os outros desvairados que a possuem), com as assimetrias e convulsões urbanas presentes na maior parte dos países, para a Natureza em fúria como vingança por séculos de maus tratos e negligência, ficamos a imaginar porque, justamente no momento em que as forças da influência de Plutão mais nos movem, uns senhores reúnem-se e decidem que não há mais nada depois de Neptuno que interesse ao Sistema solar.

Parece assim um pouco como varrer para baixo do tapete da consciência os desmandos de um inconsciente cada vez mais desvairado.

E agora, como justificamos a neura nossa de cada dia, se já nem a desculpa de estarmos prisioneiros da influência poderosa do planeta guerreiro temos?

sexta-feira, setembro 01, 2006

Ser feliz é bom demais!!!


Oiiiiis!!!

Ai que saudadinhas! A sério que não tinha a noção de como estava blogodependente! E vocês são uns queridos, com montes de dicas preciosas para eu pôr esta geringonça a funcionar. Grata Mochinho, Greentea, Blueshell, Espumadamente e todos, todos que vieram e deixaram miminhos.

Que neura! A esta altura já devo ter perdido o aniversário da Cilinha e, se calhar, até o noivado!

Marta já voltou de Barcelona e eu sem saber de nada. Pitanga tem um desafio e eu não vi. Planaltobie voltou do Algarve, o Allien deve estar para entrar para a universidade... quantas lições de pura sabedoria terei perdido de Ideália, dicas de cinema de Kafé, Caracolinha, Citylights, Mini-saia, um certo pé esquerdo dodói, a mamã da Madalena muito dodói também, os sobrinhões sarados da Tia Cremilde...todas já regressadas das férias. E as meninas de Bruxelas, será que já chove por lá outra vez?

Estou a zero de fofocas, vim só a correr contar umas novidades e já vos vou visitar, terei muito que ler.


Estas são as minhas novidades. Como diziam os antigos, estou abobrando. Eu própria já sou meio antiguinha e não sabia o que isso era. Nem sabia que era possível abobrar com a minha idade e a minha história...

Amanhã faço minha quarta capicua...

Os últimos 16 meses foram difíceis,dolorosos. Duas gravidezes ectópicas, quimioterapia, muito hospital, espetadelas e dores, físicas e emocionais.

Vou encurtar: fiz uma histerossalpingrafia (há grandes hipóteses de ter escrito errado o nome do exame, Cristina do Contracapa pode corrigir) e o diagnóstico foi "abobrar nunca mais!"

Ah, ah, ELES não sabem tudo!!! (Ursa mãe de Ideália já tinha avisado).

Acontece muito raramente, mas o exame desentupiu uma das trompas e...

'tou abobrando, amigos queridos! E hoje, véspera do meu aniversário, ganhei de presente a ecografia da translucência da nuca: está tudo óptimo e PARECE que tenho um rei na barriga.

Daqui a umas 3 semanas farei a amniocentese e depois logo conto se é rei ou rainha. Parece que é rei, mas eles já erraram com a coisa de não poder mais abobrar... nunca fiando.

Ai! Este post está cheio de termos médicos e pieguices.

Mas queria tanto partilhar...

Desculpem qualquer coisinha, mas agora vou ali ser feliz. Volto amanhã. Beijinhos.